TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Etnologia

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE TURISMO

RESENHA: CRISE + CONTATO = ETNOLOGIA

        

MANAUS-AM

2015

LIGIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA CRUZ

RESENHA = CRISE + CONTATO = ETNOLOGIA

Trabalho científico apresentado á disciplina Antropologia Cultural, no curso de Turismo, da Universidade Nilton Lins, ministrada pelo Professor Erlan.

               

MANAUS-AM

2015

LABURTHE-TOLRA, Philippe. Crise + Contato = Etnologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

RESENHA

Por:

Lígia Conceição Oliveira da Cruz

Philippe Laburthe-Tolra é antropólogo africanista que era Professor Emérito e Honorário decano da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Sorbonne, Université René Descartes, Paris V e Professor Associado da Universidade Internacional da Francofonia Senhor de Alexandria.

O texto de Philippe começa com uma análise sobre a humanidade, que toda civilização é caracterizada por seus rituais, crenças e grupos étnicos, nenhuma chega a ser igual à outra, sempre ha uma modificação. Os membros de tais comunidades seguem as suas próprias regras, suas normas, e o seguimento dessas normais garante a coesão deste grupo, tudo e acordado e aceito pela sociedade ou se não houver esta aceitação entre eles não seria possível à mesma evoluir. Quando há algum tipo de conflito, ou diferenças entre grupos de outras sociedades, e possível que estes usem de maus hábitos para com o outro grupo como tortura, assassinato, escravização entre outros males, essas atitudes pode ser chamada de patriotismo ou de etnocentrismo.

Diante de tanta diferença a etnologia não pode ficar sem ter conhecimento destas culturas, a mesma faz a descoberta sobre elas, e questionamentos sobre a formação de suas normas sociais, o que segundo Philippe gera uma equação: Crise + contato = etnologia. Estas explorações se deram por mais intensas após a guerra dos cem anos e da peste negra quando se iniciou as rotas marítimas, e o descobrimento das terras do mundo se aprofundou, por volta de cinquenta anos o planeta foi explorado. Só que as civilizações até então desconhecidas passaram por modificações devido à chegada de civilizações, mas avançadas em suas terras, pois tiveram que se adaptar e isso terminou em problemas para os mesmos, já havia grandes diferenças entre os grupos.

Montaigne um francês que analisou varias civilizações, verificou em suas viagens que nem tudo do que era mencionado sobre o novo (bárbaro) era de fato verdade, então citou em um de seus questionamentos:

[...] “cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”.

Segundo Montaigne todos deviam ser tratados com muito respeito, pois cada civilização tem a sua cultura e aquela era a deles, Montaigne viajou e conheceu muitas delas, usou a humanidade como objeto de estudo. Após alguns anos de descobertas em 1772 a palavra etnologia aparece mencionada por um historiador alemão Schazer, segundo o mesmo a palavra  designa “um método lineuano para estudar a historia particular dos povos”. A etnologia iria usar as experiências filosóficas do renascimento e do século das luzes, o modo de comparação entre as civilizações para com a sua civilização, para tentar tirar o racimo para com estes grupos, já que a etnologia é comparativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com