TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Marketing Turístico

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Sociedade de Ensino Regional Ltda.

Colégio SOER

Autorização do Colégio SOER - Portaria DRE 27/03/2007, Publicado DO 28/03/2007

Credenciado e autorizado em Educação a Distância - CEE/SP - Parecer 250/10

Autorização dos Cursos de EJA Fundamental e Médio/EAD - CEE/SP - Parecer  49/12

Recredenciado - CEE/SP - Parecer 168/16  /  Portaria CEE-GP nº 163/16

Rua Ipiranga, 681 – Nova York – Araçatuba/SP, CEP: 16018-305

Fone/Fax  (18) 3625-6960/ 3117-7481/ 3117-7482

www.colegiosoer.com.br  /    contato@colegiosoer.com.br

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo Nacional Brasil/América do Sul

Nome: Alyni Maciel Amador

Turma: T.G.T. - 036

RA: 16014

Trabalho de Marketing Turístico

Belém

2019

Um conto popular muito conhecido entre os profissionais do marketing é que “a galinha vende mais ovos que a pata, porque ao por um ovo, ela grita, enquanto que a pata fica quietinha”.

Esta é uma das estratégias do Marketing.

Abaixo seguem a descrição de 03 (três) habilidades para os seus clientes em potencial como guia de turismo.

  • Comunicação eficiente

Saber se expressar durante um tour ou na apresentação dos seus serviços também é um diferencial, afinal, não é todo mundo que possui a habilidade de falar em público. Falar baixo, não ter uma boa dicção pode atrapalhar o seu serviço. Então, alguns exercícios de respiração e outros que envolvem a oratória podem ser fundamentais para você inspirar, motivar e passar a informação que deseja. Você pode se apresentar para um grupo de turistas e também para empresas que poderão contratar os seus serviços. Uma boa apresentação mostra um pouco do resultado do seu trabalho, dos seus diferenciais.

A Comunicação efetiva é fundamental para a formação de um bom profissional, problemas entre pessoas são resultado de uma comunicação deficiente. Desenvolver as habilidades de comunicação efetiva: como escutar, de que maneira falar para que outras escutem, como entender os outros antes de tentar ser entendido, como fornecer e receber avaliações, e como desenvolver entrosamento com clientes.

Especialmente nas profissões que trabalham com público, comunicar-se bem é essencial para que entender as demandas do cliente e poder auxiliá-lo sem confusão. Essa qualidade precisa ser desenvolvida tanto para conversas pessoais, quanto para contatos por telefone e e-mail. No setor de turismo, ter uma boa comunicação é ainda mais importante, pois se você sabe dar informações com clareza e objetividade, você transmite confiança ao seu cliente. Dessa forma, é possível dialogar com a pessoa sobre sua programação de viagem, roteiros e lugares interessantes, garantindo mais vendas a você e satisfação ao cliente.

Para obter sucesso na vida, as pessoas precisam ter bons relacionamentos. Para tal, é imprescindível uma boa comunicação. Da mesma forma que um pai e um filho não se entenderão de outro modo que não seja a conversa, em qualquer outro tipo de relacionamento (professor X aluno, patrão X empregado, vendedor X cliente, etc.) a comunicação é fator determinante de sucesso. O guia deve procurar se colocar no lugar do seu interlocutor, pois a empatia é peça fundamental do quebra-cabeça chamado comunicação. Deve entender as suas necessidades, e os seus desejos, para que a sua fala as preencha.  Ele procurará estar informado sobre os principais assuntos da atualidade. Ninguém precisa ser especialista em todas as áreas (até porque seria impossível), mas todos devem saber conversar sobre tópicos importantes e atuais de interesse geral.  Deve manter uma postura corporal e tom de voz adequados à situação. É preciso lembrar-se que o corpo pode falar mais do que mil palavras – até mesmo as roupas utilizadas podem causar interferências no processo comunicativo. Numa comunicação efetiva, as palavras representam 7%, o tom de voz 38% e a postura e linguagem corporal 55%. O guia procurará falar de forma clara e objetiva mantendo um tom de voz constante, podendo alterar o mesmo em momentos no qual a atenção esteja dispersa.  Ele evitará generalizações, lembre-se que mesmo quando dados estatísticos comprovam a veracidade de uma hipótese a sua representatividade da realidade não chega a 100%. Frases com palavras taxativas como “nunca”, “sempre”, “é a verdade”, etc. devem ser amenizadas, como “nem sempre”, “geralmente”, “na maioria das vezes é/não é verdade”, etc.

  • Dominar o Marketing Pessoal e digital

O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que deem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.

Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal, são fundamentais, porque acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento pessoal e o sucesso é apenas consequência de se procurar sair do primário da vida. Para realizar um Marketing Pessoal gratificante em todos os sentidos da vida, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com