TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências Ledagógicas

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre as tendências pedagógicas. As tendências pedagógicas são divididas em duas linhas de pensamentos: as tendências liberais e as tendências progressistas.

Segue as explicações das características de cada uma dessas formas de ensino, porém deve-se analisa-las e ter em mente que uma tendência não sobrepõe totalmente à outra, mas as duas convivem em harmonia na pratica acadêmica.

2 TENDÊNCIAS LIBERAIS

De acordo com Luckesi (2005), nas últimas décadas a educação brasileira tem se distinguido melhor com as tendências liberais. A pedagogia liberal tem como parâmetro principal a elaboração do aluno para sociedade, mas nem sempre mostrando as diferenças de classes.

2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL

A tendência liberal tradicional tem por característica principal um ensino humanístico e cultural. Parte do propósito de que o aluno deve ser preparado moral e intelectualmente para reconhecer seu papel na sociedade. Estrutura-se em conhecimentos e valores adquiridos com o passar dos anos, onde o professor se faz o centro do ensino-aprendizagem.

Existe um domínio de aulas demonstrativas, onde o aluno é o subordinado em relação ao professor. Em decorrência, a aprendizagem é receptiva e automática. O aluno é inerte, sem muita ação. Há destaque na aplicação de exercícios e na repetição de conceitos, tudo com intuito para a memorização, com o propósito de disciplinar a mente e formar hábitos.

Na avaliação, as provas exercícios e trabalhos são vistos como elemento central (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006).

2.2 TÊNDENCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

Diferentemente da tendência liberal tradicional, nesta, procura-se realçar as necessidades de cada estudante. Assim que se verifica o interesse e experiência adquiriras pelos alunos, os conteúdos em sala de aula são definidos. São considerados os processos mentais e habilidades intelectuais, procura-se "aprender e aprender" (LUCKESI, 2005).

Métodos de solução de problemas, pesquisas ou experiência são atividades utilizadas nesta tendência. O professor atua como um ajudante, o aluno tem seu desenvolvimento livre e espontâneo, o que motiva e estimula a aprendizagem. Trabalhos em grupo são considerados de suma importância para o desenvolvimento mental e a avaliação é um processo qualitativo.

2.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO DIRETIVA

Este aspecto vem embasado em pensamento psicológico e busca atitude por parte dos alunos. Assim, as meterias estão baseadas na procura por conhecimento dos próprios estudantes.

O professor nada mais é do que um facilitador da aprendizagem, onde o ensinamento está totalmente centralizado no aluno. O discente é considerado um ser ativo com independência e autossuficiência no desenvolvimento do ensino. A escola Renovada não diretiva convida a valorização da autoeducação onde o processo de avaliação perde o sentido, sendo assim o aluno deve-se autoavaliar-se. (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO; 2006)

2.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

Esta tendência parte do princípio modelador do comportamento humano, ajudada por procedimentos e táticas característico em sala de aula. A ação tecnicista está altamente voltada ao sistema produtivo local, procurando formar indivíduos classificados para o mercado de trabalho. Sendo assim, o aluno deve se adequar à situação perante a formação do projeto educacional, onde os ensinamentos são apresentados em uma sequência lógica de pensamento. Parte do princípio de que aprender é modificar o desempenho (LIBÂNEO, 2006).

As informações passadas pelo professor são transmitidas de forma direta e eficiente, e o aluno deve receber, aprender e fixar as informações. A avaliação consiste na verificação do que o aluno aprendeu diante do propósito apresentado, avaliando a sua conduta final.

3 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

As tendências progressistas observam a realidade social, e são altamente ligadas a fins sociopolíticos da educação. A pedagogia progressista se manifesta em três tendências: a liberadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

3.1 TENDÊNCIA PROGRESSITA LIBERTADORA

É um ensino "não formal" que indaga objetivamente a realidade entre o homem, a sociedade e a natureza. Na forma de ensino, o importante não são os conteúdos específicos, mas despertar no aluno uma relação com a realidade a sua volta. Se necessitarem de textos para leitura, os próprios alunos deverão fazê-los com a ajuda do professor, o diálogo é a base de tudo. Dessa forma, os trabalhos em sala de aula são os "grupos de discussão" definindo assim os conteúdos. O professor deve caminhar junto ao aluno, intervindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com