TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Danton

Por:   •  26/5/2023  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Com o texto da autora Lynn Hunt, podemos fazer uma associação em relação ao filme Danton, pois o mesmo tinha como o intuito de mostrar como era a França no período de terror, assim como o texto vem nós mostrar como era a vida privada, no filme podemos observar que a França passou por um período muito turbulento, pois as ideias de igualdade, fraternidade e liberdade, não eram atendidas, assim como no texto, podemos refletir como estavam criando a vida privada. A autora Lynn Hunt cita: “As facções, a política partidária, a política de grupos privados e de particulares viraram sinônimo de conspiração, e os interesses significam uma traição a nação”. (p. 21)

Dois homens distintos que vivem entre o publico e o privado, é o que nos mostra no filme de Danton com os personagens de Robespierre e Danton.

De acordo com a autora o que nos mostra um grande exemplo são os vestuários, que nós podemos também fazer um comparativo com o filme, o povo tinha uma vestimenta totalmente diferente dos que estavam ligados diretamente com as Câmaras, pois se vestiam para mostrar que possuíam autoridades sob os demais. Percebe-se como se há criticas e opressões ao governo totalitarista da época. Se pensado em revolução, não dar pensar em um símbolo que seja unilateral, sendo distintos e interligados, tanto na vida pública, como na privada.

Uma das imagens que mais se pensa sob o privado, são as mulheres como aquelas que devem ficar em casa, que não podem usar roupas masculizadas, que estão somente para servir os homens, ou somente ao marido, aquela que não tem voz nem opinião para que tenham a sua própria vontade.

Por outro lado, o texto “A revolução Francesa” do livro a Era das revoluções de Eric J. Habsbawm é muito enriquecedor e vai narrar como ocorreu o processo que eclodiu a Revolução Francesa. A França naquele momento passava por muitos problemas sociais, econômicos e principalmente no que se refere no monopólio do poder econômico, que se concentrava na mão da maioria.

Essa revolução põe fim nos regimes absolutistas na Europa e traz uma nova concepção e um novo ideal de democracia liberal. O filme Danton e o processo da revolução, embora venha narrar a história depois da revolução francesa, vem mostrar o tempo de terror, mesmo em outro momento o filme nos mostrar muitas características e fatos similares ao texto de Eric J. Habsbawm, no primeiro momento ele vai deixar clara essa instabilidade econômica, a falta de insumo, como o texto relata a escassez do trigo, tornando inacessível o pão, ambos nos mostra a péssima qualidade da vidas das pessoas mais abastadas, a falta de oportunidade, nos faz refletir como o outro lado as pessoas tem uma vida nada confortável. O filme também vai relacionar com o texto ao narrar a criação dos Direitos Universais do Cidadão e mostram assim como no texto as assembleias onde eram convocadas pelos Estados e decidiam sobre o futuro da nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com