TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS MULTIPLAS DIMENSSÕES: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  10.442 Palavras (42 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 42

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA[pic 1]

ARIANE RITTI POMMERENINH

BRUNA IZIDÓRIO

DAIANE FIORESE

MICHELE CATARINA DE SOUZA

ROSANGELA BALDISSERA ORSO

VERA MORAIS

INVESTIGAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS MULTIPLAS DIMENSSÕES: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula

Videira

2014

ARIANE RITTI POMMERENINH[pic 2]

BRUNA IZIDÓRIO

DAIANE FIORESE

MICHELE CATARINA DE SOUZA

ROSANGELA BALDISSERA ORSO

VERA MORAIS

INVESTIGAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS MULTIPLAS DIMENSSÕES: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia, na área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito parcial a aprovação de disciplina de prática e investigação educativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Orientadora: Terezinha Ivone Vian Valmorbida

Videira

2014

  1. SÚMARIO

  1. INTRODUÇÃO

         

O presente estudo refere-se à investigação da prática em sala de aula nos Anos Iniciais do ensino Fundamental, bem como de sua gestão, organização e funcionamento.  Sendo uma das etapas da educação básica, tem como intenção o desenvolvimento da criança, onde ela terá de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (1996), um entendimento mais amplo sobre os principais conteúdos do currículo escolar, tendo como principal finalidade a alfabetização e a importância das diversas expressões para o seu desenvolvimento como a brincadeira, a música, a dança e o teatro.

 É na escola que o educando passa a maior parte do seu tempo, muitos hábitos e atitudes são transformados, com isso, cabe ao professor o seu olhar atento que acompanhe as diferenças dentro da sala de aula, visando criar oportunidades para experiências e aprendizagens.

No contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o planejamento é necessário para que o professor consiga projetar suas intenções em sua atuação na sala de aula, vendo a educação como uma atividade social que busque a formação dos indivíduos através do conhecimento. Sendo assim o grande desafio em torno do ensino, é garantir uma aprendizagem de qualidade para todos e desenvolver métodos significativos e prazerosos, que assegurem o pleno desenvolvimento dos educandos.

  1. TEMA

Investigação dos anos iniciais do ensino fundamental e suas múltiplas dimensões: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula.

  1. Delimitação do tema

O projeto com o tema “Investigação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas múltiplas dimensões: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula”, será realizado no segundo semestre do corrente ano em escolas Municipais, Estaduais e Particulares, nos municípios de Videira, Fraiburgo e Monte Carlo, onde será observado a prática pedagógica, a rotina e a gestão da instituição.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

De que forma as múltiplas dimensões: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula estão sendo organizadas e desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?

  1. QUESTÕES DE ESTUDO

  • De que forma ocorre à rotina das escolas investigadas, bem como suas estruturas?
  • Como é realizada a prática pedagógica em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
  • De que maneira ocorre a organização e a gestão dos anos iniciais do ensino fundamental?
  • Como é elaborado o planejamento escolar das escolas que serão investigadas?
  • De que forma o Projeto Político Pedagógico das escolas investigadas estão sendo executados?
  • De que maneira as escolas acompanham os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais?

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Investigar os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas múltiplas dimensões: a gestão, a rotina e a prática de sala de aula.

  1. OBEJTIVOS ESPECÍFICOS

  • Observar de que forma ocorre a rotina, das escolas investigadas bem como suas estruturas;
  • Analisar como é realizada a prática em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Conhecer a organização e a gestão dos anos iniciais do ensino fundamental fazendo comparativo entre as diferentes modalidades;
  • Verificar de que maneira ocorre o planejamento nas escolas que serão investigadas;
  • Identificar como o Projeto Político Pedagógico das escolas investigadas está sendo executados.
  • Averiguar de que maneira as escolas acompanham os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais

  1. JUSTIFICATIVA

Historicamente os Anos Iniciais do Ensino Fundamental modificou sua visão, no qual o ensino tornou-se obrigatório para todas as crianças, favorecendo o seu desenvolvimento e estruturando o processo de ensino e a aprendizagem.

Nesta etapa, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicasjogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. De acordo com Oliveira; Adrião e outros (2007), através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

Dessa forma a escola necessita formular objetivos tendo como referências as suas necessidades, elaborando planos de ação, para que esses objetivos sejam alcançados. Sem planejamento as ações dos diversos atores da escola irão ocorrer com base no improviso ou na reprodução de trabalhos anteriores, para tanto essa investigação se torna relevante pois irá contribuir para o melhor entendimento da prática do professor em sala de aula, baseando suas ações no projeto político pedagógico. Neste sentindo entende-se que o mesmo configura-se como a forma de planejamento que estabelece os objetivos da escola, bem como os mecanismos e estratégias mais adequados para que as metas sejam alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.8 Kb)   pdf (326.4 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com