TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Informação escolar

Por:   •  21/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR[pic 1]

ALUNA: SABRINA CARVALHO DE OLIVEIRA   TURMA: TSE 2016 3C

TUTOR (A): MONIQUE SANTOS DE CARVALHO

PROPOSTA DA ATIVIDADE:

Gestão da Informação Escolar

RESPOSTA DA ATIVIDADE:

   A escola observada foi : Escola Municipal Venerável Humberto Amaral, situada na rua Olavo Bilac , n° 96 – Jardim Primavera – Barra Mansa – RJ

   Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública (1º ao 5º ano) organizada em séries anuais, atendendo alunos de classe média baixa.

   A secretaria possui uma boa comunicação com o público interno e externo. As informações passadas são claras e objetivas e tanto a secretária quanto a auxiliar estão sempre dispostas a esclarecer as dúvidas e tem conhecimento de todas as informações necessárias que devem ser transmitidas. Os bilhetes que são enviados pelos alunos ficam expostos no quadro de avisos e no portão de entrada da instituição para que tenham garantia que serão transmitidos a todos os responsáveis. Os avisos que ficam expostos ficam em plásticos para que não sejam danificados.

   No contexto escolar, as decisões são tomadas, em princípio, tendo em conta o prosseguimento dos objetivos educacionais, decisões que têm como suporte todo um sistema de informação, ao qual cabe a integração e processamento dos dados. Um valor, um nome, um endereço, uma classificação acadêmica, são dados que depois de tratados serão transformados em informação.

   Toda a equipe escolar se reunirá para processar esses dados, os objetivos a serem alcançados por essa instituição para depois coletar as informações necessárias e transmiti-las a quem couber. É a informação que, uma vez transmitida a pessoas e órgãos, serve de base à tomada de decisões. Por conseguinte, os órgãos de administração e gestão escolar desenvolvem uma estratégia para a organização e pautam a sua ação em função, por um lado, dos grandes objetivos educacionais e, por outro lado, em função da informação que lhes é facultada pelo sistema de informação escolar. É neste enquadramento que se processa o conhecimento da realidade escolar.

   A informação é o instrumento privilegiado de ligação ao meio envolvente, permitindo avaliar os vários cenários alternativos e detectar tendências de evolução. Tendo em conta que na escola se cruzam diariamente centenas de personagens  e que estas desempenham variadas funções na organização, que, em função disso, contraem diversas necessidades de informação, que a atividade docente propriamente dita, principal atividade da organização e a sua razão de existir, consiste essencialmente em processar informação, em comunicar .

   Há vários tipos de informações que se processam na organização escolar:

Organizacional – Distribuição  de serviços, calendário de atividades, ordem de reuniões entre outros. Os recursos utilizados são ofícios, reuniões , cartazes etc.

Pedagógica – Engloba métodos de ensino/aprendizagem, avaliações, projetos de escola e são transmitidos através de debates, atas, registros dos alunos, entre outros.

Científica – Conteúdos programáticos , os recursos são livros, softwares, manuais escolares, etc.

Legal  - Leis, decretos, portarias, circulares, se utilizam dos recursos de códigos, diário da república , roteiro escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com