TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática e Estágio Supervisionado

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO

DIDÁTICA/ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL


Aluno: Gabriel Borges Guedes

Profª: Débora Barreiros

Janeiro/2016

SUMÁRIO

1 – APRESENTAÇÃO        3

2 – INTRODUÇÃO        3

3 - CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DA ESCOLA        4

4 - CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA        5

5 - SUJEITOS DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES        7

6 - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA        9

7 – CONCLUSÃO        10

8. ANEXOS        13

1 – APRESENTAÇÃO

        Este relatório trata-se de um trabalho final proposto pela professora Débora Barreiros, professora da disciplina Didática/Estágio Supervisionado, onde irei relatar, criticar e comentar sobre o estágio de 30 horas realizado no Colégio Estadual João Alfredo. Este relatório final corresponde a uma parte da avaliação da disciplina de Didática/Estágio Supervisionado.

2 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo a produção de dados empíricos que permitam problematizar e caracterizar a realidade do Colégio Estadual João Alfredo, de modo a identificar questões que nos ajudem a compreender a complexidade do seu cotidiano.

Estas análises foram realizadas no colégio, em um período de 30 horas de observação e de conversas com os alunos, professores e funcionários. O período em que foram realizadas as atividades de observação na escola foi de 23 de outubro até 27 de novembro do ano de 2015, nos turnos manhã e tarde.

A diretora da escola foi bem acolhedora e solícita, além de se pôr a disposição para que eu pudesse realizar o estágio de maneira confortável, me deixando a vontade para circular nas dependências do colégio e me orientando sempre quando necessário.

A princípio, o que me levou a escolha do Colégio Estadual João Alfredo para a realização do estágio, foi à facilidade de locomoção e proximidade da UERJ, onde eu me encontrava todos os dias.

 Nessas 30 horas de estágio, eu adotei uma posição de observação e registrei algumas coisas que me surpreenderam durante esse tempo na escola. Seguindo a orientação da professora, todas as anotações referentes á escola foram registradas, com objetivo de me auxiliar posteriormente durante a confecção deste relatório.

Os dados desse relatório são resultados da observação feitos ao longo do estágio, onde pude conhecer melhor a escola, os alunos e os professores. Desenvolvi as horas do estágio tanto em sala de aula quanto conhecendo outros ambientes.

O trabalho foi dividido em quatro fichas de orientação:

1) Caracterização da Escola;

2) Estrutura Material da Escola;

3) Organização Administrativa e Pedagógica da Escola; e

4) Textos curriculares. Deve-se ressaltar que cada ficha será abordada de maneira mais ampla neste relatório

3 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual João Alfredo está localizado na Avenida 28 de Setembro, 109 - Vila Isabel. A instituição não está localizada dentro de alguma comunidade, porém a maioria dos alunos são moradores de comunidades próximas da região. Foi possível observar através da postura adotada pelos alunos, que o espaço da escola é utilizado como uma extensão do território em que vivem pelo fato de refletirem nesses ambientes, comportamentos e formas de se relacionar presentes no cotidiano e na realidade que vivenciam.

Em sua maioria os alunos aparentam ter uma boa relação com os professores e os outros profissionais da escola.

A rua em que a escola está situada e todas as que pude ver no entorno são asfaltadas, apresentam rede de esgoto e água encanada. Há comércio no entorno, e a escola funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. A entrada da escola é um pouco escondida e é localizada entre o Hospital Universitário Pedro Ernesto e o Colégio Estadual República Argentina.

Os moradores da região aparentam ser classe média alta. Os pais dos estudantes do colégio João Alfredo, em sua maioria, trabalham fora e possuem pouco a moderado acesso a projetos culturais, exposições, etc.

Os seguimentos atendidos pela escola são ensino médio tradicional e ensino médio técnico. As informações apresentadas pela Diretora da instituição são de que escola apresenta cerca de 70 turmas e um em torno de 2000 alunos.

A escola promove passeios ao menos uma vez ao mês propiciando contato cultural aos alunos. Dentre esses passeios estão trilhas, visitas a museus, Eventos Para Olímpicos e Teatro. Também há um incentivo a participação dos pais ao ambiente escolar através de reuniões estudantis, porém a diretora alega que é muito baixa a presença dos responsáveis e acreditar que grande parte das ausências está relacionada ao horário de trabalho dos mesmos.

4 - ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA 

        As salas de aula eram de tamanho razoável, arejadas, ventiladas por ventiladores de teto e uma grande quantidade de janelas. As carteiras escolares estavam levemente rabiscadas, porém em ótimo estado de conservação, aparentando terem sido compradas recentemente. As lousas foram substituídas por quadros brancos, colocados um sobre o outro.

O local era limpo constantemente, apesar de o banheiro masculino muitas vezes apresentar cheiro desagradável e não ter papel higiênico. Entretanto, a questão do papel não aparentava ser um problema frequente, de acordo com os alunos.

O auditório da instituição, onde são realizadas as cerimônias de formatura é uma sala improvisada onde são dispostas algumas cadeiras.

O pátio do colégio é um espaço amplo e agradável. Este se mostra um ambiente muito confortável para os alunos, pois dispõe de diversas acomodações, um ambiente arborizado e arejado.

Não foi possível a visita ao laboratório, pois o mesmo se apresentava trancado durante a estadia. Os alunos não costumam ter aulas nessa sala devido ao corte da internet pela falta de pagamento. As informações coletadas a respeito desse espaço foram coletadas pela diretoria da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (844.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com