TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES SOCIAIS FOCADAS NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DO SETOR TURÍSTICO

Por:   •  10/12/2018  •  Artigo  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

REDES SOCIAIS FOCADAS NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

DO SETOR TURÍSTICO

Paulo Henrique Garcia*

*Graduando em Turismo e Hotelaria pela União das Faculdades dos Grandes Lagos e Pós Graduando em Gestão de Turismo e Eventos pela Universidade Paulista – S.J. Rio Preto, SP, 2016.

Resumo: Não existe mais algo que não se pode fazer ou conhecer através da Internet. E as empresas são cada vez mais conscientes disto. Com o presente estudo de investigação se defende a hipótese de que as ferramentas 2.0, mais concretamente, as redes sociais, devem ser um elemento chave em toda estratégia empresarial do setor turístico de uma determinada localidade, caracterizado por ser um dos setores em que se resulta mais importante a consideração desta nova ferramenta na hora de conduzir uma estratégia empresarial no mercado. Os objetivos deste presente estudo é um de conduzir um estudo mais completo, realizando-se uma análise das redes sociais e do setor turístico, relacionando-se ambos conceitos com o objetivo de analisar a influência que tem as redes sociais sobre a estratégia empresarial das empresas turísticas, demonstrando-se como resultados sua importância e necessidade indiscutível em todo processo em nível comunicativo, marketing, atenção ao cliente e recrutamento de pessoal. A metodologia utilizada neste estudo é a revisão bibliográfica, já que o presente estudo foi redigido através da leitura, compreensão e paráfrase de materiais desenvolvidos por especialistas da área de tecnologia e turismo. Conclui-se que, hoje em dia, graças à evolução de novas tecnologias e da Internet, as redes sociais on-line configuram-se como um recurso que cada vez mais as empresas utilizam, principalmente no setor turístico, a fim de cumprir com a estratégia empresarial, seja no nível de comunicação, marketing, atenção a clientes e recrutamento de pessoal.

Palavras-chave: Redes Sociais. Turismo. Estratégia Empresarial. Turismo 2.0.

Abstract: There is no longer anything that can not be done or known through the Internet. And companies are becoming more aware of this. With the present research, the hypothesis is defended that tools 2.0, more specifically, social networks, should be a key element in any business strategy of the tourism sector of a given locality, characterized by being one of the sectors in which it is more important to consider this new tool when conducting a business strategy in the market. The objectives of this pre-study are to conduct a more complete study, analyzing the social networks and the tourism sector, relating both concepts with the objective of analyzing the influence that social networks have on the entrepreneurial strategy of tourism companies, demonstrating as results its importance and indisputable need in all processes in communication, marketing, customer service and recruitment of personnel. The methodology used in this study is the bibliographical review, since the present study was written through the reading, com prehension and paraphrase of materials developed by specialists in the area of technology and tourism. It is concluded that nowadays, thanks to the evolution of new technologies and the Internet, online social networks are becoming a resource that more and more companies use, mainly in the tourist sector, in order to cum -prir with business strategy, be it in the level of communication, marketing, customer service and recruitment of staff.

Keywords: Social Networks. Tourism. Business strategy. Tourism 2.0.

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, para as empresas, a comunicação se configura como um dos principais pilares de sua estratégia empresarial. A Internet é considerada como meio ideal para alcançar o nível de personalização da mensagem e como forma que permite interagir com o destinatário, com o objetivo de satisfazer as expectativas do consumidor. As redes sociais online representam um recurso que as empresas buscam cada vez mais para atender a estratégia de atingir seus objetivos; publicidade, atendimento ao cliente, imagem de marca, recrutamento de pessoal, entre outros (GOMES, MONDO, 2016)

A evolução da presença das empresas nas redes sociais tem ocorrido graças à evolução das novas tecnologias, o que tem provocado tanto quanto em pessoas ou consumidores, como em empresas, que se adaptem a essa nova forma de comunicação. A evolução vivenciada pelas mídias sociais, significa que o usuário deixou de ser um mero destinatário de conteúdo, para gerar, editar e até compartilhar com sua comunidade, dando origem a um novo cenário em que o usuário está no centro do processo de publicidade; o conhecido fenômeno da Web 2.0 (SOUSA, 2014).

O objetivo do presente estudo é o analisar a influência que tem as redes sociais sobre a estratégia empresarial das empresas turísticas, demonstrando-se como resultados sua importância e necessidade indiscutível em todo processo em nível comunicativo, marketing, atenção ao cliente e recrutamento de pessoal. A delimitação do tema ser dará através das aproximações sobre a evolução da comunicação turística; explicações sobre as redes sociais adaptadas ao setor turístico; demonstrações sobre as funções das redes sociais como instrumento para a estratégia empresarial no setor turístico (como ferramenta de atenção ao cliente, como instrumento de recrutamento de pessoal).

O procedimento metodológico utilizado foi a revisão de bibliografia, ou seja, as referências utilizadas foram lidas, compreendidas e parafraseadas dando origem a um texto original, porém baseado nos autores selecionados e especialistas na área de tecnologia e turismo. As referências utilizadas foram encontradas através de pesquisas em banco de Dados do Google e do Google Acadêmico através de descritores, tais como “redes sociais”, “turismo”, “estratégia empresarial”; “turismo 2.0”, “tecnologia”, entre outros relacionados. Os critérios de escolha destas referências foram aqueles que mais se aproximassem ao tema aqui abordado, além de referências mais atualizadas e mais recentes, datando de 2010 a 2018.

1.1 PROCEDIMENTOS METODOLóGICOS

O presente projeto trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa e utiliza da revisão de bibliografia como procedimento metodológico. As referências utilizadas foram reunidas, lidas, interpretadas e utilizado de paráfrase para a construção de um texto original, sempre se baseando nos autores consultados.

As referências foram encontradas no Banco de Dados do Google e do Google Acadêmico através dos descritores “redes sociais”, “turismo”, “estratégia empresarial”, entre outros descritores relacionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (314.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com