TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/11/2017  •  Monografia  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lívia  Dayane  Lopes  da Silva[1]

Kelly Soares da Silva [2]

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade de compreender a inserção da criança e das atividades lúdicas no contexto da educação infantil e os reflexos dessa pratica em seu desenvolvimento escolar. Para tanto utilizou-se uma pesquisa de campo feita em uma escola particular na educação infantil, desse modo foi observando o lúdico a importância do brincar, a importância da aprendizagem na educação infantil, que vem sedo uns dos instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade para as crianças, favorece o processo de ensino aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade. Consideramos que a atividade lúdica é uma medida que renova e inova o trabalho na educação infantil, e que trabalhar a partir do lúdico requer entender o que a criança necessita para se desenvolver, enquanto um ser ativo, pensante e   criativo.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico, Ensino Aprendizagem, Educação Infantil.

 


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo faz-se necessário investigar se o lúdico está sendo bem empregado no processo ensino e aprendizagem, com quais métodos e o que dever ser levado em contar pelo professor na aplicação dos jogos didáticos.

Através de pesquisas de campo feita em uma escola, sobre o tema escolhido será possível analisar que o lúdico dever ser algo concreto na realidade escolar no momento que se ensina e a valorizar o ator de brinca ajuda os educados a tornarem se cidadãos, independentes, responsáveis, realizando atividades com prazer, desse modo acreditamos que a acriança deve viver com alegria a sua infância, seja na escola ou em casa.  

Em todas as fases da vida, o ser humano descobre e aprende coisas novas no meio que vive, isso lhe garante a superação e socialização na sociedade como um indivíduo participativo, analítico e inovador. É na infância a fase da brincadeira, visto que possibilitam o desenvolvimento da ideia, da imaginação, da criatividade e da afeição. O lúdico na educação infantil, permite ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil, inserindo o brincar em sua proposta pedagógica, tendo intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.

A utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico é de fundamental importância, pois os conteúdos podem ser ensinados por meio de atividades lúdicas assim tornando as aulas mais produtivas tendo a participação dos alunos. De que maneira, então, o professor pode promover situações que estimulem a aprendizagem e desenvolvimento da criança, sem que esta se desvincule do brincar?

O que possibilita a criança a aprender brincando? E como a instituição pode organizar-se enquanto espaço lúdico para o processo de ensino e aprendizagem da criança?

Como promover um equilíbrio entre o brincar e o ensinar?

Objetivamos também, pontilhar algumas propostas de atuação do professor perante as condições que a instituição oferece, com o intuito de uma maior conscientização e uso do lúdico no espaço de educação infantil.

Mesmo sem a finalidade de aprender, quem brinca aprende, pois se aprende a brincar. Como concepção social, a brincadeira é cruzada pela aprendizagem, uma vez que os brinquedos e o ato de brincar, a um só tempo, contam a história da humanidade e dela participam diretamente, sendo algo aprendido, e não uma disposição natural do ser humano.

A dificuldade, no entanto, apesar de muitos educadores deixarem seus alunos brincar, na pratica, a brincadeira está ausente na maior parte das classes de educação infantil. E o dano? À medida que as crianças crescem menos brinquedos, espaço e horário para brincar têm. Quando aparece, é no pátio, no recreio, no dia do brinquedo, não sendo considerada uma atividade verdadeiramente escolar. Pretendemos ainda, pontuar algumas propostas de atuação do professor perante as condições que a instituição oferece, com o intuito de uma maior conscientização e uso do lúdico no espaço de educação infantil. Também temos como finalidade despertar uma consciência do professor de educação infantil, no que se refere à criança e seu desenvolvimento, de modo que o profissional desta área consiga superar as práticas assistencialistas relacionadas à criança e, encontrem neste trabalho, alternativas para inovar e reconfigurar suas práxis e sua postura de professor.

Os procedimentos metodológicos, observação das aulas realizada na educação infantil, feitos questionários para os  professores responde quais os métodos  utilizados, se o lúdico estava presente em suas aulas, pesquisa documental, entrevistas, podemos observa que Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias.

 


2.  REVISÃO DE LITERATURA

O lúdico tem seu princípio na palavra LUDUS, ou seja, “jogo”. Em seu significado puro e simples o termo lúdico estaria se referendo apenas ao jogo, ao brincar, movimento automático. Porém de acordo com Vygotsky (1991) a imaginação é um processo psicológico novo para a criança que tem no brinquedo seu potencial de desenvolvimento. Na brincadeira ou situação imaginária, a criança age independentemente daquilo que vê, transcendendo a percepção imediata dos objetos. Esse comportamento revela que a criança em idade pré-escolar passa a atribuir um significado ao objeto em conformidade a situação lúdica, surgindo a ação sobre o objeto no campo das ideias.                                                

[...] um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura tornasse um cavalo. A ação regida por regras começa a ser determinada pelas ideias e não pelos objetos. Isso representa uma tamanha inversão da relação da criança com a situação concreta, real e imediata, que é difícil subestimar seu pleno significado. A criança não realiza esta transformação de uma só vez por que é extremamente difícil para ela separar o pensamento (o significado de uma palavra) dos objetos (VYGOTSKY, 1991, p. 111).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (284.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com