TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura de massa e indústria cultural

Por:   •  26/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura e ideologia

Cultura de massa e indústria cultural

O estudo da relação entre o cultural e o político tem sido foco de muitos teóricos das

Zé-cias Sociais que procuram compreender como as manifestações artísticas e culturais

[pic 1]-ma sociedade contestam ou reproduzem as relações de poder esta belecidas entre as        multimídia:Conteúdo

:zses sociais. Para Gramsci, a cultura popular é a arena na qual emergem novas visões        A CríticaTeoria

[pic 2]-nundo, que recebem influência das ideologias da classe dominante ao mesmo tempo [pic 3]filtram e reorganizam essas influências de forma autônoma.

No entanto, o uso do conceito de cultura de massa, associado ao conceito de indústria [pic 4] [pic 5]tem sido o ponto de partida de teorias que apontam para uma planificação da cultura, [pic 6] a consequente restrição das possibilidades individuais de interpretar, de escolher e até --—-no de pensar. A principalxeferência para esse tipo de abordagem está na teoria crítica [pic 7]7heodor Adorno e Max Horkheimer, pensadores alemães ligados à Escola de Frankfurt.

Respostas e orientações: Conteúdo multimídia

Saiba mais

A Escola de Frankfurt

Foi um movimento intelectual criado por um conjunto de filósofos e cientistas sociais de orientação marxista em 1924, na Alemanha. Caracterizou-se pela reflexão critica sobre a sociedade contemporânea e as teorias que a explicam. Seus integrantes foram perseguidos pelo regime nazista e muitos emigraram para outros países, em especial os Estados Unidos.

Em 1947, Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para [pic 8]que, na Alemanha nazista, a massificação cultural teve tanta importância quanto : ztalitarismo político para assegurar a dominação sobre as classes trabalhadoras. Ou seja, [pic 9];orum lado a imposição do partido único e a negação do direito de organização das classes azulares garantiam que não haveria contestação ao regime, por outro lado, a produção de [pic 10]culturais voltados para o simples divertimento e distorção da realidade, e não para a [pic 11]crítica, seria uma estratégia fundamental para atingir o mesmo objetivo: o confor—Ismo das massas e a naturalização da situação de violência a que estavam submetidas.[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

O próprio sentido da palavra massa, algo ao mesmo tempo homogêneo e moldável, —a-fipulável, já diz muito sobre o que pensavam Adorno e Horkheimer a respeito da

Biblioteca do estudante:

Leituras complementares

:zsividade dos indivíduos diante da mercantilização da existência social, fenômeno :esionado pela racionalidade da sociedade industrial capitalista. Nessa sociedade tudo ara mercadoria voltada para o consumo em massa, inclusive bens culturais como filmes, lv-os, músicas e obras de arte (Figura 3.9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com