TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A água como recurso finito

Por:   •  6/3/2017  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

     Há muito se sabe da imprescindibilidade dos recursos hídricos no cotidiano dos indivíduos. Seja para uso industrial, afazeres domésticos ou consumo, a água está sempre presente no nosso dia-a-dia, seja direta ou indiretamente. No entanto, deve se fazer imprescindível também discussões a respeito da preservação da mesma, já que região ou país nenhum é totalmente passivo de crises pela indisponibilidade de água.

     É de conhecimento do senso comum que todos seres vivos necessitam de água para sobreviver, sendo obrigatória no processo de manutenção metabólica. Não sendo pouco, a água é utilizada da mais diversa forma como em atividades recreativas, higiene pessoal e uso agrícola, esse último há mais de 5000 anos. Todavia, com essa forte presença cotidiana e fácil acesso para maioria das pessoas do mundo, não é de se estranhar que haja pessoas que fazem uso sem se policiar do quanto estão gastando, tendo em sua consciência o errôneo pensamento que a água potável é um recurso infinito.

     A falta de água em algumas regiões do mundo além de ter como culpa o uso indiscriminado da própria população, tem o forte processo de urbanização, gestão por parte governamental, e o próprio crescimento populacional como algoz. A intensa urbanização aumenta a demanda de água para os mais variados fins, a gestão não possibilita um eficaz sistema de distribuição, e com o aumento da população o setor agrícola é impulsionado.

     Por fim, resta salientar a importância que haja o consumo consciente dos recursos hídricos, atrelado ao incentivo do governo para conscientizar toda população por meio de políticas públicas, tendo punições em forma de multa ou de prestações de serviços comunitários, para quem não seguir as recomendações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com