TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivência cristã

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 18

Capítulo 1 – O que é a vivência cristã?

Vivência Cristã é a arte de viver diariamente tendo como padrão a vida de Cristo, praticando diariamente e buscando um aprimoramento em direção ao alvo estabelecido por Deus.

Devemos submeter a nossa personalidade ao nosso caráter, tendo em vista que personalidade é o que somos  e caráter é a nossa conduta, é o que nos torna diferentes dos demais.

O processo de transformação do cristão é operado por dois elementos insubstituíveis: A Palavra de Deus e o Espírito Santo. Não podemos trilhar os caminhos de Deus a não ser pelos meios que Ele nos deu. Sabendo que a Bíblia é um dos elementos essenciais ao crescimento na vida cristã devemos nos questionar quanto a nossa relação com a Palavra, em quais momentos ela está presente no nosso dia a dia, qual a importância da Palavra para a nossa vida.

A qualidade da nossa espiritualidade, as nossas raízes, tudo está diretamente relacionado com o nosso envolvimento com as Escrituras. Não existe vida Cristã sem a Bíblia. A Palavra capacita o cristão para a vida cristã, a Palavra orienta a vida cristã. A Palavra influência profundamente o nosso ser quando nos repreende, nos corrige e nos instrui na justiça. A palavra influencia no nosso fazer, porque nos aperfeiçoa e nos prepara de forma perfeita para o exercício das boas obras.

O Espírito de Deus tem participação direta na formação da nossa personalidade e do nosso caráter, Ele nos revela a verdade, Ele nos capacita a fazer a vontade de Deus, Ele nos dá poder para realizar o nosso ministério, Ele nos ajuda a ser, saber e fazer o que Deus deseja.

Existem alguns níveis diferentes de relacionamento com Deus. Os níveis de relacionamento com Deus estão diretamente ligados com a profundidade do conhecimento que temos d´Ele. No sentido bíblico o conhecimento de Deus é relacionamento íntimo entre nós e nosso Deus, conhecendo-o profundamente. Quanto mais intimidade, quanto mais buscarmos, mais conhecimento teremos d´Ele. Conhecer a Deus é um ato contínuo. Ficar na presença de Deus muda a nossa vida, nosso caráter, muda-nos completamente. Quando andamos com Deus, tornamo-nos parecidos com Ele. Deus partilha conosco a sua graça e sabedoria quando andamos com Ele e passamos a conhecê-lo melhor. Não existe nada de maior valor nesse mundo que o conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus nos trás segurança. Só através de um relacionamento profundo podemos conhecer o coração de Deus. Deus está se mostrando o tempo todo e procurando aqueles que desejam conhecê-lo e crescer neste relacionamento. Por que devemos conhecer a Deus? Porque Ele tomou a iniciativa de restaurar o relacionamento com o homem ao enviar seu Filho a este mundo. Porque é vantajoso conhecer a Deus. Porque o resultado de conhecer a Deus é garantir a vida eterna ao seu lado. No livro de Amós 2.7, lemos que Deus não fará coisa alguma sem antes revelar os seus segredos aos seus servos, os profetas. Quando conhecemos a Deus, Ele reparte conosco os seus segredos e seus planos.

Num relacionamento comum podemos dizer com certeza que o elemento básico é o diálogo. Logo, para que o nosso conhecimento de Deus se concretize precisamos estabelecer uma linha aberta, precisamos aprender a linguagem de Deus, precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Falar com Deus é como aprender uma língua estrangeira, difícil no começo, mas a medida que os estudos avançam e a prática se faz presente conseguimos nos comunicar. A Palavra fala conosco, na oração Deus fala conosco e nós falamos com Ele. Quanto mais temos contato com a Palavra, quanto mais oramos, mais os nosso sentidos espirituais vão se habituando a linguagem espiritual e com o tempo começamos a discernir a voz de Deus com clareza.

A simples leitura da Bíblia é uma prática espiritual indispensável. O estudo da palavra de forma metódica e continuada é uma das maneiras mais proveitosas para se conhecer a Bíblia. Meditar na palavra de Deus aprofunda o relacionamento com Deus. A meditação na palavra, trata-se de uma atividade de altíssimo nível, requerendo dos seus praticantes fidelidade e disciplina. A meditação ganha importância na medida em que desejo experimentar a profundidade de um relacionamento mais íntimo com Deus. A meditação nos leva a viajar com o Espírito por caminhos, às vezes, nunca percorrido por outros. A leitura da palavra e a meditação devem ser seguidas de uma prática pouca usada pelos cristãos, a meditação. O cristão que deseja estar acima da média, deve praticar a meditação.

O segundo elemento essencial para o crescimento no conhecimento de Deus é a oração. A oração é prática espiritual que nos eleva ao trono de Deus e que somada a leitura e meditação da palavra desenvolvem a nossa vida espiritual, o nosso relacionamento com Deus, e ainda por meio dela a unção de Deus flui em nossas vidas. Adquirir o hábito da oração não é tarefa fácil, é uma verdadeira guerra espiritual. A vida de oração do cristão não pode depender dos momentos ou espaços criados na igreja. Paulo nos exorta orar sem cessar – I Te. 5.17.

Mas o que é a oração? Oração é uma prática comum a diversas confissões religiosas. É uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de Deus. A oração é um momento ímpar na vida do cristão. A oração é um aprendizado e deve tornar-se uma necessidade em nossas vidas. A grande arma que dispomos para revidar os ataques do mal é a oração. A oração se torna imprescindível na construção de um conhecimento sólido de Deus e de um relacionamento íntimo com o Pai. Precisamos orar.

A oração além de criar, pode também modificar elementos e circunstâncias ao nosso redor.

Adoração, Ações de Graça, Petição, Confissão e Intercessão são alguns tipos de oração. A oração nos proporciona um conhecimento pessoal de Deus. A intimidade com Deus se alcançará na medida em que o cristão perseverar na oração.

Como orar? Há uma maneira certa de orar. Para Jesus a oração inicia quando você se desliga do mundo e adentra na presença do Pai. A oração só tem significado quando acontece essa intercessão do filho com seu Pai. Jesus nos ensina e recomenda que tenhamos um lugar separado para oração.

Tendo estudado os elementos básicos para crescer no conhecimento de Deus, a Palavra e a Oração, passamos a outro ponto importante: a aplicação destes elementos de forma prática na vida diária.

O ciclo da vida espiritual deve ter a mesma regularidade da vida física. Nosso espírito tem fome e precisa de alimento e água. Nosso espírito depende da presença de Deus para permanecer vivo. Da mesma forma que precisamos de oxigênio, precisamos também do Espírito Santo para fazer com que a Palavra se transforme no alimento que o nosso espírito necessita. A oração é a respiração do espírito, através dela recebemos o Espírito Santo em nossas vidas a todo instante. Devemos cuidar da nossa vida espiritual da mesma forma que cuidamos da nossa vida física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com