TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

Projeto de pesquisa: PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA_ UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

LAURA SANTOS CAMPITELLI_ RA: 1099584678

LELIANE RIBEIRO LOPES DE A. RIZZO_RA:59255

SÔNIA GUEIROS DA SILVA GOMES_RA:326712

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e práticas de ensino”, sob orientação do professor tutor a distância ANA PAULA BARRAMANSA.

DOURADOS

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa a importância da participação da família no processo educacional da criança, com isso foi possível constatar vários problemas familiares relacionados ao aproveitamento escolar dos alunos.

Os alunos que possuíam um ambiente familiar sem estrutura efetiva e com ausência dos pais ou parentes no acompanhamento escolar não obtinham o aproveitamento satisfatório em relação aos alunos cuja família não apresentam esse quadro. A família constitui uma instituição de extrema importância na formação e na educação das crianças, juntamente com a escola, onde é desenvolvida a educação e a formação sistematizadas das mesmas. È no âmbito familiar que a criança tem o primeiro contato com a sociedade.

Daí a importância da união dessas duas instituições sociais na formação educacional dos alunos. A participação da família é fundamental no processo educacional dos filhos, uma vez que a educação, para ser integral precisa ser conduzida por essas duas instituições sociais: família e escola que são essenciais ao desenvolvimento da criança. A relação envolvendo escola e família precisa estar em perfeita harmonia para que ocorra um processo de educação eficiente, uma vez que a escola é uma instituição que possui o objetivo de complementar o ambiente familiar. Sendo assim a escola não deve funcionar sem a família e vice versa pois uma depende diretamente da outra visando o desenvolvimento social e educacional das crianças. Os pais são responsáveis diretos na formação de seus filhos, de modo que atitudes sem éticas são obsorvidas com naturalidade por parte das crianças, e consequentemente estes atos são levados ao âmbito escolar e compartilhados pelos demais alunos da escola. Portanto é preciso que os pais conheçam e discutam os objetivos pedagógicos e os meios organizados para atingi-los alem de trocar opiniões sobre como o cotidiano escolar se liga a esse plano. A escola também deve reunir os pais para informá-los e discutir algumas mudanças a serem feitas no cotidiano das crianças. Incentivar os pais a acompanhar a educação de seus filhos que muitas vezes é feita por pessoas que sequer são parentes das mesmas é uma forma de espantar uma provável deficiência na qualidade na educação dessas crianças.

PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMILIA.

Essa parceria sempre foi um apelo muito grande da parte dos educadores, pois os dois tem que andar juntas para um bom desenvolvimento escolar, tanto da criança como do adolescente.

Não há como negar que uma família quando descuida do desenvolvimento escolar de seus filhos, estes apresentam queda acentuadas nos resultados obtidos nos boletins bimestrais.

È preciso que a família seja ela que composição tiver, cumpra os seus deveres como responsáveis pelo futuro de seus filhos, e cabe a escola fazer valer a sua proposta pedagógica, com eficiência. O primeiro passo para que isso aconteça é estabelecer regras que fortalecerão essa parceria permitindo que a aprendizagem dos filhos e alunos se efetive claramente através de seus desempenhos, tanto no lar quanto na escola.

Quando a família sofre algum conflito, como separação dos pais, muitas brigas, etc, isso reflete muito na criança e no adolescente dentro de sala de aula, a criança fica muito dispersa, agressiva, e muita das vezes perde ate o interesse em aprender, ai vai mau nas provas e o boletim tem uma queda, e nesse momento cabe ao professor conversar com o aluno com os pais e principalmente com o corpo docente da escola, para que esse educando não tenha problemas maiores futuramente.

No meu ponto de vista antigamente os pais se preocupavam mais, apesar de ter menos conhecimento sempre estavam ali perguntando ao professor como seu filho esta em sala de aula tanto nas notas quanto no comportamento, participavam mais de reuniões escolares, ajudavam mais na medida do possível em casa com as tarefas, já hoje em dia os pais estão sem tempo, estão trabalhando o dia inteiro chega em casa cansados querem descansar e o aluno acaba ficando de lado, ninguém ajuda, ninguém impõe regras, muito menos pergunta o que aconteceu na escola hoje, o que foi aprendido, não revisa a matéria, e com esse mundo informatizado que estamos vivendo hoje, a criança ou adolescente chega em casa vai para o computador não para revisar a matéria passada em sala de aula mas sim para entra no Orkut no MSN no face book. Ai depois os pais chegam no professor para tirar satisfações porque o meu filho não sabe ler, porque ele ta tirando nota baixa, etc, achando que o professor tem culpa, sendo que em casa o aluno não tem regra nenhuma, pode ficar no computador no vídeo game o dia inteiro, chega so se depara com a família desunida, brigas, e outras coisas.

"A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade. (PAULO FREIRE, 2000: 29)".

A verdade é que a Escola sozinha não conseguirá levar a diante a responsabilidade de educar e ensinar, já que a responsabilidade maior da escola está em ensinar e a da família está em educar.

Eu tenho muitas lembranças de quando eu era criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com