TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER - O NOME

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

FRANCISCO BELTRÃO/PR

Metodologia do Trabalho Acadêmico – Ana Paula Reolon

18/02/2016

A IMPORTANCIA DO NOME.

Willian Felipe de Oliveira Marcon

RESUMO

Qual a importância do nome para Deus? Porque muitas pessoas usam Ele indevidamente? Vivemos em uma época em que o ar esta poluído de profanidades. Quase não se pode assistir a um filme, ler um romance, ou sequer escutar rádio sem ouvir o nome de Deus tomado em vão.
O que significa, então, profanar o Senhor Deus? É nada menos que a negação da Sua santidade, majestade e poder. É uma tentativa de fazer, de alguma forma, Deus descer a um nível comum, comparável a mim. E isso é um assunto muito sério! Que veremos logo em seguida.

Cada nome tem um significado obviamente no meu caso significa protetor absoluto, e vejo que quando faço amizade e gosta da pessoa curto cuidar dele proteger. Mark, por exemplo, é uma pessoa realmente que defende os desprivilegiados e ajuda quem quer que necessite de auxílio. É alguém que aceita qualquer tarefa e nunca se recusa a refrega. Se houver algo que precise ser feito vai direto ao assunto sem temor algum.

        Todo o nome significa algo. O nome representa que cada um é e, possivelmente (num sentido profético), que ela pode se tornar. Deus preocupasse tanto em dar nome que Ele mesmo mudou nomes em certos momentos importantes das suas vidas. Quando o caracter dela mudava, Ele mudava o nome. No caso de Abraão: “E não se chamara mais o teu nome Abrao (“Pai Exaltado”), mas Abraão (“Pai de Multidões”) será teu nome, porque por pai de multidão das nações te tenho posto (Gênesis 17:5 NVI).        


O Senhor Jesus mudou o nome de Simão para Pedro-uma pedra. O Senhor estava dizendo a Pedro que ele seria mudado de um homem indeciso, pouco confiável, em alguém que era firme e forte e tomaria uma posição.

Quando um homem ou mulher recebe Jesus Cristo como Salvador, o seu nome se torna eterno. Se o um nome representa o caracter e a reputação uma pessoa e é muito importante para Deus, por que ouvimos tanta profanidade hoje? Por que tantos tomam o nome de nosso Pai celestial e do Senhor Jesus cristo em vão?

        Em Nossa época em que o ar está poluído de profanidades, pois quase não podemos ver um filme, ler um livro ou ouvir rádio sem ouvir o nome de Deus em vão. A definição do termo profano fala de “desonrar aquilo que é santo ou digno de respeito”. Isso tudo é uma tentativa de tirar do pedestal aquilo que é exaltado ou respeitado, tentando faze-la descer ao meu nível de modo a reduzir ao meu tamanho.

        Hoje é comum ouvirmos os termos “dane-se ou maldito! O que esse termo significa? Significa condenar algo ou alguém a um destino. É pedir que Deus amaldiçoe isto e aquilo, será que isto importa? Ele incluiu isso como um dos dez mandamentos. Por que? Porque sabe que cada vez que esses termos são usados, incriveis destruições entram em nossas vidas e na daqueles que amamos. Quando você não dá a Deus o primeiro lugar, quando não honra o seu nome, a vida não funciona. No livro de Mateus, Jesus nos adverte: “Mas eu lhe digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda a palavra inútil que tiverem falado” (Mateus 12:25 NVI). E Ele continuou dizendo: “As suas palavras agora refletem o seu destino depois. Por ela você será justificado ou condenado” (v 37).

        Há poder no nome de Jesus Cristo. Através dEle Demônios foram expulsos, olhos dos cegos foram abertos, pernas de aleijados ficaram curadas e corpos de mortos saíram dos túmulos. Se cremos nisso, por que então não iriamos crer que ha consequência de acordo com a maneira como usamos o Seu nome? Conforme usamos o nome de Jesus Cristo, ir atrazer consequências boas ou más. O nome de Deus traz consequências sempre que é usado.

        Deus não deixou esse terceiro mandamento porque nos ama. Ele não queria simplesmente dizer “ Sou importante, Meu nome tem que ser reverenciado”. É claro que o nome de Deus é importante, mas ele deixou esse mandamento porque nos ama, e queria nos lembrar da consequência de seus atos. Devemos reverenciar o nome de Deus, porque há poder nele. Há salvação no nome dEle. Seu nome significa vida.  Em Joao 20:31 as escrituras diem: “estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

Atos 4:12 reforça isso: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Devemos cuidar o que nossa boca fala, palavrões, amaldiçoando alguém ou algo. Muitos podem dizer: “cresci ouvindo esse tipo de coisa”, ou “Aprendi a falar desse modo com meus amigos”. Mas sempre devemos lembrar que sempre está ligado sai da nossa boca com o coração. Jesus repetiu isso muito as vezes:

  • “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala aquilo que está cheio o coração” (Mateus 12:34 NVI).
  • “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro” (Mateus 15:18 NVI).
  • “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mau que está em seu coração, porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:45 NVI)

Admita ou não, goste ou não a boca fala do que o coração este cheio. A maneira como fala mostra como é seu coração e o Senhor sabe disso. Você não pode dizer: “ Ela tem a boca suja, mas um ótimo coração”, nem, “Ele fala muito palavrão, mas tem m coração de ouro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com