TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA

Por:   •  24/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

2. JUSTIFICATIVA

        Percebemos no século XXI o fácil acesso das crianças a computadores, videogames e a TV. Neste sentido, esta situação indica um grande tempo gasto com meios que pouco desenvolvem a intelectualidade dos indivíduos na infância, tendo como consequências: vocabulários precários: reduzidos e informais,dificuldade na compreensão de gêneros textuais e a falta de argumentos na hora de produzir textos baseados nos entendimentos adquiridos pelos leitores.

        Para evitar que a formação das crianças seja prejudicada devido a troca da leitura por novas tecnologias é necessário não só incentivar esta prática desde os primeiros anos escolares (primeiro ao quinto ano do ensino fundamental ) mas também demonstrar a sua importância na infância, para assim não só desenvolver o gosto pela leitura,mas também a formação de opiniões ao dialogar sobre o que foi lido e a organização das ideias através de produções textuais.Assim,ajudando os alunos,através de um só aspecto (leitura) a terem uma boa:interpretação,argumentação e escrita.

                            [pic 1]

São Paulo - 2012

   3. OBJETIVO GERAL

        Propor através da leitura e de práticas textuais o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças.

    3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar a leitura dando ênfase à escrita.
  • Reunir as ideias e praticas da leitura em produções textuais.
  • Propor aos alunos diálogos que levem à uma consciência crítica.
  • Buscar um conhecimento interpessoal na troca de ideias com outros leitores.
  • Compromisso de formar leitores e escritores em contato com o mundo da leitura.

 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Segundo Kleiman a leitura é um ato social entre dois sujeitos: leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos integrantes a distância via texto escrito (Kleiman, 1997, pg10).

        Esta reflexão nos mostra que na infância é necessário ajudar as crianças a perceberem o que está nas entrelinhas dos livros que leram ou lerão (contos ou fábulas). Esta percepção demonstrará que os textos produzidos pelas crianças após a leitura é resultado da comunicação delas com os autores, assim gerando um entendimento sobre o que foi lido.

        Para a compreensão do texto é necessário também poder relacioná-lo a realidade dando-lhe coerência. Neste sentido, para que as crianças formem opiniões sobre o que leram é necessário relacionar o que aprenderam com a realidade, assim dando aos pensamentos que formularam coerência (Kleiman, 1997, pg10).

       Segundo Bettelheim boa parte dos procedimentos cotidianos das escolas são concedidas por causa das necessidades do sistema educacional estabelecido, e essas necessidades, frequentemente, prevalecem sobre as necessidades das crianças. (Bettelheim, 1984, pg 17).

        Através desta reflexão percebe-se a grande importância dada para as necessidades do sistema educacional, ou seja, o comportamento dos alunos, as notas, o desempenho destes durante o ano, porém, estas preocupações acabam por se desviar dos principais questionamentos como a pratica da leitura, pois desenvolver a leitura ajudará as crianças a ficarem mais atentas sobre qualquer assunto ministrado nas salas de aula como os vocabulários, a gramática e os gêneros textuais: contos e fabulas presentes na língua portuguesa. Além disso, estimular a pratica da leitura na infância ajudará as crianças a desenvolverem as habilidades de formular questionamentos e opiniões sobre o que lhes foi propostas.

        Segundo Cademartori, as diferentes manifestações culturais constituem-se em padrões de interpretação. Entre elas, destaca-se, seja pela alta elaboração própria do código verbal, seja pelo envolvimento emocional e estético que propicia a literatura (Cademartori, 1986; pg. 22.).

        Neste sentido utilizar leituras que ajudem as crianças a manifestarem suas criatividades e imaginações são necessárias para demonstrar para estas como a leitura é uma pratica prazerosa e ao mesmo tempo recreativa. Portanto a leitura ajudará a envolver as crianças através do emocional com contos e fábulas. Neste contexto será possível explorar suas ideias criticas sobre seu desenvolvimento intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com