TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Guia de Turismo

Por:   •  22/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Nome: JACIARA ALVES BRITO

RA: 25861

Turma:

Trabalho de Teoria e Técnica Profissional

São Paulo

2021

O presente projeto visa estruturar e organizar, bem como delimitar funções e atribuições de um guia de turismo, numa excursão de ônibus, de 5 (cinco) dias, para um grupo de 35 pessoas da terceira idade, saindo de campinas – SP com destino para Caldas Novas – GO.

De natureza emissiva, a viajem é nacional e um volume pequeno, composta pela classe popular e de autonomia dirigida. De maneira estável, o passeio é recreativo e direcionado pata o público da terceira idade.

É a função do guia de turismo proporcionar todo o conforto dos seus viajantes, bem como preocupar-se quanto a infraestrutura oferecida, pensando em possíveis limitações que tal grupo possa ter.

O início da viagem começa com a apresentação da tripulação (guia e motorista) e do ônibus, esclarecendo sobre regras de funcionamento da viagem que se referem principalmente ao comportamento das pessoas, delimitando normas de condutas para o bem de todos;

Explanação geral do roteiro, onde regras de funcionamento sobre a viagem também são explanadas. Este momento deve ser feito com o ônibus parado e portas fechadas para se evitar distrações ou assaltos. O ideal é que o agente se posicione no meio do ônibus, no corredor, para que todos os passageiros possam ouvir.

Uma saudação de boas-vindas, agradecendo a preferencia e apresentando o motorista, colocando em evidencia a presença do líder do grupo, quando houver diferenciando bem a sua função e a do guia;

Realizar uma apresentação o ônibus quanto ao modelo, geração, equipamentos e serviços oferecidos, e quanto à utilização de:

a) Cabina: acesso restrito ao guia e motorista, sendo proibida por lei a permanência de viajantes em seu interior;

b) Comissária: local do guia não sendo permitido ao passageiro o manuseio em nenhum dos equipamentos;

c) Salão de jogos: quando houver, estabelecendo limites de acesso e uso;

d) Toalete: mostrar a localização, explicar como acender a luz interna e do aviso de ocupado e esclarecer como deve ser utilizado uma vez que é tratado quimicamente; casos de emergência devem ser comunicado ao guia as devidas providências;

e) Poltronas: como usá-las para reclinar esclarecendo que devem permanecer na posição vertical nos momentos de serviço de bordo e desembarque;

f) Porta-copos: mostrar localização e utilização;

g) Descansa-pés: mostrar localização e alertar para o cuidado que deve ser tomado ao voltá-lo à posição original a fim de não incomodar o passageiro da frente.

Solicitar que durante os percursos urbanos, trechos de serra e durante o serviço de bordo, os passageiros permaneçam sentados para facilitar o serviço e principalmente garantir a segurança de todos;

Além disso, cabe ao guia de turismo, fornecer informações gerais, roteiros a ser percorrido, ressaltando estradas a serem utilizadas, quilometragem, paradas técnicas previstas, serviço de bordo, momentos de entretenimento, horário previsto de chegada e a importância de se cumprirem os horários estabelecidos e sobre as inconveniências dos retardatários, comunicar quando será a primeira parada e qual o objetivo dela, esclarecer dúvidas quando houver, desejar a todos uma boa viagem.

A seguir, propor aos passageiros uma brincadeira para descontração durante a viajem em momentos oportunos, e por se tratar de um publico de terceira idade, é conveniente observar necessidades específicas desse grupo, contratando os seguros de viagem adequados e direcionados a esse perfil, além de propor a inclusão de demais serviços diferenciados, com a intenção de promover uma melhor experiência a ser vivenciada pelos passageiros.

Para uma maior segurança e conforto dos passageiros, recomenda-se que o guia turístico tenha uma pasta contendo lista de passageiros (telefone, R.G., passaporte, data de nascimento, horário e local de embarque, roteiro da viagem com detalhamento diário, Informações sobre o hotel e restaurantes com endereços, telefones e serviços inclusos, etiquetas para mala e dinheiro para despesas extras (água, gelo, café, guia regional, ingressos, etc).

Ao chegar no hotel, algumas ações são necessárias, tai quais:

É importante manter contato com a recepção do hotel na última parada realizada, no sentido de confirmar o horário de chegada e verificar se foram tomadas as devidas providencias para a entrada do grupo no hotel principalmente em situações de “early check-in”.

Ao aproximar-se, informar ao grupo sobre o nome, a categoria e os serviços oferecidos pelo hotel (que estão incluídos ou não no pacote) descrevendo horários de funcionamento e formas de utilizações, falar da localização oferecendo pontos de referência conhecidos pelos habitantes locais, e sugerir que os passageiros retirem um mapa do local e/ou algo com o endereço e telefone do hotel, que geralmente encontram-se à disposição na recepção.

Solicitar aos passageiros que aguardem no ônibus até que o guia verifique se há um local adequado para acomodá-los no lobby enquanto efetua os procedimentos de “check-in”, dirigir-se à recepção do hotel, apresentar-se ao gerente da recepção informando que o grupo chegou a fazer reconhecimento da área verificando a locação de toaletes e locais apropriados para acomodar os passageiros e afixar “Informa Programação”,

Retornar ao ônibus e combinar com o grupo o horário da primeira atividade e o local onde estará afixado o “Informa Programação”, solicitar que os passageiros desembarquem com os pertences de mão e se acomodem na recepção até que lhes sejam entregues as chaves, auxiliar os passageiros no desembarque e encaminhá-los à recepção, solicitar ao motorista que logo após o desembarque, juntamente com os mensageiros, proceda a retirada das malas dos bagageiros, determinar, junto com os maleteiros, local apropriado para deixar a bagagem do grupo enquanto o guia está efetuando os procedimentos de “check-in”.

Apresentar o voucher na recepção do hotel e o rooming-list, checando-o com o do hotel para verificação da distribuição dos passageiros e serviços contratados (tipos de apartamentos, tipos de camas, etc.).

No caso de haver necessidade de alterar-se o rooming-list número de apartamentos, passageiros que dividem o apartamento, etc., fazê-lo neste momento, antes da entrega das chaves aos passageiros.

Das explicações ao grupo sobre a localização dos apartamentos, a distribuição das malas, forma de localizar o guia caso necessário e relembrar o horário e ponto de encontro para a próxima atividade mostrando o local combinado para afixar o Informa Programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com