TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aprendizado E Desenvolvimento De Crianças Com Síndrome De Down

Por:   •  9/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SÃO MARCOS – FASAMAR

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

                                 DAIENE PARENTE CARMO

                            CPF: 006.257.121-45

APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM

SÍNDROME DE DOWN

                                                    Nova Olinda – TO

2022

FACULDADE SÃO MARCOS – FASAMAR

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

DAIENE PARENTE CARMO

APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM

SÍNDROME DE DOWN

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de pós graduação em psicopedagogia institucional e clínica.

                                                  Nova Olinda-TO

2022

               APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM

SÍNDROME DE DOWN

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

RESUMO

          Este estudo propõe um aprofundamento das causas, dificuldades e dos preconceitos enfrentados pelo portador de Síndrome de Down. Bem como, uma reflexão acerca da importância da educação inclusiva para todo e qualquer portador de necessidades especiais.

          O tratamento metodológico contou, sobretudo, com pesquisas bibliográficas, de campo e entrevistas com profissionais da área, visando sempre uma melhor compreensão da Síndrome para, cada vez mais, facilitar a vida do ser humano com essa limitação, estimulando-o à autoconfiança e ao processo ensino- aprendizagem. Descobriu- se com esse estudo, que a Síndrome de Down é uma alteração genética causada por erro na divisão das células durante a formação embrionária. Conclui-se que os desafios enfrentados pelo portador dessa Síndrome são muitos, mas o acolhimento, seja no ambiente familiar e/ou escolar, contribui para a interação e integração desse indivíduo no seio da sociedade.

PALAVRAS CHAVE: Síndrome de Down, Causas, Desafios, Inclusão, Educação.

E-mail: parentecarmo@hotmail.com

1.INTRODUÇÃO

             Este trabalho propõe um estudo sobre a educação inclusiva, tendo como foco principal a Pessoa com Síndrome de Down, sendo esta, uma alteração genética, que afeta diretamente o desenvolvimento do indivíduo, através de um cromossomo extra.

            O intuito do trabalho é ampliar nossos conhecimentos sobre sua causa científica, preconceitos, diagnóstico e o desenvolvimento psicológico educacional e social da pessoa com Síndrome de Down, bem como, à sua maneira específica de viver, com as suas particularidades.

           A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo e entrevistas com alguns profissionais da APAE de Nova Olinda – TO. Foi entrevistado o psicólogo Leandro Silva que faz parte do corpo clínico da APAE, cujo relato esclarece que os trabalhos realizados no desenvolvimento do portador da Síndrome de Down são realizados através da estimulação em todas as áreas, os conteúdos são desenvolvidos de acordo com o ritmo e evolução de cada aluno dentro do currículo funcional. Segundo o psicólogo da APAE, a estimulação precoce tem relação com suas próprias necessidades.

2. SÍNDROME DE DOWN

Durante os dois primeiros anos de vida da criança, ocorrem as conquistas motoras ou de linguagem mais marcantes: o sentar, o engatinhar, o andar, os primeiros dentes, as primeiras palavras. A expectativa criada em torno destes acontecimentos gera certa ansiedade nos pais. É a fase em que os avós, os parentes e amigos começam a fazer perguntas e comparar o desenvolvimento da criança com síndrome de Down com outras crianças. É importante que os profissionais possam esclarecer e tranquilizar a família no sentido de respeitar o ritmo de desenvolvimento individual. Crianças com síndrome de Down podem andar, fala e realizar inúmeras atividades. Os pais dessas crianças podem encontrar maior dificuldade em responder positivamente ao seu filho, tanto por uma instabilidade emocional como por não compreender seu ritmo, pois o desenvolvimento da criança não corresponde, na maioria das vezes, as fases iniciais do indivíduo. Cabe, portanto, ao profissional que atende a família, intermediar em alguns momentos esta relação entre pais e filhos, procurando acima de tudo preservar a naturalidade e espontaneidade desse relacionamento. Quando esse equilíbrio for alcançado, a criança certamente reagirá melhor a estimulação específica, havendo consequentemente maiores progressos no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na aquisição da linguagem e nos aspectos cognitivos

            A sequência de desenvolvimento da criança com síndrome de Down geralmente é bastante semelhante à de crianças sem síndrome e as etapas são grandes, embora em um ritmo mais lento esta demora para adquirir determinadas habilidades pode prejudicar as expectativas que a família e a sociedade tenham da pessoa com síndrome de Down. Durante muito tempo estas pessoas foram privadas de experiências fundamentais para o seu desenvolvimento porque não se acreditava que eram capazes. Todavia atualmente já é comprovado que crianças e jovens com síndrome de Down podem alcançar estágios muito avançados de raciocínio e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (274.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com