TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura da Massa e a Industria Cultural

Por:   •  2/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 7

            A Cultura de Massa e a Indústria Cultural

  Cultura de massa, é o termo empregado a cultura feita para atingir a maioria da sociedade, e não um grupo em particular. O primeiro meio de propagação de cultura de massa conhecido foi o jornal, naquela época a escolaridade das pessoas contribuiu diretamente para o sucesso desse meio de propagação, os jornais publicavam notícias, crônicas políticas e as novelas impressas, ganhando uma popularidade bastante extensa. Depois com os novos meios de comunicação como rádio, televisão, revista, essa cultura de massa foi se infiltrando em todos os meios da sociedade. Com tudo essa cultura não foi vista com bons olhos por Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) que foram os primeiros a estudar a cultura de massa, eles notaram uma padronização em tudo que era desenvolvido para esse meio, visando sempre o lucro dos detentores dos meios de comunicação, então Adorno dá o nome de Indústria Cultural, a até então conhecida Cultura de Massa.

  Para Adorno e Horkheimer, os homens estavam dominados de vez, pois até distraídos consumimos, para eles o desenvolvimento da ciência tornou-se apenas mais eficaz como instrumento de dominação, e a arte foi transformada em mercadoria, Adorno disse ainda que a modernidade cultural não tem dinâmica que resista a tentativa de dominação cultural por parte do sistema e que estamos rumo ao um mundo administrado. Eles ainda destacaram a forma como a Indústria Cultural manipula a e dissemina uma cultura de massa que impõe comportamentos a serem seguidos e almejados pela sociedade, que passa a aceitar passivamente os fins estabelecidos pelos detentores do poder. Adorno diz que a Industria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar conscientemente. Horkheimer vai mais longe ao afirmar que o homem perde sua autonomia e sua capacidade de opor sua resistência ao crescente mecanismo de manipulação de massas, o seu poder de imaginação e seu juízo independente sofrerão redução.

                     

                 Cultura Popular

  A cultura Popular é um conjunto de elementos populares específicos da sociedade de uma nação ou região que tem uma participação ativa nelas.

  A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema na sociedade, Ela nasce da adaptação do homem ao ambiente aonde vive e se envolve, engloba muitas áreas do conhecimento tais como: artes, crenças, artesanato, folclore, alimentação, hábitos, músicas, tradição...

  Apesar da cultura popular parecer “pobre” ela está em constante transformação pois a cultura é dinâmica e está em constante progresso, pois sempre que temos junções inusitadas como o rural e o urbano, o meio virtual e o real, dentre outros surgem novas lendas, receitas, tendências ... A cultura está em constante transformação, pois nós estamos em constante transformação.

               

                  Cultura Erudita

   A cultura erudita é baseada em conhecimento acadêmico, ela necessita de formação acadêmica e intelectual, tem como seu público principal a minoria detentora de alto capital, é uma arte feita pela elite para a elite. Apesar disso a cultura de elite sempre acaba atingindo a grande massa pois é através dela que alcançamos grandes descobertas cientificas e tecnológicas, assim também como novas descobertas, dando a sociedade novos modos de pensar com embasamento cientifico, que entram para a história.

  Mas quando o assunto é arte a cultura erudita é feita exclusivamente para classe alta, tendo em vista que vernissagens, ópera, música clássica, entre outras tem um valor que não se encaixa aos orçamentos da chamada classe B ou C. Algo que acontece muito atualmente é o preconceito com relação a cultura erudita e seu público, o fato de ser uma cultura feita para elite é apenas financeiro, pois qualquer pessoa pode e deve visitar museus e qualquer mostra de arte que lhe interessar pois para apreciar a arte basta ter sensibilidade e ponto de vista.

                   Cultura de Massa

  A cultura de massa está ligada a modernidade, e o crescimento nos meios de comunicação em massa. A cultura de massa se direciona para a maioria numa sociedade sem fazer distinção social, econômica, religiosa, sexual, etária enfim é para todos ou quase todos, visto que faz parte do cotidiano de grande parte da população, ler jornal, ou assistir ao telejornal, novelas ou programas sensacionalistas, é comum pessoas verem filmes como opção de lazer ou hobby seja em casa ou no cinema.

  A cultura de massa entrou com pelo menos uma de suas mídias, em todos os lares desse mundo moderno. Mas engana-se ao pensar que a cultura de massa é inofensiva e desinteressada que tenta apenas informar e distrair, a cultura de massa é recheada de propagandas e ideias, para induzir o comportamento, o consumo, ou ambos.

        Indústria Cultural

  O termo Indústria cultural é usado para designar o modo de fazer cultura, a partir do sistema de produção industrial. Ou seja, a Arte começou a ser produzida com a finalidade do lucro. Entre os séculos XIX e XX, o lado ocidental do mundo conheceu uma nova forma de produção cultural, o método de produção cultural em grande escala, idealizado e difundido por Henry Ford. Com os avanços tecnológicos possibilitou se o surgimento de novas formas de expressões artísticas e estabelecendo novas relações entre o público e a arte.

  Para se obter esse lucro através do cinema, por exemplo, é preciso produzir um filme que consiga agradar o maior número de pessoas. Dessa forma, foram criados alguns padrões, como o bem e o mal representado pelo vilão e mocinho, as grandes histórias de amor com casais improváveis, e mesmo os finais felizes. No fundo as grandiosas produções artísticas nada mais são do que padrões adaptados onde não existe espaço para o novo no cinema, na música, na TV e etc.

  Dentre os meios de comunicação de massa, destaque se à televisão, por tratar-se do veículo mais poderoso e mais representativo da indústria cultural. O sistema brasileiro televisivo foi expandido somente a partir da década de 60, com um forte apoio do governo militar favorecendo a ação na área empresarial e de telecomunicações.

  Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva na sociedade de massa, não podemos afirmar que seus produtos são idealizados totalmente com cunho artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe superior ou inferior. São criados através de uma mistura de estilos, oferecendo produtos que promovam uma satisfação compensatória e passageira, que agrade aos indivíduos fazendo com que eles adquiram esses bens de maneira consensual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com