TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA NECESSÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  14.278 Palavras (58 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 58

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

DALVACI MOTA RIBEIRO

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA NECESSÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SANTARÉM

2016

DALVACI MOTA RIBEIRO

[pic 2]

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA NECESSÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Paulista - UNIP como parte dos requisitos para a conclusão do curso

Orientadora Especialista: Adenilce Freire Bispo Rego

SANTARÉM

2016


AGRADECIMENTO[pic 3]

Agradeço em primeiro lugar a Deus pelos dias de vida que me confiou, pela saúde, sabedoria, inteligência, pela força de vontade de aprender, pelos desafios e ela vitória alcançada.

Agradeço também a minha família em especial a minha mãe, minha vó e ao meu esposo, que apesar de todas as barreiras sempre estiveram ao meu lado apoiando-me e incentivando-me.

Por fim agradeço a minha Professora Orientadora Adenilce Rego pela paciência e determinação e me ajudou a concluir este TCC.


[pic 4]

Deus faz que o solitário viva em família, liberta aqueles que estão presos em grilhões, mas os rebeldes habitam em terra seca.

(Salmos 68.6)


RESUMO[pic 5]

A primeira forma de educação que a criança recebe é a doméstica, proveniente dos pais, espelho e referência na tenra idade. Portanto, o comportamento na primeira infância vai refletir as atitudes da família. Uma família desestruturada por brigas constantes, pela droga ou o abuso do álcool, sem dúvida, será responsável pelas primeiras manifestações da criança no âmbito das relações sociais e no campo dos primeiros passos da socialização. Um menino ou menina de comportamento tímido e retraído, com dificuldade na aprendizagem e no relacionamento com os colegas, pode indicar problemas originados em casa. Daí a importância da boa educação doméstica para o desenvolvimento cognitivo da criança, antes mesmo do início da vida escolar. É com os pais que as crianças aprendem a manusear os objetos, a comerem sozinhos, escovar os dentes e fazer corretamente as necessidades fisiológicas. Também são os pais e o diálogo em casa os responsáveis pela articulação das primeiras palavras e a correção, subsequente, da maneira de falar, com o domínio da coerência e da coesão, um processo de aprendizagem, lento, gradual e constante. Os pais são os primeiros e mais importantes parceiros da escola.

Palavra Chave: Educação, Família, Pais, Escola, Criança.


ABSTRACT[pic 6]

The first form of education that the child receives is the home, from parents, mirror and reference at an early age. Therefore, the behavior in infancy will reflect family attitudes. A family dysfunctional by constant bickering by drug or alcohol abuse, no doubt, will be responsible for the first manifestations of the child in the social relations and in the field of the first steps of socialization. A boy or shy and withdrawn behavior girl with difficulty in learning and relationships with colleagues, may indicate problems originated at home. Hence the importance of good domestic education to the cognitive development of the child, even before the beginning of school life. It is with the parents that the children learn to handle objects, to eat alone, brush your teeth properly and do the physiological needs. They are also the parents and the house in dialogue responsible for the articulation of the first words and the correction, subsequent, the way of speaking, with the field of coherence and cohesion, a learning process, slow, gradual and steady. Parents are the first and most important school partners.

Keyword: Education, Family, Parents, School Child.


SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO08

1. PONTO DE PARTIDA 11

2. A FAMÍLIA14

2.1. A função da família 16

2.2. O papel da família na formação da criança na visão de Maria Montessori17

2.3. A responsabilidade da família para Froebel18

3. A ESCOLA 21

3.1. A escola e a relação com a família22

4. A EDUCAÇÃO 24

4.1. A família e a educação infantil28

4.2. Família e escola parceria no desenvolvimento da criança 30

RESULTADO34

CONSIDERAÇÕES FINAIS36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS38

ANEXO41


INTRODUÇÃO

Tratar da educação infantil é um fato que deve ser delineado de maneiro cautelosa, ainda mais quando se direciona ao papel da família e da escola, isso tudo porque temos contatado uma ambiguidade na relação entre profissionais de Educação Infantil e famílias. Ao mesmo tempo em que admitem a importância da relação família/instituição para o trabalho pedagógico, já que o espaço familiar constitui-se, em geral, no primeiro ambiente no qual a criança convive, costumam ter dificuldades para lidar com os pais ou responsáveis. Ora se sentem desconfortáveis com sua presença nas instituições, ora sua ausência é tida como uma transferência de papéis da família para os educadores.

Diversas situações são motivos de queixas por parte dos profissionais: pais que não leem os bilhetes enviados pela instituição, que não mandam os pertences da criança em ordem, que não aparecem nas reuniões, que atrasam para buscar a criança, que não atualizam números de telefone e assim por diante. Para os profissionais se constrói a imagem de uma família que vê a instituição como “depósito de crianças” - expressão utilizada por muitos educadores.

Por outro lado, observa-se que as famílias também têm questões mal resolvidas com a instituição, manifestadas por comportamentos que passam de demonstrações de desconfiança, disputa, a receio em apresentar suas insatisfações por acreditar que seu filho possa não ser bem tratado pelos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (95 Kb)   pdf (482 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com