TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COMBATE AO ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSEFA BELÉM EM PINDORAMA - TO

Por:   •  8/4/2021  •  Artigo  •  4.346 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COMBATE AO ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSEFA BELÉM EM PINDORAMA - TO

Adeilane Márcia Alves Rabelo Araújo – Gestora da Esc. Mun. Josefa Belém

Rua 04 S/nº Centro, Pindorama do Tocantins. Telefone: (63) 9225-6411.

adeilanearaujo@hotmail.com

Maria Dulce Rodrigues de Sousa Pereira – Coordenadora Pedagógica

Rua 03 S/nº, Centro Pindorama do Tocantins. Telefone: (63) 9248-9685.

dulcerodrigues77@hotmail.com

Osirene Gonzaga Araújo – Professora da Educação Básica

Av. 09 S/nº Centro, Pindorama do Tocantins. Telefone: (63) 9251-7295.

osirenearaujo@hotmail.com.br

Ronísia Antonio Macário – Coordenadora Pedagógica

Av.11 de Maio nº 69, Centro – Pindorama do Tocantins.  Telefone: (63) 9251-5155.

ronisiamacario@hotmail.com.br

Sônia Maria Ribeiro Rodrigues – Secretaria da Unidade Escolar

Rua 07 de Setembro nº 32, Centro – Pindorama do Tocantins.  Telefone: (63) 9213-5883.

soniamariaribeiro2010@hotmail.com.br

Este trabalho constitui um requisito necessário à conclusão da PI do Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares - Progestão, na linha de pesquisa em Aprendizagem. Orientado pela Formadora de Gestores, Nelzir Martins Costa da DRE de Porto Nacional e Seila Alves Pugas, Multiplicadora da SEDUC.

PINDORAMA DO TOCANTINS – TO[pic 1]

DEZEMBRO DE 2011

A IMPORTÂNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COMBATE AO ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSEFA BELÉM EM PINDORAMA - TO

Adeilane Márcia Alves Rabelo Araújo

Maria Dulce Rodrigues de Sousa Pereira

Osirene Gonzaga Araújo

Ronísia Antonio Macário

Sonia Maria Ribeiro Rodrigues

RESUMO

O presente artigo apresenta os resultados de uma Proposta de Intervenção a qual teve como objetivo melhorar a qualidade de ensino para diminuir o alto índice de reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Josefa Belém no município de Pindorama, estado do Tocantins. Analisando a problemática constatou-se que os alunos apresentaram algumas dificuldades para ler, escrever e resolver situação problema. Diante esse resultado realizou-se uma Proposta de Intervenção na unidade escolar como atividade do Progestão – Curso de Formação para Gestores Escolares realizando as seguintes atividades: reuniões de pais, visitas domiciliares, capacitação em forma de oficinas em Língua Portuguesa: utilização dos materiais pedagógicos como loto leitura, bingo de palavras, alfabeto móvel dentre outros e em matemática o uso do material dourado e jogos matemáticos para os professores. Mediante esse trabalho constatou-se que para alcançar um ensino de qualidade, o educador deve ministrar aulas atrativas, para que os alunos adquiram conhecimentos necessários à aprovação.

                

PALAVRAS - CHAVE: Escola. Reprovação. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano e ter acesso a uma escola de qualidade com profissionais comprometidos com o ensino e aprendizagem é essencial ao desenvolvimento intelectual humano. Para isto a Constituição Federal brasileira (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) enfatizam um importante artigo. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (Constituição, artigo 205, III e LDB, artigo 2º, II. 1996).

 

________________________

 Tratando- se de um direito, a escola precisa cumprir com sua função e reconhecer que é preciso que este direito seja garantido e, para que isto aconteça , deve-se tratar de um direito, a escola precisa cumprir com sua função social e reconhecer que é preciso que este direito seja garantido e, para que isto aconteça , deve-se ter uma escola de qualidade em que o ensino e aprendizagem leve o educando a aprender a aprender, a comunicar, a usar as informações e o conhecimento adquirido e saber conviver num mundo de constantes transformações. Para que isto aconteça será necessário que os gestores cumpram seu papel de assumir e liderar com eficácia a efetivação desse direito no âmbito de suas atribuições.

 Outro fator importante é a formação e atuação do educador, que seja direcionada para novos paradigmas.  Sendo profissionais competentes, capazes de criar novas metodologias, colaborando para o desenvolvimento dos cidadãos autônomos, capazes de produzir seus próprios conceitos e que estabeleça relações com outros indivíduos e interagem com reciprocidade. [pic 2]

Quanto ao sucesso e à permanência do educando no ambiente escolar será necessário que o educador analise os avanços e as dificuldades do aluno e avaliem com competência, oferecendo meios de avaliações como suporte e também reforço escolar. Lembrando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 13, inciso III, deixa muito claro que compete aos docentes, “zelar pela a aprendizagem dos alunos”.  Garantindo, o sucesso da aprendizagem e, portanto a permanência dos alunos na escola.

Ao observar os resultados dos anos 2009 e 2010 nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Josefa Belém do município de Pindorama do Tocantins, verificou-se que os índices de reprovação aumentaram devido à falta de acompanhamento da família, indisciplina e aulas monótonas. Onde causa a reprovação, o aumento de estudantes por sala e também a diferença na faixa etária entre os alunos.

A partir daí, foi elaborada, apresentada e executada uma proposta de intervenção, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e diminuir o alto índice de reprovação desta unidade escolar. Para esta melhoria contemplaram-se as seguintes atividades: reuniões com os pais, Capacitação em forma de oficinas em Língua Portuguesa: utilização dos materiais pedagógicos como loto leitura, bingo de palavras, alfabeto móvel dentre outros e em matemática o uso do material dourado e jogos matemáticos com os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com