TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parceria escola e familia

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 – Metodologia da Educação Infantil

Tema: Parceria Família e a Escola da Educação Infantil

Síntese:

A educação infantil é o primeiro passo para a formação escolar de um indivíduo. Nessa etapa a vida familiar e a vida escolar são fundamentais para o desenvolvimento infantil, essa relação é tão importante, quese torna um alicerce para a educação da criança.

Muitas vezes essa relação é difícil e conflituosa, pois envolve alguns sentimentos competitivos entre o educador e a família. No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil cita que outro fator que impacta na relação é a concepção equivocada das instituições, quando acreditam que as famílias dificultam o processo de socialização e de aprendizagem das crianças.

Para essa relação dar certo é necessário entender que educação e o afeto andam juntos e que tanto o educador quanto a família precisam executar seus papeis de forma eficazes, para que o objetivo comum seja atingido, ou seja, o desenvolvimento da autonomia e personalidade da criança.

Por fazermos parte de um país extremamente miscigenado, o educador precisa respeitar: os diversos tipos de estruturas familiares eas diferentes culturas, religiões, crenças e valores existentes, estabelecendo sempre um diálogo aberto e acolhedor. Essa aproximação ajuda o educador a desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias, evitando assim qualquer tipo de preconceito.

“As famílias devem ser respeitadas e consideradas, Não existe um modelo ideal e deve-se pensar em configurações diferenciadas, pois o cabeça de uma casa pode ser um avô ou duas mães”. (Paula Zurawski)

É importante que o educador planeje uma forma de comunicação individualizada com o responsável pela criança, mesmo que informal, pois esse tipo de comunicação desenvolve a confiança na família em relação ao educador, principalmente em relação as crianças menores.

Outra forma de conquistar a confiança da família e disponibilizar as informações relacionadas: ao trabalho do educador, a formação do educador; estrutura da instituição, condutas em caso de emergência e saúde (principalmente na etapa infantil); regras da instituição.

Diante dessa demanda os educadores precisam desenvolver novas competências,sendo fundamental o preparo desses profissionais, através de formações iniciais e continuas.

Em contrapartida a família precisa ter uma postura participativa em relação aos acontecimentos da criança na escola,querer saber da criança com quem está se relacionando e com quem não está, valorizar o tempo que a criança ficou na escola para que ela sinta que é um lugar importante.

A família precisa conhecer a escola, cumprir as normas, ir as reuniões, aos eventos, visitar a escola eventualmente e ler a agenda diariamente.

A educação que a criança recebe na escola deve estar alinhada com a que recebe em casa, tornando se assim a educação compartilhada, por isso a família precisa:

1 - tornar a criança emocionalmente independente, pois na escola não terá a proteção dos pais;

2 - determinar limites, regras e horários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com