TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os cinco sentidos na educação infantil

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Referencial Teorico        4

2.2        Projeto Interdiciplinar        4

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância ao estudo dos cinco sentidos na educação, devemos refletir  sobre a sua contribuição para a educação  baseando sua relação com a aprendizagem, podemos ver também que as crianças formam o caráter atraves da observação segundo Maria Montessori o centro de aprendizagem é a própria criança com sua curiosidade natural, os objetivos desse  trabalho é ampliar o conhecimento sobre os sentidos e as diferentes formas de percepção e desenvolver a capacidade de observação.  


DESENVOLVIMENTO

REFERENCIAL TEORICO

A criança reconhece o mundo ao seu redor através da observação, percepção e estímulos dos sentidos. A partir da percepção ela é capaz de interpretar e organizar o significado que o meio lhe estabelece. A percepção baseia-se na aprendizagem, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A estimulação pela provocação do ambiente causa descobertas simples que gera um efeito que possibilita o entendimento das soluções simples. Portanto, a criança já nasce com reflexos e capacidades perceptivas que aos poucos, através da observação e estímulos, ela vai se desenvolvendo. Tudo a sua volta influencia a curiosidade, desse modo, faz-se necessário a criação de um ambiente estimulante para que ela possa exercer todo o seu potencial de exploração e aprendizado.

Através da observação e que obtém a criação do caráter e visão do mundo. Ou seja, observando seus pais em casa, na escola, como professores. A criança vê várias situações e as interpreta de diferentes maneiras, pois cada sujeito tem seu jeito de pensar do que é certo ou errado.

O brincar e o jogar também são cruciais no desenvolvimento da criança, pois é com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, e sobre o que está ao seu redor e o mundo. Desenvolvendo várias linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem regras e agem com elas, se socializam com outras crianças, aprendendo para um mundo socializado.

No processo de socialização é onde entra a educação que é capaz de transforma-la em um ser humano autônomo e crítico. Com a convivência em escolas, famílias, igrejas etc. abre a oportunidade de a criança aprender a gosta de si mesma e do próximo, de viver juntos, respeitando as diferenças, sempre buscando vencer a cultura individualista e competitiva. Por isso é necessário o desenvolvimento na educação infantil, com práticas voltadas a participação da criança sempre em comunidade. Pois o processo de construção depende da interação com o mundo a sua volta. Quando é estimulado a pensar sobre os fenômenos científicos e sociais, ele começa a perceber que as ações estão ligadas ao seu meio ambiente e as pessoas. Desse modo, estimular a criança na busca e na resolução de problemas contribui para sua formação cidadã, facilitando as relações sociais.

A literatura infantil favorece o processo de ensino aprendizagem com um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. A emoção tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois sentimentos são despertados pelo pensamento, que por sua vez são direcionados ao processo de exploração. A emoção desperta o interesse, dessa forma prioriza o que é mais importante e o que é do nosso interesse, deste modo que a cada nova informação que possuir um significado emocional, ela se associa com as já armazenadas em processos anteriores e acaba criando novas redes neurais, tornando uma memória duradoura.

A criança aprende através da imaginação e da criação, assim desenvolve diversos processos mentais, onde tudo pode ser explicado, sempre na busca de encontrar respostas para a sua realidade. Um exemplo é quando a criança vê uma nuvem, e partir disto ela começa a questionar de “onde vem a nuvem?”, ela busca dentro si para explicar para que serve a nuvem e como ela surge. Com suas experiências passadas ela busca a resposta e tira suas próprias conclusões. Por isso que é essencial a criança praticar seus sentidos, como cheirar, tocar, ver o mundo e sentir gosto de vários sabores.

Projeto Interdisciplinar

Apresentação: Trabalhando com os cinco sentidos na sala de aula na educação infantil.

        

Justificativa: O tema cinco sentidos são muito importantes na formação e no dia a dia das crianças. Pois o ser humano pode aprender de diversas maneiras. Uns aprendem lendo e olhando imagens e outros aprendem ouvindo as explicações e lendo em voz alta. Vão aprendendo melhor a maneira que vivenciam situações que pratiquem os multissensoriais. Que sejam ver, tatear, ouvir, sentir cheiro.

Porque é através dos cinco sentidos que o ser humano percebe o mundo, obtendo sensações e informações que permitem interagir com os demais elementos da natureza.

Objetivo: 

O projeto tem como objetivo estimular e desenvolver os cinco sentidos e coordenação motora,

Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);

Trabalhar autoconhecimento;

Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;

Identificar e classificar diferentes informações.

 

.

Objetivos específicos:

Estimular os sentidos para que as crianças conheçam sobre seu corpo, tanto emocional, social e cognitivo. Aprimorando a interpretação cognitiva atraves do uso dos sentidos. Ensinando como e quando o usamos, e para quê.

Trabalhar estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição. Assim desenvolvendo a percepção visual e linguagem oral. Explorando diferentes materiais e objetos, sempre observando suas caracteristicas, propriedades e possibilidades de manuseiamento.

Metodologia e estratégias: 

Através de uma abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos ensinar a interpretar os mais diversos estímulos e informações que eles captam, e como educadores, observa se alguma dentre as crianças apresenta alguma dificuldade motora ou sensorial para que o quanto antes possa ser amparada.

Recursos: Explorar diferentes, objetivo e material recursos didáticos e tecnológicos (livros, computadores, televisores, DVD’s, CD’s etc.), observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

 Estimular a interação e a integração em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:

Alfabetização e Letramento: trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens. A atividade visa desenvolver o raciocínio lógico das crianças, além da significação das palavras. A organização é bem simples, utilizando apenas comunicação oral utilizando a audição e o tato:

  1. Realizar um bingo dos nomes dos alunos: serão necessárias placas com os nomes das crianças, tampinhas de garrafa de refrigerante em um saco contendo todas as letras do alfabeto.

  1. A professora sorteia uma letra e pede que os alunos localizem a letra sorteada nas placas com seu nome. Uma vez encontrada a letra, as crianças devem colocar a tampinha de garrafa sobre ela.

Literatura Infanto-juvenil: trabalhar livros de sabores (amargos, doce, salgados e azedos), texturas dos alimentos (crocante, mole, duro, seco, molhado), dando a importância de uma alimentação saudável. E utilizando experimentações na sala de aula.

  1. Reuni os alunos no chão da sala de aula, em círculo e contar a historinha da menina que não gostava de fruta.

  1. Após a historinha, em uma mesa colocar varias tipos de frutas tanto azedas como doces e cada uma com seus nomes. Assim estimulando os sentidos de paladar, tato e cheiro e audição.
  1. Pedir para os alunos verem suas texturas, cheiros e gostos.
  1. Após a experiencia, todos sentam em seus lugares, e perguntar quais foram as sensações de experimentar outras frutas? Quais gostaram mais? As que já conheciam e as que não?

Ensino de Matemática na Educação Infantil: Trabalhar com a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das texturas e formas, possibilitando a criança identificá-las. Sentir com as mãos, sentir com os pés, confeccionar petes com diferentes texturas para que as crianças andem por cima e descrevam a sensação, do vento na pele.

  1. Fazer formas geométrica na cartolina e colar areia em seu contorno, deixando secar bem. Também escolher outras texturas para testar o tato das crianças, como milho, arroz, feijão, etc.

De olhos fechados, a criança passará o dedo, sentindo o contorno da forma e sua textura. Confeccionar tapetes em forma de paralelepípedo e colar texturas. Para as crianças sentirem a sensação nos pés. Assim mostrando que a matemática está em várias formas.

Após a experiencia questionar se conhecem as formas? Quais são essas figuras geométricas? Quais as suas texturas?  

  1. Depois espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a textura. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;

Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas.

  1. Também trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.

 Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Observar e desenhar pássaros, conhecer as partes do corpo e os sons que produzem, entender que existem animais ovíparos, do que se alimentam e de que precisam para sobreviver. É importante que as crianças compreendam que cada ser vivo tem necessidades diferentes. Usando a audição para conhecer os sons dos pássaros.

  1. Perguntas para as crianças para que servem os ninhos dos pássaros? Do que vocês acham que eles são feitos? Como os pássaros conseguem esses materiais? Mostrar fotos de pássaros e ninhos ou levar livros ou fotos de diferentes pássaros da região e que percebam as características de cada um. Sempre enfatize o respeito e cuidado pela natureza e pelos animais – melhor deixá-los livres em seu próprio ambiente.

  1. Após essa discussão em grupo, proponha que as crianças reúnam o material que vão usar para construir seus ninhos. Explorando o terreno da escola: busquem fios de lã, barbante, serragem, tiras de papel, tecido, pequenos galhos, folhas, musgo, grama, penas, etc. cola e pratinhos de plástico, do tipo de festa de aniversário, aonde elas possam construir seus ninhos.

Avaliação: Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento

 das etapas.  Alfabetização e Letramento; Literatura Infanto-juvenil; Ensino de

 Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade na

Educação Infantil usando os 5 sentidos em cada uma delas.

Resultados esperados: Desperta na criança atenção e concentração.

Estimular a desenvolver a coordenação motora através de recortes e colagens

na alfabetização e letramento, também o raciocínio lógico das crianças, além da

significação das palavras.

A gosta da Literatura Infanto-juvenil e praticar a leitura além de experimentar

Vários gostos e cheiros.

Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos

(como e quando usamos deles e para quê);

deixá-los livres em seu próprio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com