TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duelo De Titãs

Trabalho Escolar: Duelo De Titãs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

Na aula de Teoria e técnicas de Relações Públicas ocorrida no dia 27/04/2011, assistimos ao filme Duelo de Titãs. Logo, a turma, instigada pela Profª Rosane Rosa, analisou o filme de acordo com o ponto de vista da profissão. Inicialmente, vamos a um breve resumo do filme:

Duelo de Titãs (Remember the Titans) se passa no estado da Virginia durante o fim da segregação racial nos Estados Unidos. Herman Boone (Denzel Washington), um técnico de futebol americano, é contratado para trabalhar no comando de um time de colegial dividido pelo racismo, os Titans, substituindo o então técnico Bill Yoast (Will Patton). Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

(Adaptado de http://www.filmesdecinema.com.br/filme-duelo-de-titas-1637/)

E agora à análise:

Quanto à cultura do time e da cidade:

A sociedade é muito fechada às diferenças, o que a torna extremamente preconceituosa não só racial mas também sexualmente. Com o início da política de integração implantada na escola T.C. Williams, bem como em toda a cidade, ocorreu a dupla contaminação – o contato tumultuado entre as culturas negra e branca, o qual exigiu mudanças individuais, grupais, organizacionais e, por fim, sociais. O filme mostra que a cultura é dinâmica e muda através da comunicação, que aproxima os diferentes.

Quanto ao contexto sociocultural das relações humanas:

A cidade onde se passa o filme é de médio porte, o que permitiu a intensificação da segregação racial e o grande distanciamento entre as classes sociais. As classes sociais fortaleceram suas barreiras através da união interna. Essa sociedade, após o choque de culturas, passa a condenar também aqueles que acatam as mudanças.

Vemos, ainda, a questão familiar e religiosa no filme, mesmo que secundariamente.

Sobre os técnicos:

Herman Boone – autoritário (ditatorial). Estabeleceu uma nova ordem no time, sendo voltado para a integração (criação de um espaço democrático) e a motivação (à base de exemplos). Baseado em uma gestão de resultados positivos.

Bill Yoalt – compreensivo (flexível). Vem, no filme, para tentar equilibrar o excesso de autoridade de Boone, embora acabe aprendendo com ele a impor-se diante do time.

Ambos os treinadores eram extremistas no início, mas aprenderam a ceder um ao outro por perceberem que apenas juntos eles seriam capazes de alcançar a vitória (gestão cooperativa).

Quanto aos tipos de poder:

Existem, no filme, vários tipos de relações de poder, dentre as quais se destacam:

- Poder autoritário, coercitivo (punitivo), rigoroso – a fim de afirmação;

- Poder moderado, legitimado;

- Poder hierárquico, tanto no time quanto na sociedade.

A comunicação interna:

Inicialmente desestruturada, por falta de um líder efetivo, a comunicação vai organizando-se a partir da imposição autoritária.

A comunicação informal é utilizada como fator motivacional e de entretenimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com