TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Teologia

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE TEOLÓGICA DE CIÊNCIAS [pic 1]

HUMANAS E SOCIAIS LOGOS

Pedro Euler Gomes

Teologia Pastoral, Homilética,

Sociologia Geral e História do Cristianismo

RESENHA DO MÓDULO VIII

SÃO PAULO

2016

[Mais importante que tudo é] uma tentativa

diligente para que o poder das verdades que

professamos e pelas quais lutamos habite em

nosso coração, para que não lutemos por noções,

mas para que tenhamos um conhecimento

prático dentro da nossa própria alma.  Quando o

coração for de fato lançado no molde da doutrina

que a mente acolheu - quando a evidência e

a necessidade da verdade habitarem em nós -

quando não somente o sentido das palavras

estiver em nossa cabeça, mas também o sentido

da coisa habitar em nosso coração - quando

tivermos comunhão com Deus na doutrina pela

qual lutamos - então, estaremos protegidos, pela

graça de Deus contra os ataques dos homens.

JOHN OWEN, THE WORKS OF JOHN OWEN,

ED. WILLIAM GOOLD, VOL. XII,

(EDINBURGH: BANNER OF TRUTH, 1965), P.52

FACULDADE TEOLÓGICA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LOGOS - FAETEL

MÓDULO VIII.

TOLEDO, Alcino lopes de. RIPKE, Rosângela. São Paulo:Faetel, 1998.

Pode-se perceber, que na apostila  MÓDULO VIII, elaborada pela FAETEL,  desenvolvida pelos autores acima citados tem como objetivo descrever  ao leitor a teologia pastoral, a homilética, a sociologia geral e a história da Igreja e mostrar o devido uso e valor de cada uma destas disciplinas.

        Ao dissertarem sobre teologia pastoral os autores definem biblicamente os termos: apóstolos, profeta, evangelista, pastor, doutor, bem como as funções de cada termo e pessoas que o assumem mostrando a importância, bem como as implicações devidas a cada um no mundo de hoje.

        As constantes e rápidas mudanças que ocorrem na sociedade onde a igreja está inserida, exige-se dos obreiros preparo tanto espiritual como intelectual, conforme recomendado pelo apóstolo Pedro (II Pe. 3.18).

        O Obreiro precisa para seu crescimento espiritual, de uma vida de oração, jejum e consagração, tendo cuidado e equilíbrio para evitar o fanatismo religioso.  O crescimento intelectual que também é mostrado pelos autores como uma grande necessidade para o obreiro, deve se adquirido através da leitura e meditação da Palavra, de bons livros, de estudos bíblicos, cursos de Teologia desde o básico ao superior e cursos seculares, também tendo o mesmo cuidado e equilíbrio para que seja evitado o formalismo religioso e a frieza espiritual.

        Os autores também definem  os termos: Teologia Prática que estuda a catequese, o governo, as ações de santificação ou de outra natureza no mundo, com outras palavras, o modo como a igreja comunica a sua fé e as suas verdades; Teologia Pastoral que cuida da ação prática dos ensinamentos teológicos à ação ou pastoral da Igreja e à vida quotidiana de cada crente, incluindo a sua formação. E ainda define termos como Teologia Espiritual, Litúrgica, Teologia  Sacramental, Teologia de Direito Canônico. Todo esse estudo é apresentado pelo autor com várias ilustrações. E termina apresentando algumas bem-aventuranças do pregador, e a importância imprescindível da Palavra de Deus para o obreiro.

No que diz respeito a homilética foram abordados itens como a pregação e o valor da mesma, requisitos para ser um bom pregador e regras de interpretação de textos. Classifica-se os sermões e os tipos de material usados na preparação e entrega dos mesmos. Os autores ainda explicam os tipos de argumentos e a importância das ilustrações na pregação, a aplicação dos pontos dos sermões, e também explicam os tipos de sermões e suas respectivas importâncias.

De forma mais específica, são apresentados: requisitos pessoais para o bom pregador, como a piedade, os dons naturais, a cultura e a habilidade; alguns cuidados com o texto, como escolha do texto certo para o auditório certo, interpretação do texto com respeito e aplicando ao mesmo as regras de interpretação. O Autor também aborda a classificação dos temas: Assuntos doutrinários, Temas Morais, Assuntos Históricos, Temas Biográficos, Tópicos oriundos da Experiência e Temas ocasionais.

Ainda são apresentados na apostila, os materiais não específicos ou gerais do sermão e os específicos ou próprios. Os não específicos segundo o autor são: materiais adquiridos com antecipação como conhecimento profundo das Escrituras, da cultura, da teologia e conhecimentos suplementares; materiais adquiridos ao preparar o sermão como interpretação do texto, o tema e consulta de outras fontes de conhecimento; materiais originais, ou seja, próprios do pregador evitando heresias e absurdos na exposição de suas idéias; materiais adaptados evitando no entanto o plágio.

Os materiais específicos são: explicação dos textos que exige exegese, narração e descrição; argumentos que podem ser a priori ou dedutivos, posteriori ou indutivo, argumento do testemunho, argumento analógico, argumentos com as figuras de linguagem como silogismo, epiquerema, polissilogismo, o dilema etc; ilustrações de várias naturezas e aplicação.

São abordados ainda na apostila a habilidade no arranho de todos os materiais do sermão, as várias partes do sermão que são introdução, desenvolvimento e conclusão e as espécies de sermão conhecidos como sermão temático, sermão textual, e sermão expositivo. Tudo isso trabalhado detalhadamente pelo autor.

Na terceira parte o autor tratou da sociologia geral, conceituando-a e revelando ao leitor os principais ícones da sociologia como Augusto Conte, Émile Durkheim e Karl Max. Foi discutido a sociologia como ciência, os objetivos da sociologia e características dos Fatos Sociológicos. Discutiu-se também os métodos de investigação científica da sociologia como o histórico, o comparativo, estatístico, do estudo de caso, tipológico, funcionalista.

A sociologia segundo o autor tem como campo de pesquisa estudar os fenômenos que expressam as condições sociais dos Seres Vivos: comportamento grupal, os processos sociais, as estruturas sociais, a vida social enfim. Em termos gerais a sociologia estuda as maneira de pensar, sentir e agir de um grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com