TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Programação de Lazer no Hotel Escola da UFRRJ

Por:   •  28/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Hotelaria

Recreação e Lazer

Docente: Dan D’onofre

Planejamento de Programação de Lazer no Hotel Escola da UFRRJ

Cesar Yuri de Oliveira Nunes / 201548006-2

João Antônio Scotton / 201348016-2

Seropédica/RJ

Junho/2017

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é tratar da necessidade de criar uma programação voltada para o lazer no Hotel Escola durante uma semana, localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na cidade de Seropédica. Para montar essa programação de lazer, foi preciso ter uma base de estudo que indicasse o público que se hospedaria no Hotel Escola, e assim elaborar as atividades, de maneira que sejam desenvolvidas para atender todos os hóspedes. As atividades propostas nas áreas externas estarão sempre relacionadas ao contato com a natureza, para que não se perca o que a UFRRJ tem de mais bonito, que é essa imensa área verde e todo esse clima rural. E também procuram se relacionar com os demais cursos que a Universidade oferece, possibilitando assim uma interação maior de todos os discentes com o Hotel Escola

Metodologia

Este estudo se caracteriza como exploratório, pois estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formação de hipóteses (Cervo e Silva, 2006). Este tipo de pesquisa é muito utilizado para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, para que haja uma maior compreensão e precisão.

Breve histórico do Hotel Escola e sua relação com a UFRRJ e Seropédica

O município de Seropédica faz parte da Microrregião de Itaguaí, e possui uma população de aproximadamente 83,667 habitantes (Censo IBGE/2010). Dentro do município, está localizada a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde possui o maior campus da América Latina, e conhecida assim, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país. A estrutura do campus conta com 12 institutos distintos, e dentro do mesmo, foi construído um Hotel Escola que começou a ser desenvolvido no final do ano de 2010, e visava como projeto inicial um hotel sustentável divido em 3 setores, sendo: Alimentos e Bebidas, Recepção e as UHs, com um número de 50 UHs. O objetivo de criar um Hotel Escola dentro da Universidade, é promover a interação entre a teoria e a prática que possam a vir ser desenvolvidas para o crescimento profissional e vivenciar a realidade do mercado.

O Hotel está construído, porém ainda não está em funcionamento. A data prevista de de inauguração era para esse ano de 2017, pois o governo responsável pelo município, reduziu gastos que eram destinados ao projeto. Outra informação pertinente, é que existia uma dificuldade quanto a construção do Hotel, estava relacionada ao solo, que devido às suas características dificultaria a existência de uma construção desse porte, por isso, ele foi construído entre o Instituto de Geologia e o Instituto de Tecnologia. A relação do Hotel Escola com o município de Seropédica é que ele poderá acolher tanto discentes da universidade, palestrantes, docentes, parentes de discentes, quanto a comunidade local.

Atividades

1 – Caminhada Ecológica 

Com o intuito de promover ao hóspede a proximidade com a natureza e propor a ele um momento de contato com a mesma, esse passeio tem como objetivo fazer com que eles compreendam a importância de se preservar o meio ambiente para manter o equilíbrio ecológico e assim favorecer a preservação da biodiversidade brasileira e reconhecer que o mau uso do meio pode causar danos irreparáveis a natureza e ao próprio homem. A princípio essa atividade seria sem custos, pois já existe toda a estrutura dentro da Universidade que a torna viável.

2 – Partida de Vôlei

Visando a interação entre o hóspedes e a prática de atividades físicas, haverá em nosssa programação uma partida de vôlei, que acontecerá no Ginásio da Universidade e será ministrada por 2 alunos e profissionais do curso de Educação Física da Universidade. O custo desta atividade é de 2 diarias de 100 reais

3 – Tour Pedagógico

Com o objetivo de fazer o hóspede conhecer a história da Universidade e explorar todo o seu espaço, a proposta do Tour pela rural se daria através do ônibus que a Rural possuí, que comporta até 30 pessoas e guiado pelo motorista da própria Universidade e com um guia do curso de História ou do curso de Turismo, tal guia deverá ter o conhecimento da história e estrutura da faculdade. Ao longo do Tour que terá duração de aproximadamente de 2 horas, o participante dessa atividade irá se habituar a todo ambiente ruralino e irá adquirir conhecimento da história dessa universidade centenária.

 O Tour terá como rota a saída do Hotel Escola e passará pelo Instituto de Tecnologia, Departamento de Geografia, Instituto de Zootecnia, Prefeitura Universitária, Biblioteca Central, P1, Lago do I.A, Instituto de Agronomia, Floresta, Hospital Veterinário, Instituto de Veterinária, Instituto Biologia, PQ, PQ’, PAT, voltando assim pro Hotel Escola. Haveria uma pausa no Lago do I.A. para a contemplarem a vista do por do Sol. O custo desta atividade é de: diária do guia 150 reais + diária do Motorista 170 reais.

4 – Workshop de Cozinha – Doces de Compota

Essa atividade será oferecida pelo Hotel Escola em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos, no qual o hóspede aprenderá sobre os cuidados de higiene na produção, instalações e equipamentos necessários, sanitização dos utensílios, aspectos relevantes sobre o processo do negócio em questão, receitas e muito mais. O Workshop dispõe de 15  vagas. O custo desta atividade é de 45 reais por pessoa.

5 – Cine Casulo

Já tradicional dentro da universidade, o cine casulo entra na nossa programação a fim de trazer para o público enriquecimento cultural através de filmes antigos de grande renome e relevância para a história mundial. Esta sessão de cinema, que ocorrerá às terças feiras no período da noite no Auditorio Gustavo Dutra, é uma oportunidade para o hóspede relaxar e curtir uma verdadeira noite ruralina. Atividade sem custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (211.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com