TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paper Seminario da Pratica

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

A RELEVANCIA DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS

O apoio da Ciência para a sociedade

Ricardo Paes Dias

Prof. Maria Angélica Magalhães Lopes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Matemática/Licenciatura (LED33) – Seminário da Prática I

25/11/18

RESUMO

Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância no que tange o conhecimento científico, dando ênfase as contribuições da Ciência para a sociedade como um todo. Por meio de um diagnóstico inicial do que é conhecimento e quando se denomina conhecimento científico, até o enfoque do papel da Ciência no desenvolvimento da sociedade e da tecnológica, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e concluindo que o conhecimento científico é um fator  primordial da História.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Ciência; Conhecimento.

1  INTRODUÇÃO

        Considerando as mudanças no transcorrer da humanidade, é notável que o desenvolvimento do pensamento concerne com as conquistas do Homem através dos primórdios. Faz-se necessário a  compreensão dos questionamentos que abrangem o conhecimento do homem, e como esse conhecimento deixou de ser experimentos cotidianos e sensitivos dos fatos a uma maneira mais organizada de pensamentos.

        É de suma importância frisar como se define o conhecimento científico, pois o mesmo é determinante na sociedade atual. As relações econômicas e sociais dos países estão profundamente vinculadas aos progressos dos estudos científicos. O apoio da Ciência para o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade é evidente no nosso cotidiano.

2  UMA BREVE EXPLICAÇÃO A CERCA DO CONHECIMENTO

        O conhecimento está presente em todos os povos, em maior ou menor nível de desenvolvimento. É indispensável avaliar e entender os fatos, o mundo que nos cerca, buscando resolução dos empecilhos na sociedade. O ser humano existe e se desenvolve inserido em um  constante processo, que se dá por meio do conhecimento, explicação e ação do próprio ser humano na História. Com o intuito de trazer a tona à verdade, ele busca o “conhecimento”, e os resultados obtidos voltam para a humanidade.

        É indispensável frisar que o conhecimento consiste em um procedimento inacabado e em constante expansão, ou seja, no decorrer da História sofre alterações. Fazendo com que o homem se evolua, baseando-se em conceitos e recordações, e ainda percorrendo novos caminhos, melhorado assim sua qualidade de vida.

3  O CONHECIMENTO MAIS ELABORADO

        Tendo em vista que é através do conhecimento do ser humano que ocorrem as intervenções na realidade, tornou-se indispensável a necessidades de encontrar-se maneiras de organizar o conhecimento. Visto que há diversas formas de “saber”, ou seja, fez-se necessário ao homem abrangência e precisão, ou seja o conhecimento científico.

4  O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

        O conhecimento científico não é regido por meio da prática, mas sim de observações e ponderações metódicas, prudentes e sensatas. É um conhecimento lógico e coerente. Após a demarcação do problema, formulam-se pressuposições. Essas pressuposições serão examinadas e então evidenciadas ou não, com o objetivo de solucionar o problema. Contendo um método adequado, os resultados são práticos, visto que a meta é obter o maior conhecimento de um fenômeno.

        Segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 38), “os modos de proceder do conhecimento científico têm em mira descobrir sempre alguma coisa nova ou fornecer o melhor nível de certeza, explicação e compreensão sobre um dado assunto”.

        Diz-se que o conhecimento científico tem origem na dúvida e se fixa na certeza, explicando e evidenciando os motivos de sua certeza (GARCIA, 1997, p. 45).

        O conhecimento científico é passível de averiguação, lógico, analítico e neutro, e é dele que se compõe a Ciência.

5  CIÊNCIA – SIGNIFICADO E VALOR

        A definição da palavra ciência é conhecimento. De acordo com Barros e Lehfeld (2000, p.41), “a Ciência é também definida como sendo o estudo de problemas formulados adequadamente em relação a um objeto, procurando soluções plausíveis, através da utilização de métodos científicos”. Procura o conhecimento metódico do planeta.

        A finalidade da Ciência é conhecer o universo e as leis que o conduzem, procurando resposta para todos os fatos. Ela pode auxiliar os povos, e tem grande encargo diante o mundo, pois seuss descobrimentos e inovações transformam a sociedade. Segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 45-46):

As descobertas científicas ocorrem com a finalidade primeira de servir como força propulsora e solucionadora de problemáticas individuais e sociais. [...] Os objetivos da Ciência são ainda determinados pela necessidade que o homem possui de compreender e controlar a natureza das coisas e do universo, compreendendo-as naquilo que elas encerram de certo, evidente e verdadeiro.

        A Ciência é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, politica, economia e da sociedade de uma nação. O apoio da Ciência para a humanidade é das mais diversas, nos vários campos do conhecimento humano. Pode-se assegurar que os progressos científicos são proporcionais aos avanços sociológicos e tecnológicos da humanidade. Portanto conclui-se que é a através do conhecimento científico que sucedem as mudanças na história das comunidades, o progresso da Ciência permeia a melhoria na qualidade de vida da população.

5.1  MODELOS PRÁTICOS DA RELEVANCIA DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE

        O desenvolvimento tecnológico da sociedade é claramente notado na atualidade. Primeiramente, a metodologia científica e os procedimentos de pesquisa são de suma importância para o exercício profissional, em quaisquer âmbitos de atividade. O planejamento e coordenação são primordiais para todos os nichos do exercício profissional. Até mesmo relações comerciais e administrativas se desenvolvem com embasamento no conhecimento científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com