TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Infantil

Por:   •  30/6/2015  •  Artigo  •  3.895 Palavras (16 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 16

Luiz Antonio Nogueira- RA- 1072653

Luiz Aparecido Penasso- RA- 1072659

Gildasio de Araujo Florêncio- RA- 1069817

Licenciatura Educação Física

 OBESIDADE INFANTIL

Orientador Profª. Graciela Nantes Pereira

Centro Universitário Claretiano

  CAMPO GRANDE

2014

RESUMO

O presente estudo teve como fundamento levantar o desenvolvimento da obesidade infantil, visando o esclarecimento da doença enfocando suas características, causas e consequências. Através de pesquisas bibliográficas enfocou os seguintes aspectos definição da obesidade, dados estatísticos, métodos de avaliação do peso corporal, causas e patologias que se associam com a obesidade infantil. Foi realizada uma análise da responsabilidade que a escola tem com a saúde das crianças, juntamente com os pais. Considerou-se também, as possibilidades que pode ser resolvida a doença com atitudes mais enérgicas que são as cirurgias. Concluiu-se nessa investigação, que o profissional de Educação Física juntamente com um Nutricionista, pode estar interferindo e modificando em suas atuações, em benefício à prevenção e na contribuição ao tratamento da obesidade infantil, oferecendo melhores condições para um melhor desenvolvimento corporal das crianças.

Palavra Chave: obesidade, infância, saúde, crianças.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir sobre a atuação do técnico em nutrição e dietética e o professor de Educação Física na área alimentar mais especificamente na obesidade através de estudo desenvolvido não somente sobre alimentação/alimentos, mas sim, sobre a saúde alimentar dos participantes, familiares e funcionários em geral. O estudo será importante, pois através deste, mostraremos a realidade do índice elevado de crianças obesas na escola, podendo servir de parâmetros e instrumento de pesquisa para futuros estudos na saúde e educação, além de contribuir para o incentivo às práticas corporais de promoção e prevenção da saúde, através de uma educação continuada, proporcionando também uma interação entre educadores e profissionais da saúde, visando melhor qualidade de vida.

A importância da educação precoce visa evitar que sejam futuramente crianças obesas, frustradas e com alto índice de morbidades. Durante muitos séculos, a escola era questionada quanto à possibilidade de ser promotora de saúde, principalmente pelo tempo em que as crianças e adolescentes ficavam no período de aulas convivendo com outros alunos, esse questionamento se torna realidade a cada dia demonstrado e confirmado por especialistas e estudiosos do mundo todo. (LOURENCE, 2011, p. 02)

A obesidade na população vem aumentando cada vez mais no nosso dia a dia. Trata-se de uma doença que resulta de um desequilíbrio a ingestão e o gasto de energia e que tem como consequência um aumento de peso acompanhado de um aumento da quantidade de tecido adiposo. (MARIE, JEAN, 2001, p. 36).

É fundamental o desenvolvimento de cada vez mais e melhor estratégias de prevenção a nível nacional, regional e local, sendo essenciais as campanhas de sensibilização. É certo que já existem algumas campanhas a nível nacional internacional que visam travar o aumento da prevalência desta doença. Estamos perante um caso de saúde pública, pois se a obesidade não for tratada poderá tornar-se uma patologia que acompanha o indivíduo ao longo da vida e cuja gravidade poderá evoluir além das conhecidas consequências negativas que comprometem o desenvolvimento físico e emocional ainda inúmero doenças associadas a esta patologia, tais como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus tipo dois, entre outras, que podem colocar em risco a saúde do individuo.

                                               

2. METODOLOGIA

Este estudo de pesquisa e de caráter bibliográfico elaborado através de informações coletadas a partir de artigos publicados em revista cientifica, livros e teses de pós-graduação e jornal e informação na internet. A maioria dos artigos foi identificada, a partir das bases de dados, crianças, epidemiologia da obesidade infantil, desse modo vendo que obesidade infantil tem sido categoricamente um fator de índice de preocupação de nossa sociedade, através de uma dinâmica desenvolver atividades que irão possibilitar a criança a distinguir a boa alimentação da má alimentação, para prevenção de doenças na infância e na vida adulta.

A pesquisa bibliográfica foi realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, teses etc. Utilizando de dados ou de categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registradas. Os descritores utilizados para a coleta desse material foram: Enfermagem, Obesidade infantil e Fatores de risco. Não foram utilizados para o presente trabalho, publicações com datas anteriores ao ano de 2009, haja vista a necessidade de artigos atuais.

 DESENVOLVIMENTO

3. OBESIDADE

              A obesidade é reconhecida segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) como um problema de saúde pública abrangente, desde crianças á adultos, incluso em todas as classes sociais e países.

Os casos de obesidade têm revelado índices alarmantes, que preocupam a OMS e é motivo de questionamento quanto aos investimentos do Estado na saúde, educação alimentar, e conscientização da população sobre bons hábitos alimentícios. Esta é uma enfermidade crônica não transmissível, caracterizada pelo aumento de gordura corporal, cuja prevalência está aumentando a uma proporção assombrosa, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Isso se deve a uma ingestão de alimentos maior do que o seu consumo energético. (LOURENCE, 2011, p. 02)

O aumento da prevalência da obesidade nas crianças e adolescentes é explicado, em parte, com base em fatores ambientais e comportamentais, tais como, os estilos de vida sedentários e o aumento do consumo de comidas rápidas e uma forte influência da mídia, além de fatores genéticos, mudanças comportamentais, diminuição de atividades físicas, mas o maior fator determinante está associado ao ambiente de convivência da pessoa ao meio em que se encontra. (MARIE, JEAN, 2001, p. 36).

3.1 Conceito de obesidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (190 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com