TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET NA SOCIEDADE

Por:   •  13/4/2022  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Internet na sociedade moderna: uso indevido

Com a criação e desenvolvimento da ‘internet’, o acesso rápido e fácil a informações instantâneas e ao entretenimento tornou-se comum no dia a dia da sociedade moderna. A ‘internet’ tem estado se adentrando cada vez mais na rotina diária da população, utilizando-a para a busca de conhecimento, trabalho, socialização através de redes sociais, entretenimento através de jogos, filmes ou séries. O conforto atual que se possui com a ‘internet’ proporcionando prazer, divertimento e conhecimento, de fato se tornou muito influente, porém, assim como o lado positivo da ‘internet’, ela possui um lado negativo que acaba por acarretar riscos e prejuízos preocupantes em relação ao seu uso excessivo, diário e contínuo.

As pessoas têm gastado seu tempo na frente de aparelhos eletrônicos como ‘smartphones’, ‘tablets’, notebooks e computadores, durante horas de seu dia a dia se habituando a nova era da globalização digital, contudo, as consequências dessa globalização começaram a afetar a mais nova geração que nasceu nesta era digitalizada, onde a tecnologia é o mais importante.

Com a nova cultura da ‘internet’ pode-se perceber as mudanças de comportamento da população, as redes sociais se tornaram o maior centro de exposição da vida pessoal de cada indivíduo, tendo em vista que o se “mostrar” faz parte da nova cultura onde o “parecer” tem mais valor do que o “conhecer”. Pode-se citar também que por causa dessa nova cultura, os cibercrimes estão mais suscetíveis a acontecer, como os ‘cyberbullyings’, notícias falsas, stalkers e piratas informáticos. Outra cultura atual é o cancelamento onde cancela uma pessoa nas redes sociais por cometer um ato “julgado” indevido pela comunidade na ‘web’.

Pesquisas e estudos da SBP comprovam que o excesso de ‘internet’ vem afetando neurologicamente as pessoas, podendo causar: problemas na saúde mental como ansiedade e depressão, transtorno de sono (insônia), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sedentarismo, dependência digital e vício, baixa autoestima e problemas posturais e visuais como a miopia.

Todas essas consequências vêm se agravando com o uso excessivo da ‘internet’ e sua globalização, um maior cuidado deve ser tomado a respeito das crianças e adolescentes que ainda estão em desenvolvimento. Algumas soluções para evitar essas consequências seriam: não se permitir passar mais de duas horas diretas na ‘internet’, proporcionar momentos de interação com a família e amigos, incluir uma rotina saudável com exercícios e contato com o ar livre, evitar o comodismo de pesquisas rápidas sem a verificação de que a informação seja segura, se abster de acessar sites indevidos ou entrar em contato com estranhos, e não publicar informações pessoais comprometedoras em redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com