TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Comunicação no Comportamento Organizacional.

Por:   •  18/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

A importância da comunicação no comportamento Organizacional.

Givago Marcelino Lottermann

Kelly Fernanda Dalpiaz

Leticia Regina Sasse

Rubia Pandini Marchi

Tyago Bononomi

Tutor externo: Marcon Hajek

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG0716) – Prática Módulo III

25/03/2017



RESUMO

O cotidiano de qualquer ser humano está ligado ao ato de se comunicar, sendo assim é vital para a vida pessoal e de uma empresa. Quando temos uma comunicação ineficiente temos problemas para o gerenciamento, produção e vendas, transformando os recursos obsoletos. Uma boa gerência é aquela que saber transmitir com clareza para que todos os envolvidos entendam o que se quer. Quando se trata de gerenciar atritos, motivar os colaboradores, além de desenvolver o papel burocrático temos o setor de recursos humanos. Este setor em especial é aquele que tem que estar preparado para ouvir e comunicar, no qual muitas vezes enxergamos esse setor como geração de folha de pagamento, admissão e demissão.

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é uma parte essencial da estratégia de qualquer negócio, seja na parte administrativa, produção, marketing entre outros. Ela é responsável por fazer uma empresa prosperar ou ir a declínio, mas para cada tipo de setor existe uma linguagem, termos para que o ouvinte escute e entenda a mensagem enviada.

A comunicação se torna uma ferramenta estratégica para que o negócio seja eficaz para uma organização, produção e retorno de uma empresa. Sendo assim, toda empresa deveria ter uma estratégia de comunicação interna e externa para um bom funcionamento.

Na comunicação interna quem é responsável por fazer esse trabalho é o setor de Recursos Humanos. É ele quem tem que tratar de atritos, desafetos e motivar seus colaboradores, além do trabalho burocrático como admissão, demissão, folha de pagamento entre outros afazeres.

2 O QUE É O RECURSOS HUMANOS (RH)?

O termo Recursos Humanos surgiu nos EUA durante a década de 1960 e desde então se espalhou pelo mundo.

O departamento de Recursos Humanos (RH), dentro de uma organização é responsável por gerenciar planos de carreira, determinar a política salarial, remuneração, incentivos e benefícios, avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores, avaliação no desempenho no trabalho, elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos colaboradores dentro da organização.

O profissional de RH desenvolve um papel estratégico dentro da empresa, o que faz do profissional da área um importante líder para a organização capaz de traçar estratégias para manter a motivação e alinhar os colaboradores aos objetivos e missão da empresa, fazendo com que a organização se torne mais competitiva e forte no mercado.

3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Nos dias de hoje todos sabemos como os meios de comunicação são vastos e levam notícias, informações e entretenimento para inúmeros lugares. Com isso as empresas conseguem distribuir seus produtos e serviços para vários tipos de público, mantendo uma relação distinta com cada um deles.

Dentro das empresas não é diferente, é preciso traçar um plano de comunicação para que o mesmo caminhe junto com a gestão estratégica da organização. Para compreender melhor a importância da comunicação nas entidades é importante conhecer a história da comunicação no Brasil, pois assim identificamos o seu auge e como ela auxiliou e continua auxiliando as empresas em busca do diferencial.

No Brasil a preocupação com a comunicação interna e externa no setor industrial, teve início por volta do ano de 1980, onde os empresários perceberem a necessidade de haver um diálogo entre os funcionários, quanto com seu público.

Segundo Moreira e Souza (pag. 228, 2008) a globalização teve um papel crucial para o desenvolvimento de novas ações nas empresas. Essas ações serviram para o público participar ativamente da escolha de serviços e produtos fornecidos, que era feita através de pesquisas de opinião, com o objetivo de receber sugestões de melhoria.

Não demorou muito para que a maioria das empresas aderissem à ideia, implantando cada vez mais tecnologias que auxiliassem na maneira estratégica da empresa com fortes meios de comunicação para abranger o maior número de pessoas possível. O desenvolvimento tecnológico cresceu e com isso, novos elementos na área da comunicação surgiram.

Em busca de melhores resultados no interior das empresas, várias delas começaram a implantar uma comunicação interna que tinha como uma das finalidades o diálogo entre funcionários e patrões. Foram implantados, murais, quadro de avisos, jornal interno e maior utilização da internet. Mantendo, dessa forma, os funcionários informados sobre os assuntos da organização.

Como consequência, há uma maior motivação em realizar seu trabalho, induzindo-o a participar ativamente das atividades institucionais. Expor as ideias para o conjunto é um propósito a ser alcançado, já que a estratégia da comunicação tem essa como uma das finalidades.

A Comunicação Corporativa é considerada ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre a comunidade e o mercado. E uma Comunicação eficiente traz resultados que podem ser medidos no faturamento da empresa. (PESSOA)

Porém, para haver uma boa participação é preciso saber ouvir e compreender o que outras pessoas têm a dizer. Existem alguns elementos populares no processo da comunicação que é basicamente:

  • Emissor: Indivíduo que deseja transmitir uma ideia ou pensamento para outros.
  • Receptor: recebe a mensagem e a decodifica, para depois ocorrer o feedback que é a resposta da mensagem.
  • Meio: Tudo que estiver entre o emissor e receptor, mensagem, envio, conhecimento que foi passado na escrita.

Entre esses passos, pode ocorrer erros, os chamados ruídos da comunicação. Dentre eles, estão; o desinteresse, bloqueio emocional, problemas de codificação e falta de clareza nas ideias. Todas essas divergências ocorrem em ambas as partes, por isso deixar claro desde o início objetivo final e meios para chegar até eles são imprescindíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com