TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  28/11/2022  •  Resenha  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS CORRENTE CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

Valéria Myllenna Nascimento Lobato

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CORRENTE-PI 2021

Valéria Myllenna Nascimento Lobato

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resenha apresentada para a disciplina Matemática: Conteúdo e Metodologia, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Estadual do Piauí-Campus Corrente.

Profª. Isabel Cristina Gomes Silva

CORRENTE-PI 2021

BERTINI, Luciane de Fatima; CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antônio Carlos de. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico] : práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018.

Valéria Myllenna Nascimento Lobato1

APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA

Luciane de Fátima Bertini, Pós- doutorada na Université de Limoges/França financiado pelo programa CAPES-COFECUB (2017). Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP.

Luciane, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT (UNIFESP), realiza pesquisas nas áreas de Educação Matemática trabalhando com temas como ensino e aprendizagem nos anos iniciais, formação de professores, e com o uso de uma abordagem histórica de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais

BREVE SÍNTESE DA OBRA

O livro “ A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores”, é uma obra que apresenta discussões das

[pic 1]

1 Aluna do VI bloco de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-Campus Corrente.

práticas de sala de aula, de professores que ensinam os conteúdos de matemática de maneira que os alunos aprendem a aplicar esses conhecimentos além da sala de aula, e também trás discussões sobre a formação de professores.

O livro é composto por nove capítulos que estão divididos em duas seções. A primeira seção, intitulada “A sala de aula de matemática dos anos iniciais”, é constituída por seis capítulos. Os quatro primeiros capítulos trazem discussões sobre o ensino de matemática a partir de perspectivas teórico-metodológicas como a resolução de problemas, a literatura infantil, as tecnologias e a investigação matemática, abordando diferentes conceitos e conteúdos. Os dois últimos capítulos enfatizam reflexões sobre os conceitos e conteúdos de matemática.

A outra seção do livro, intitulada “A formação de professores dos anos iniciais”, é composta por três capítulos. Neles são abordados: uma proposta de formação para o desenvolvimento do sentido de número, a elaboração de histórias infantis por futuros professores e, por fim, um trabalho com resolução de problemas e literatura na formação de professores dos anos iniciais.

O primeiro capítulo da obra tem por título “A Resolução de Problemas Criando Espaço para Produção de Saberes nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais”, é da autora Brenda Leme da Silva Mengali. Esse capítulo tem como foco a contribuição para os professores e/ou futuros professores em formação que buscam tecer reflexões acerca do ensino da matemática nos anos iniciais e que, sobretudo, percebem o aluno como um participante ativo na produção de saberes.

Nesse capítulo a autora relata sobre tarefas que são propostas aos estudantes, que contribuirão para o desenvolvimento de habilidades como: comunicar, defender, justificar, conjecturar, argumentar, partilhar, negociar com os outros as suas próprias perspectivas. Além disso, a autora demonstra a importância do papel do professor nesse cenário, pois é ele quem escolhe as tarefas e conduz as atividades, colocando assim, o aluno como participante ativo na produção do próprio conhecimento.

Esse capítulo aborda um exemplo de resolução de problemas, que é o “Problema das figurinhas”, onde apresenta um ambiente de sala de aula em que a professora-pesquisadora possibilitou que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, assumindo o papel de protagonistas, produzindo saberes.

O segundo capítulo, intitulado “Alfabetização matemática: literatura e geometria integradas em uma experiência lúdica” é da autora Simone Ribeiro. Nesse capítulo ela aborda uma experiência desenvolvida no Colégio de Aplicação João XXIII, localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, no contexto da alfabetização matemática envolvendo os conteúdos de geometria, articulados à discussão de consumo consciente a partir de um livro de literatura chamado “O homem que amava caixas”.

A experiência, destacada nesse artigo, teve como foco principal o trabalho no eixo Espaço e Forma, porém, ao longo dessa experiência, muitas habilidades foram trabalhadas nos alunos. Foi uma experiência muito rica, pois os alunos puderam conciliar o conteúdo de matemática com situações cotidianas da realidade deles, além disso, eles desenvolveram sentimentos como afetividade, capacidade de comprar e vender reconhecendo o valor do seu próprio trabalho, os alunos também puderam se divertir bastante ao participar do projeto com a construção de brinquedos. Dessa forma, o projeto contribuiu de maneira significativa para o aprendizado e construção, no contexto social, desses alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com