TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – LICENCIATURAS

Por:   •  2/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

CONSÓCIO CEDERJ / CECIERJ

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – LICENCIATURAS

COORDENADOR: ALLAN DAMASCENO

TUTORA A DISTÂNCIA: MÔNICA PEREIRA

AVALIAÇÃO – AP2 (2019/2º)

Relatório Final

LICENCIATURA: Turismo

PÓLO:

ALUNO(a):

MATRÍCULA: UFRRJ

MATRÍCULA: CEDERJ

Introdução

     O trabalho apresentado tem como objetivo o relatório final das atividades de Estágio Supervisionado I, realizado no período de setembro a novembro de 2019, no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, localizado na Rua Mariz e Barros 273 A – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro.

    Fundado como Ginásio Estadual Antônio Prado Júnior, sua inauguração é datada de 24 de janeiro de 1963, período da gestão de Carlos Lacerda, então Governador do nosso Estado, na época Estado da Guanabara.

    A abertura do Ginásio indicava novos rumos para o cenário educacional dos anos sessenta. A construção do novo prédio decorreu da necessidade de abarcar alunos excedente dos exames de admissão do Colégio Pedro ll, realizado no ano de 1966, em 29 de maio de 1967, dia da inauguração da edificação o Ginásio é transformado em Colégio, expandindo para três turnos, o novo prédio, com três andares e 22 salas de aula, apresentava capacidade para 66 turmas, acolhendo cerca de 2.600 alunos.

    O Colégio Estadual Antônio Prado Júnior oferece cursos de Ensino Médio Regular, Ensino Técnico profissionalizante em Turismo e NEJA. O corpo docente possui 150 professores e a escola atende 1861 alunos, sendo 1.586 do Ensino Médio, 150 do Curso Técnico e 125 do NEJA.

    A Gestão escolar é composta por:

Diretora Geral: Ana Maria Conde Pinto 

Diretora Adjunta: Cléa Valéria Chantre Farias 

Diretor Adjunto: Vago 

Diretora Adjunta: Elizabeth Cristina Ewbank Vasconcellos 

Coordenadoras pedagógicas: Tânia Pacheco – Ana Luzia Porto

Orientação educacional: Andrey Santos Pimentel Machado

Assistente Executivo: Danielle Domingos Soares

    O curso de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro concedido pelo Consócio CEDERJ, apresenta quatro etapas de estágio, sendo primeiro o estágio supervisionado I, que consiste na avaliação, observação e pesquisa da escola.

Clipping

[pic 3]

Fonte: Jornal O Globo de 11/11/19

Atividades Realizadas

    As atividades direcionadas ao estágio estão divididas por etapas, onde cada parte possui tarefas específicas. Essas tarefas têm o intuito de fazer com que o estagiário venha interagir e aprender mais sobre o mundo escolar. Assim, adquirindo experiência e novos conhecimentos para a sua formação profissional.

    Atividade I - Busca conhecer melhor as condições materiais de trabalho na escola, é uma observação do espaço físico, dependências, recursos materiais e mobiliário básico.

    Atividade II - Observar a estrutura organizacional com objetivo de entender como funciona a escola, os tipos de segmentações que ela atende e como é organizada a equipe pedagógica.

    Atividade III - É a pesquisa sobre os profissionais da escola, busca entrevistar o corpo docente para mais informações pessoais sobre faixa etária, formação, tempo de magistério, tempo na escola, etc.

    Atividade IV - Pesquisa sobre a clientela da escola visa informar dados gerais quantitativos e dados psicossocioculturais para saber se há algum índice de problemas e como a clientela se comporta na escola.

    Atividade V - Pesquisa sobre currículo da escola, buscar toda documentação disponível que informe sobre questões de carga horária, documentação, atividades extracurriculares, aspectos culturais e educacionais.

    Atividade VI - Observação do Conselho de Classe/Observação de Reunião de planejamento pedagógico. A observação do conselho de classe/reunião consiste em avaliar aspectos gerais do debate sobre problemas e possíveis soluções. Importante momento onde o estagiário observa pontos importantes numa condução de debates do colegiado escolar.

    Atividade VII - Observação de evento/atividade é o momento de analisar o comportamento dos alunos na participação e desenvolvimento de um evento/atividade, seja dentro ou fora do ambiente escolar, como um passeio ou uma feira cultural na própria escola.

    Atividade VIII - Enquete é uma pequena pesquisa a ser feita, que possibilita o estagiário questionar algumas curiosidades e obter opiniões de diferentes atores do ambiente escolar. Seja realizada com alunos, professores e pessoas que vivam no ambiente escolar, buscando obter opiniões e dados sobre diversos temas.

   Atividade IX - Entrevista é para formular algumas questões para determinada pessoa e pode abordar qualquer tema relacionado à escola. O entrevistado pode ser professor, aluno ou até mesmo o responsável do aluno. A entrevista deve seguir de forma espontânea, visando obter respostas sem que o entrevistado seja induzido. Para que seja realizada, deve ser planejada e revisada para que o resultado seja o melhor possível.  

  Atividade X - Confecção de Clipping é a última atividade e propõe a busca por matérias sobre educação. O clipping deve reunir diversos assuntos da educação e expor ideias e opiniões sobre elas. O material deve ser de jornais, revistas, sites e artigos sobre educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (313.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com