TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volto ao Anoitecer - Resenha

Por:   •  13/8/2019  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  11.478 Visualizações

Página 1 de 3

O livro Volto ao anoitecer conta a história de Adam, um menino judeu que durante a Segunda Guerra Mundial teve de se esconder em uma floresta devido ao genocídio nazista contra os judeus.

A mãe de Adam o leva para a floresta, deixando-o lá e fazendo a promessa de que voltará ao anoitecer. Adam encontra na floresta Thomas, um garoto que estudava na sua turma e que sua mãe também havia deixado na floresta para que conseguisse esconder seus avós. Os dois decidem esperar por suas mães juntos. Quando anoitece suas mães não voltam e, isso se repete por várias noites.

Adam conhecia muito bem a floresta e tudo que existia nela, enquanto Thomas teve que aprender tudo para conseguir sobreviver. Adam acreditava que a floresta tinha muitas dádivas que iriam os ajudar e tinha muita fé em seu Deus.

Para dormir e se proteger da chuva e neve construíram ninhos em cima das arvores. A comida que eles levaram não durou muito tempo e, logo, tiveram que procurar frutas para comerem, mas elas não os deixavam satisfeitos. Em um dos dias que estavam procurando o que comer acharam uma vaca e um bezerro, de onde tiraram leite e conseguiram matar sua fome. No dia seguinte, quando retornaram onde a vaca e o bezerro estavam, ordenhando a vaca, encontraram Mina, uma menina que estudava em sua turma e, que sua mãe havia a deixado com um casal de camponeses que estavam dispostos a escondê-la em troca de um pagamento em dinheiro. Adam e Thomas suplicaram para que Mina os ajudasse, já que estavam vivendo na floresta.

Todos os dias os dois costumavam se esgueirar até a vaca e ordenhá-la e, também, praticavam exercícios. Mina se arriscava para ajudá-los e, sempre que podia, deixava para eles um pedaço de pão ou uma fatia de quiche de milho e queijo.    

Durante a noite, sempre ouviam barulhos de pessoas fugindo e tiros, e quando escutavam pessoas machucadas desciam para ajudar, mesmo sabendo que os soldados alemães estavam lá embaixo.

Um dia o cachorro de Adam, Miro, apareceu levando uma carta de sua mãe que dizia que só poderia ir pega-lo quando a guerra acabasse. Depois disso, em uma das noites Thomas gritou palavras de apoio para um judeu que estava fugindo e eles tiveram que sair do local em que estavam, já que um soldado alemão os avistou. Perto do novo lugar em que estavam abrigados encontram um camponês idoso, o qual passou a oferecer auxilio a eles, dando alimentos sempre que podia.

Em uma das noites eles encontraram Mina ferida e quase desmaiando, pois, o camponês que estava escondendo ela a espancava e a expulsou de casa. Nesta mesma noite avistaram duas pessoas andando na neve e, em seguida, reconheceram suas mães.

Não se demoraram muito, e partiram para a enfermaria do exército vermelho, onde Mina recebeu os cuidados necessários. Depois de cinco dias na enfermaria, Mina foi liberada pelos médicos. Os cinco puderam ir embora, e torcer para que os pais e avós de Adam e Thomas estivessem bem e voltassem para eles.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com