TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME A ONDA

Por:   •  9/6/2022  •  Abstract  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

O filme se passa em uma escola de ensino-médio em que o treinador de Polo aquático, Rainer, é ordenado a dar aula sobre autocracia, no decorrer da aula ele decide fazer um experimento com sua turma. Esse experimento tinha o objetivo de mostrar algo que os alunos acham impossível, que era a implantação de uma nova ditadura.  

Para demonstrar que, com as influências certas, um povo pode sim, ser conivente com um governo totalitário, o professor propõe regras que buscavam colocar os alunos em um movimento fictício criado pelo professor e denominado a Onda. Assim, facilmente os alunos aceitam o experimento proposto pelo professor e passam a usar inclusive uniformes e se cumprimentarem com um cumprimento próprio (sinal de onda) e até criando um site e um logo. No entanto, o sentimento de lealdade e igualdade gerado por essas ações implicam também em um sentimento de superioridade que levou o experimento a desastrosas consequências, O grupo se expande para alunos além da turma, percebemos que o experimento sairia do controle quando o grupo decide sair pela cidade e vandalizar e espalhar o logo da Onda.

No fim do filme Após uma confusão entre os alunos do movimento e os do outro curso, em um jogo de polo aquático, o professor decide acabar de vez com A Onda e admite que tomou proporções inesperadas. Reunindo todos os alunos no dia seguinte procurou estratégias para convencê-los do caos que a situação havia se transformado. Discursou, para a euforia de todos, que A Onda não poderia acabar, pois com ela iriam mudar os rumos da Alemanha. Um dos alunos não aceitando tal ideia foi levado, à mando do professor, até o palco, que perguntando aos demais o que fazer com o traidor ouviu que deveria expulsá-lo do grupo. Com isso demostrou aos alunos o quão perversa e manipuladora é a autocracia e depois acrescentou que já estava na hora de dar um basta na brincadeira que virara realidade. Porém um aluno não aceita o fim do grupo, pois aquilo se tornou sua vida. Tim saca uma arma, o aluno que antes de integrar o grupo sofria bullying e que no decorrer do filme mostra que tem problemas com sua autoestima, sacou uma arma atirando em um dos seus colegas. Após ser convencido pelo professor de que se ele o assassinasse o movimento ficaria sem líder o aluno psicótico atira na própria boca e se mata. O professor Rainer é preso depois do acontecimento e culpado pela confusão ocorrida.

Na minha opinião o filme mostra o quão fácil é influenciar um grupo de pessoas “normais” a se tornarem um grupo radical que descrimina e exclui quem não está de acordo com as ações do grupo também mostra que não há época para instaurar uma ditadura, O que chama atenção é que em alguns momentos você se sente atraído pelo discurso populista e pela ideia de união  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com