TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento de Marketing Para o Desenvolvimento De Uma Empresa/Organização

Por:   •  25/9/2015  •  Artigo  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

A Importância do Planejamento de Marketing Para o Desenvolvimento De Uma Empresa/Organização

FACULDADE FACEL

Curso de Pós-Graduação em Marketing

Carlos Filipe Klahold

Data de início: 15/02/2014

Disciplina: Planejamento de Marketing

Data da Entrega: 24/09/2015

Introdução

Para adotar uma estratégia de marketing é necessário elaborar um plano de marketing, definindo a forma de penetração e de permanência no mercado e identificando oportunidades promissoras de negócio.

Tendo em conta que o princípio fundamental do marketing é a satisfação das necessidades dos clientes e a efetivação do consumo do produto/serviço, o planejamento é uma peça chave para alcançar o sucesso. A criação de um plano de marketing objetiva orientar as estratégias das empresas e instituições interessadas em ser mais efetivas e eficientes nas atividades relacionadas ao marketing.

1 Planejamento de Marketing

Na perspectiva de Tocquer, et al (1999, p323), “o processo de planejamento estratégico de marketing tem três fases a primeira é a análise estratégica, a segunda as decisões estratégicas e a terceira o plano.”

O Plano de marketing é um documento que contém o detalhamento das ações necessárias para atingir os objetivos de marketing, as estratégias, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano. Pode ser utilizado tanto para produtos quanto para serviços e usualmente seu ciclo tem validade de um a cinco anos.

Segundo Helfer et al (1996, p436), “o plano de marketing é o documento escrito que, com base nos objetivos comerciais da empresa, especifica, para um dado período de tempo, a política comercial de conjunto”.

Embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing pois seria um erro não responder às necessidades dos clientes ou ser engolido por um concorrente somente por não dispor de informações.

2 Etapas que compõem um Plano de Marketing

Um plano de marketing é comumente composto das seguintes etapas: Situação atual de marketing, Análise de oportunidades e ameaças, Objetivos, Estratégia de Marketing, Plano de ação, Demonstrativo de resultados projetados, Controle e Realimentação.

2.1 Situação Atual de Marketing

A maior parte dos mercados é grande demais para que uma empresa possa fornecer todos os produtos e serviços necessários a todos os compradores daquele mercado. Por isso, deve-se avaliar as tendências de evolução do mercado e a posição atual e potencial da empresa dentro desse contexto, levando em conta as variáveis externas e internas à empresa.

Segundo Kotler (1998), pesquisa de marketing é a "função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações – estas usadas para identificar e definir oportunidades e ameaças do mercado; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing; e melhorar o entendimento do marketing como um processo”

Os mercados variam no seu grau de heterogeneidade em variáveis como idade, sexo, renda e profissão por exemplo, então, ao querer entrar no mercado, a empresa deve tomar algumas decisões, determinando aqueles atributos por meio dos quais identificará a possível existência de segmentos de mercados distintos, ou seja, identificar grupos de compradores com diferentes desejos ou necessidades de compra. As características para a diferenciação são divididas em geográficas, demográficas e psicológicas e o diagnóstico deve ser feito em três níveis: Mercado, Concorrência e Empresa.

2.2 Análise das Oportunidades e Ameaças

Feito o diagnóstico, o passo seguinte é fazer uma síntese das informações para permitir a utilização delas. Utiliza-se com esse intento a análise SWOT, detectando os pontos fracos e pontos fortes, internos à empresa, e as oportunidades e ameaças, externos à empresa.

De acordo com Nunes et al (2001, p116), "a análise SWOT é uma técnica analítica, do tipo check – list que consiste em analisar o ambiente externo e interno da organização através duma série de parâmetros relativos às oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da organização”.

Verificar Oportunidades pode ser, por exemplo, questionar se o mercado mostra interesse em um determinado tipo de produto que a empresa ainda não produz mas tem capacidade para desenvolvimento com qualidade e preço, se existem parceiros no mercado dispostos a lançar e distribuir o produto, se existe um cliente disposto a comprar uma grande quantidade do produto.

Entre as ameças, podemos citar o lançamento de um produto concorrente similar, com a mesma qualidade, mas com preço mais baixo, ou se os consumidores estão comprando em lojas onde empresa tenha pouca participação ou se os concorrentes lançaram alguma promoção imbatível.

Além disso, é importante conhecer os pontos fortes e fracos da empresa.

2.3 Objetivos

Os objetivos representam a razão de ser da empresa e para onde devem convergir todos os esforços. Os objetivos podem ser subdivididos em metas, que são os alvos específicos a serem alcançados. Todos o plano tem como condição fundamental o cumprimento dos objetivos.

2.4 Estratégia de Marketing

A estratégia de marketing apresenta a abordagem ampla e o rumo geral que se pretende imprimir aos métodos usados para atingir os objetivos do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com