TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de um olhar crítico

Por:   •  21/9/2018  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS CAICÓ

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ESTUDO DIRIGIDO

CAICÓ

2018

PATRÍCIA ADRIANA SILVA

ANA LUIZA ALMEIDA DE AZEVEDO

TRABALHO AVALIATIVO: CURRICULO LATTES

Relatório apresentado ao Componente Curricular Fundamentos da Sociologia como requisito obrigatório para obtenção da média da I Unidade.

.

Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos

CAICÓ

2018

A construção de um olhar crítico

Situações onde ocorrem na natureza ou na vontade do individuo não interessam à Sociologia, mas sim as que estão presentes em grupos sociais ou nas ações sociais que as condiciona. Para exemplificar melhor podemos citar as eleições, uma greve onde trabalhadores lutam por melhores salários e condições de trabalho ou até de um aluno que se molda a partir da sua convivência em sala de aula e diante disso é que se passa a ser conhecido na sociedade. A Sociologia está ligada aos problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua vida em sociedade, não se limita a repetir o senso comum, mas vem para ser um conhecimento científico sobre essa realidade social. A sociologia trata o ser humano como um produto social. Nascida no séc. XIX, a Sociologia nasce como uma reação ao individualismo que até então é predominante, o homem do ponto de vista sociológico é observado a partir da sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. Diante disso a Sociologia com ciência define seu objeto de estudo – conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade, não interessa para a Sociologia o individuo isolado e sim sua interação com a comunidade.

Três foram os pensadores que definiram as bases da Sociologia, Durkheim, Weber e Marx.

Para Durkheim a sociedade prevalece sobre o homem. Ele é quem estabelece um método de estudo – esse estudo tem que ser objetivo, deve se estudar O Fato Social como coisa, esse fato ainda tem que ser geral e acontecer a todos os indivíduos no mesmo momento, tem que ser exterior ao indivíduo e ser geral. Durkheim fez um estudo sobre o suicídio para exemplificar sua tese, mostrou que existem três tipos de suicídio: Egoísta – quando é por vontade própria, Altruísta – quando a sociedade influencia o indivíduo e o Anômico – quando não se tem motivo aparente. O fato social pode ainda ser dividido em Fato Social Normal, aquele que acontece na sociedade independentemente da época (crime) e o Fato Social Patológico, aquele que acontece pontualmente na sociedade (guerras). Para ele a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O individuo aprende a seguir as normas e regras.

Weber já tinha o pensamento um pouco diferente do de Durkheim, para ele a sociedade não é algo exterior e superior ao individuo e sim pode ser compreendida como um conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Weber fala aqui de Ações sociais, que podem ser: Tradicionais - costumes e hábitos, Afetiva – estados emocionais, Racional – valores: crença em um valor importante e Racional – finalidade: práticas e objetivos. As ações sociais podem ser unilateral, quando não há troca de relação e bilateral, quando sentimento de troca é reciproco (relação social). Aqui a subjetividade é considerada, diferentemente de Durkheim, porém as analises tem que ser neutra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com