TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Escolar

A gestão escolar se estabelece em uma dimensão e um aspecto de atuação dos seus atuantes (diretores, supervisores, coordenadores, professores, pais, alunos, comunidade, etc.) que objetiva gerar a organização, a estrutura, o planejamento, a mobilização e a articulação de todas as qualidades materiais e humanas necessárias para garantir o crescimento e avanço das questões sócio-educacionais dos estabelecimentos de ensino que são as escolas.

Considerando as origens terminológicas das palavras, a palavra gestão ganha um significado que enriquece o termo gestão escolar e confirma o que está descrito acima. Para Cury (2002, p.165), gestão "(...) é a geração de um novo modo de administrar uma realidade e é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo".

Notoriamente a gestão escolar de antes, basicamente preocupava-se em organizar os assuntos acadêmicos, financeiros e institucionais, distantes da realidade dos alunos e dos processos de ensino – aprendizagem destes.

Atualmente nossa gestão escolar passa por um processo de transição, por conta do mesmo está ocorrendo em nosso sistema educacional e nas metodologias e didáticas aplicadas em salas de aula. Desde a promulgação da CF-88 a escola tem obrigações não somente educacionais como também sociais. A gestão escolar que temos tenta se ajustar num “combo” família/ comunidade – escola – alunos. Mas há ainda dificuldades. A família, uma das partes deste “combo”, não tem interesse, ou negligencia suas obrigações, os alunos, conhecedores de seus direitos, resultado da globalização e da grande quantidade de informações absorvidas em redes sociais e aplicativos de celulares, criaram uma espécie de desprezo para com os conhecimentos advindos das salas de aula. Professores, preocupados em lucrar mais dinheiro, se desdobram entre diversas escolas que por fim acarreta na preocupação de somente cumprir cargas horárias. Os gestores quando não tratam da escola como extensão de sua residência, tentam efetivar o “combo”, convocando a família e comunidade a participar de reuniões e diversas outras estratégias que os tragam para dentro do processo de ensino. Ainda poderíamos mencionar que temos gestões de “anos 80”, professores de “anos 90” e alunos de “anos 2000/2010”.

Por fim a gestão escolar que desejamos é aquela em que gestores não tratam a escola como extensão de sua casa, onde professores não se preocupam apenas com as notas que os alunos tiram, onde família não negligencia suas obrigações e alunos não desprezam o conhecimento sistematizado.

Sendo assim infere-se que gestão escolar não perpassa apenas pelo campo da administração, gerir uma escola está muito além disso, está ligado ao sucesso administrativo, financeiro, institucional e, o mais importante de tudo, PEDAGOGICO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com