TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Exames: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  9.410 Palavras (38 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO

O conceito de escolas inclusivas pressupõe uma nova maneira de entendermos as respostas educativas que se oferecem, com vistas à efetivação do trabalho na diversidade. Está baseado na defesa dos direitos humanos de acesso, ingresso e permanência com sucesso em escolas de boa qualidade (onde se aprenda a aprender, a fazer, a ser e a conviver), no direito de integração com colegas e educadores, de apropriação e construção do conhecimento, o que implica, necessariamente, em previsão e provisão de recursos de toda ordem. O processo histórico de construção do paradigma da educação inclusiva no Brasil é recente. Ficou mais evidente após a Conferência Mundial em Educação Especial, organizada pelo governo da Espanha em cooperação com a UNESCO, em que foi realizada em Salamanca, do dia 7 ao dia 10 de junho de 1994. Assim, a educação inclusiva passou a ser alvo das políticas educacionais brasileiras, em todos os níveis: federal, estadual e municipal. A solução para a educação está na reumanização da escola e contávamos com um secretário de educação que também acreditava que o lado humano não podia ser desconsiderado ou desvalorizado em detrimento à racionalidade administrativa da escola. Tanto o professor como o gestor escolar são investidos de um cargo em que a legalidade e a responsabilidade sobre o destino da escola impera. Todos esperam dele a competência necessária para o bom andamento de sua unidade de ensino.

Palavras chave:. Politicas Inclusivas. Democracia. Direito a Aprendizagem.

,

ABSTRACT

The concept of inclusive schools requires a new way of understanding the educational responses that offer , in order to effect the work in diversity . Is based on the human rights of access, entry and stay successfully in good quality schools ( where they learn how to learn, to do , to be and to live ) , the right integration with peers and educators , appropriation and construction of knowledge, which necessarily implies in forecasting and provision of resources of all kinds. The historical process of the paradigm of inclusive education in Brazil is recent . It became more evident after the World Conference on Special Education , organized by the government of Spain in cooperation with UNESCO , which was held in Salamanca , the 7th to the 10th of June 1994. Thus , inclusive education has become the subject of Brazilian educational policies , at all levels : federal , state and municipal. The solution for education is in reumanização school and we had a secretary of education who also believed that the human could not be disregarded or devalued over the administrative rationality of the school. Both the teacher and the school management are invested in a position in which the legality and responsibility for the fate of the school rules. Everyone expects him with the skills necessary for the smooth running of your teaching unit .

Keywords: Inclusive Policies . Democracy . Right Learning .

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8

CAPITULO I 10

1.1. Visão diferenciada do processo educativo favorecendo a formação social e o desenvolvimento diante da diversidade 10

1.2. Um Pouco de Historia sobre Pessoas com Deficiências 12

1.3. Diversos estudos envolvendo opiniões e perspectivas de professores e outros profissionais ligados à educação sobre inclusão 14

CAPITULO II 17

2.1. Legislação Educacional Brasileira e Inclusão 17

2.2. O Desafio do Processo de Inclusão Escolar 21

2.3. A escola como instrumento de inserção do indivíduo com necessidades especiais na sociedade 24

CAPITULO III 27

3.1. Gestão democrática, participação dos profissionais e da comunidade escolar para que ocorra a inclusão 27

3.2. O papel do diretor em provocar as mudanças necessárias é essencialmente um papel de facilitação do processo inclusivo 35

3.3. A importância do Gestor Escolar como humanizador das igualdades 37

3.4. A Educação Transformadora pautada pela Democratização 41

CONSIDERAÇÕES FINAIS 43

REFERÊNCIAS 44

INTRODUÇÃO

A gestão escolar e a proposta de construção da escola inclusiva: os sujeitos e suas interações apresentam a organização e gestão do trabalho escolar; os mecanismos de ação coletiva; a autonomia, a participação, a liderança, a flexibilização e a descentralização; o planejamento e o projeto político-pedagógico; a avaliação das escolas e a qualidade do ensino; a gestão e as relações de poder no cotidiano escolar.

Durante séculos, o diferente esteve à margem do sistema educacional, ou seja, o aluno com deficiência era atendido separadamente ou até excluído do processo educativo por ser considerado anormal. Num passado não muito distante, aquele que apresentasse alguma deficiência ou distúrbio grave de aprendizagem, e/ou comportamento, era atendido paralelamente ao sistema regular na educação especial; hoje está incluído em classes comuns por causa da educação inclusiva possibilitando que esse aluno alcance o sucesso escolar.

A educação contemporânea – direito público e subjetivo de cidadania – aponta para princípios básicos de formação do cidadão crítico e participante, capaz de trilhar os caminhos da vida com dignidade e liberdade.

O objetivo da educação escolar, então, fundamenta-se na criação, no crescimento e na busca do aprender a aprender para conhecer, exercer com autonomia seus direitos e deveres e garantir a liberdade de agir e pensar.

Vivemos um novo momento: a atenção à diversidade na educação escolar brasileira. Hoje, sistemas de ensino e escolas têm o desafio de construir coletivamente as condições para atender com qualidade à diversidade dos seus alunos. Isso requer mudanças na gestão e na prática pedagógica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com