TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura de massa e a industria cultural

Por:   •  12/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Filosofia – ensino médio

Leonardo aragão marafon – 24 / 3°A

Vinícius teixeira palacin – 39 / 3°A

A cultura de massa e a industria cultural

...............................................................................................................................

Guarulhos
2014

Leonardo aragão marafon – 24 / 3°A

Vinícius teixeira palacin – 39 / 3°A

A cultura de massa e a industria cultural

Trabalho apresentado ao Curso do Ensino Médio  do Colégio “Serrano Guardia” para a disciplina  de Filosofia.

Profº. Antonio da Silva Filho

Guarulhos

2014

Sumário

1.Introdução                                                                                                      03

2.Conteúdo                                                                                                            04

3.Conclusão                                                                                                       05

4.Bibliografia                                                                                                      06

Introdução

Neste trabalho foi elaborado um texto até três páginas definindo detalhes dos conceitos de cultura de massa e como seria sua utilização pela indústria cultural e sua divulgação e consumo na atual sociedade.

A cultura de massa e a indústria cultural

A expressão cultura de massa, posteriormente trocada por indústria cultural é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria do interior de uma população, trazendo assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio de comunicação de massa.

Apesar de a indústria cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe, mas são exclusivamente dependentes do mercado.

Essa visão permite compreender de que forma age a indústria cultural. Oferecendo produtos que produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos.

Entende-se a somatória de empresas e instituições que tem como objetivo e principal atividade a produção de cultura com fins lucrativos, neste universo pode-se incluir o jornal, a revista, o rádio, a Tv, ou qualquer outro meio que produza cultura com objetivo de obter lucro. Para tanto, faz-se necessário que está produção atinja um grande número de pessoas para, que o volume financeiro captado seja compensador. É nessa perspectiva que a cultura de massa faz sentido.

No caso da tão discutida cultura de massa, cultura de massa, a definição do filósofo contemporâneo Edgar Marin a como a formação de um complexo industrial, produtos fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga escala com a utilização dos meios de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com