TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Teologia

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................................4

1 – O DEUS AMORDAÇADO...................................................................................................5

  1. PLURALISMO EMPIRICO, INCENTIVADO E FILOSOFICO........................5
  2. SECULARIZAÇÃO..........................................................................................6
  3. TEOSOFIA..........................................................................................................6
  4. ANALFABETISMO BIBLICO...........................................................................6
  5. A CULTURA POP...............................................................................................6
  6. INDIVIDUALISMO E NARCISISMO...............................................................7
  7. FREUD E A IGREJA...........................................................................................7
  8. A NOVA HERMENEUTICA E A HERMENEUTICA RADICAL....................7

Conclusão....................................................................................................................................8

Bibliografia...............................................................................................................................11

INTRODUÇÃO:

        Talvez o pluralismo filosófico seja a mais perigosa ameaça ao evangelho desde o gnóstico do século II. De acordo com o autor de “O Deus Amordaçado”, no fim do século XX surgiu uma chamada “nova Hermenêutica” ou seja uma nova forma de interpretar a bíblia, a religião e Deus, e isto tem se tornado perigoso.

A ideia de “pluralismo” pode ser tanto vista como positiva ou negativa, de acordo com David Trancy a “pluralidade” é um fato, o “pluralismo” é uma das avaliações deste fato.

        Os Estados Unidos hoje é uma das nações com maior diversidade de povos, línguas e crenças, a diversidade religiosa nesta nação é talvez uma das maiores existentes, tendo em vista a “tal liberdade” que tanto os Americanos se gloriam, liberdade esta que talvez tenha trago junto uma “libertinagem”, se levarmos em conta que liberdade e libertinagem tem sentidos muito diferentes, e que sim Deus é Deus de liberdade, porém de libertinagem não. “Liberdade” de acordo com o dicionário Aurélio é “Direito de proceder conforme nos pareça bem, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem”   já a palavra “Libertinagem” significa: “Vida de libertino, devassidão, crápula” ou seja da liberdade em Deus e o que o Cristianismo trouxe para a nação Americana, vemos hoje uma libertinagem, de acordo com o livro que estamos analisando cerca de 100 anos atrás no jornal New York Times, um dos mais, senão o mais conceituado jornal americano tínhamos sermões de Spurgeon impressos em suas edições, hoje vemos um interesse maior em relatar matérias que falem da tentativa das leis serem cumpridas em sentido de manter a igreja fora do zoneamento das vizinhanças.  E com esta tal liberdade ou “libertinagem” e com o uso de nosso estudo “pluralismo” os Estados Unidos hoje está em uma decadência Cristã e um crescimento constante de religiões heréticas, prova disto é o que vemos sendo propagado pelas mídias hoje, o que a algumas décadas atrás não tínhamos nem noção que existia, por exemplo a chamada “convenções de bruxas”, que até a pouco tempo atrás não se ouvia falar disto.

        Podemos citar também em nossa nação o Brasil, temos visto um crescimento assustador de todo tipo de heresias que destoa da palavra de Deus, a pouco tempo eu vi uma matéria em um jornal na televisão que mostrava como era o dia-a-dia de uma “bruxa”, e se aproximando o dia 31 de outubro a matéria mostrava como era a crença delas, e o quanto tem influenciado a nova geração de jovens e adolescentes. Vemos isto bem claro quando procuramos até mesmo um filme para assistir, a nova remessa de filmes e séries dos últimos tempos a grande maioria é sobre “menino bruxo”, um “sobrenatural” bem demoníaco, e vemos com isto se propagando as obras das trevas.

        Com tudo isto acontecendo fica inegável o surgimento do “pluralismo”.

1 – O DEUS AMORDAÇADO

  1. PLURALISMO EMPIRICO, INCENTIVADO E FILOSOFICO.

        Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma. É o que temos visto acontecendo em vários lugares do mundo com a igreja Cristã, é o que eu tenho aprendido: “A experiência jamais pode ser maior que a Palavra de Deus”, quando a experiência é maior que aquilo que o mestre Jesus ensinou, está errado. E a nova onda de Cristianismo que tem tomado conta hoje é um incentivo a crer mais nas experiências vividas do que no que a Palavra diz.

        D.A. Carson cita que para alguns pensadores o pós modernismo tem chegado ao fim, porém o autor cita que não surgiu nenhuma outra visão para substitui-la, entende-se que para que uma era se acabe, outra tem que surgir.

        O pluralismo filosófico é a abordagem da diversidade cultural sustentada, e apoiada pela pós modernidade, uma das ideias centrais deste livro é que o cristianismo genuíno não deve aceitar cem por cento nem a modernidade, nem a pós modernidade, mas deve aprender com ambas, tirando lições proveitosas.

        O pluralismo filosófico tem exercido uma grande contribuição para os pregadores evangélicos de hoje, que tem levado para os púlpitos um evangelho de acordo com o que o povo quer ouvir, o que agrada e não o que genuinamente a bíblia diz.

        Nos países ocidentais vemos pouco consenso em o que é moral e ético, com isto a população em geral fica vulnerável a aceitar tudo o que lhes é imposto, citamos como exemplo a mídia e seus programas populares, onde são discutidos diversos assuntos, um bom exemplo em nosso pais é um programa chamado “Casos de Família” onde são apresentados diversos casos, desde o marido que se tornou travesti a filha que quer confessar para família que é lésbica, muito longe de uma exposição saudável sobre o assunto o que vemos é uma apresentadora tentando mostrar que tudo é normal e deve ser aceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com