TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPÍRITO SANTO

Por:   •  18/11/2018  •  Artigo  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

ESPÍRITO SANTO

INFORMAÇÕES GERAIS: O Espírito Santo é um dos quatro estados que compõem a Região Sudeste. Faz divisa com a Bahia, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Sua capital é Vitória e a cidade mais populosa do estado é o município de Serra. As cidades mais importantes são: a capital Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeira do Itapemirim. Os naturais desse estado são chamados de capixabas.

POPULAÇÃO: No Espírito Santo habita quase 2% da população brasileira. A população capixaba é de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE, o que o torna o 14º Estado mais populoso. O Espírito Santo tem 78 municípios que compartilham um território de 46.096.925 quilômetros quadrados, sendo o quarto menor Estado do Brasil. Além da miscigenação — comum em todo o território nacional — entre brancos, negros e índios, o estado contou com a participação de imigrantes alemães e italianos em sua formação étnica.

HISTÓRIA: A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo.

        Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas. Franceses, ingleses e holandeses promoveram diversas invasões na região, que era parte do território baiano.

        Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.

        Foi em 1810, que o Espírito Santo adquiriu autonomia. Em 1823, a região passou a atrair imigrantes alemães, suíços, açorianos e holandeses.

        Após o fim da escravidão, em 1888, imigrantes italianos também integraram as correntes migratórias que tiveram o pico entre 1892 e 1896. Os italianos contribuíram para a retomada do crescimento das lavouras de café.

        O desempenho agrícola é que originou o nome capixaba, que na língua tupi significa terra boa para lavoura.

ECONOMIA: Economicamente, o estado se apoia nos setores de agropecuária, serviços e indústria. Na capital localizam-se os portos de Tubarão e Vitória, dois dos mais movimentados do Brasil. A agricultura é baseada no cultivo de arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, legumes e diversas frutas. O Estado é o segundo maior produtor de café do Sudeste, atrás apenas de Minas Gerais. A área industrial é responsável por mais de 34% do PIB. O Espírito Santo é um grande exportador de granito, ferro e aço, além de ser o segundo maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil, com produção inferior apenas à do Rio de Janeiro.

RELEVO: Ao longo da costa, o estado se encontra em uma faixa de planície responsável por mais de 40% da área total, entretanto a variação das altitudes é grande. O relevo é dividido em duas diferentes altitudes: Baixada Espírito-Santense e Serra do Castelo (essa última com as maiores altitudes). Possui dois climas, o tropical chuvoso, que está presente nas baixas altitudes, e o mesotérmico úmido, observado na região sul. O Espírito Santo já teve sua área totalmente coberta pela floresta tropical, mas devido ao desmatamento e à ocupação humana, hoje o estado possui poucas áreas preservadas.

CULTURA: O Espirito Santo possui uma grande diversidade cultural. Fruto da mistura entre negros, índios, portugueses, imigrantes italianos e alemães, a cultura popular é a soma das várias expressões desses povos e é expressa nas manifestações surgidas ou reinventadas. Uma dessas manifestações que tornou-se marcante na cultura do estado é a capoeira. A Folia de Reis é outro forte movimento cultural, um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações católicas do Natal.

TURISMO: A disponibilidade de riquezas naturais do Espírito Santo permite a ampla exploração do ecoturismo. Entre os principais pontos turísticos estão as praias, picos, a gruta da Onça – na Mata Atlântica –, a Ilha do Frade e a Ilha do Boi. Todos localizados em Vitória, onde também está o Parque Moscoso.

        O Estado também oferece piscinas naturais para tratamento em águas termais e um vasto patrimônio cultural. São museus e construções do período colonial que resistem ao tempo. Entre os destaques está Guarapari, surgida a partir de uma missão fundada pelo Padre Anchieta, em 1585.

CULINÁRIA: O Espírito Santo é um dos estados que compõem a Região Sudeste e é um dos menores estados do Brasil. Apesar disso, seu território pequeno é inversamente proporcional à sua cultura, em especial à sua culinária. Grande parte da sua área está banhada pelo Oceano Atlântico, e por conta disso muito dos ingredientes usados em seus pratos típicos vêm do mar. Possui uma mistura de culturas que se refletem na sua gastronomia: índios que moravam no litoral antes dos colonos aparecerem, portugueses que colonizaram a região e também africanos que foram trazidos como escravos. Veja alguns dos pratos típicos do Espírito Santo:

TORTA CAPIXABA

A torta capixaba, apesar do nome sugestivo, é, na verdade, uma fritada de frutos do mar. Camarão, siri desfiado, sururu, ostra, bacalhau e palmito compõem sua receita. Como é um prato sem nenhuma carne vermelha, é muito frequente nas mesas de almoço da Sexta-Feira Santa, mas é apreciado em todas as épocas do ano.

[pic 1]

MOQUECA CAPIXABA

A moqueca também é um dos pratos típicos do estado, está muito presente na mesa dos capixabas. A diferença entre essa receita e a da moqueca servida na Bahia é que no Espírito Santo não é usado azeite de dendê nem leite de coco para se fazer a moqueca.

[pic 2]

MUMA DE SIRI

O siri é um dos ingredientes característicos do Espírito Santo, e desde a captura até o preparo do crustáceo, os capixabas mantêm tradições que vêm dos indígenas. Nesta receita entram tomate, cebola e um tempero que inclui o urucum, tipo de fruto típico da América Tropical.

[pic 3]

CARANGUEJADA

Os caranguejos são frutos do mar muito usados como ingredientes na gastronomia capixaba, e em torno dele também são mantidas tradições até mesmo na hora da captura. A caranguejada é um prato delicioso e quase uma necessidade para quem gosta de caranguejo.

[pic 4]

Muxá ou lelê

O muxá, também chamado de lelê, é um tipo de doce feito com milho, mais especificamente a canjiquinha do milho. Tem o aspecto de um bolo granuloso e úmido, e possui um gosto muito semelhante a um cuscuz de tapioca, principalmente por conta do coco usado na receita.

[pic 5]

Peroá frito

Esse pescado é outra marca da culinária do Espírito Santo, sendo um dos peixes mais vendidos. Servido frito e acompanhado de uma cerveja, o peroá é uma das sensações não só do Espirito Santo, mas de toda a Região Sudeste.

[pic 6]

CURIOSIDADES:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com