TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA POSSÍVEL? UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ E DO MARANHÃO

Por:   •  15/11/2017  •  Monografia  •  19.588 Palavras (79 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 79

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI

CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL-CAFS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JOÃO EVANGELISTA COSTA LEANDRO

FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA POSSÍVEL? UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ E DO MARANHÃO

FLORIANO - PI

2016


JOÃO EVANGELISTA COSTA LEANDRO

FAMÍLIA E ESCOLA, PARCERIA POSSÍVEL? UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ E DO MARANHÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Piauí – Campus Amílcar Ferreira Sobral, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

FLORIANO

2016

JOÃO EVANGELISTA COSTA LEANDRO

FAMÍLIA E ESCOLA, PARCERIA POSSÍVEL? UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ E DO MARANHÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Piauí – Campus Amílcar Ferreira Sobral, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Aprovado em: ___ de ________  2016

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________

Prof. Dr. Fauston Negreiros

Orientador

_____________________________________________

Profa. Dr.ª Carla Andréa Silva

1° Membro examinador

_____________________________________________

Prof. Esp. Ellery Henrique Barros da Silva

2º Membro Examinador

                                                                         

                       

                                                                                 

                                                                                 DEDICATÓRIA:

Dedico este trabalho a toda minha família: Esposa e Filhas, Pai, Mãe, irmãos. E ainda a todos os meus amigos e irmãos da igreja.

Agradecimentos,

Em primeiro lugar, eu quero agradecer a Deus pai criador e sustentador de tudo, Ele que é meu refúgio e fortaleza nas horas de tribulação e angústia. Agradeço, pois, a Deus pela minha vitória em mais um desafio vencido. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente” (Rm 11.36).  

Agradeço a minha família, meu porto seguro nas horas difíceis. Em especial a minha esposa, amada, amiga, companheira e grande incentivadora de todas as horas nessa minha jornada. Obrigado, pela sua compreensão e apoio incondicional, se não tivesse você ao meu lado eu não teria conseguido chegar ao final. Mais uma vez obrigado! Te amo.

Agradeço às minhas filhas, tesouros que Deus me deu. Por compreenderem minhas ausências e em muitos momentos me ajudarem. Vocês são parte a razão da minha luta e da minha vida. Só posso dizer obrigado também a vocês.

Agradeço ainda a meu pai, Antônio de Jesus Leandro e à minha mãe, D. Sebastiana Costa Leandro, que me permitiram sair de casa aos 13 anos de idade, por que queria estudar. O fato de somente agora, conseguir concluir minha graduação, não foi por que vocês me deixaram estudar, mas sim porque acredito que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).

 Ao meu irmão e às minhas irmãs que conseguiram se graduar antes de mim, mesmo sendo mais novos, Valdean Leandro – Enfermagem; Deltiane Leandro – Letras Português; Leiane Leandro – Pedagogia; Aldeane Leandro – Enfermagem; Ofereço a vocês esta vitória!

Meu agradecimento especial, à minha irmã Gideone, e aos meus irmãos Gideão e Gebion, que ajudaram nosso pai e mãe quando precisei sair de casa para estudar, e nunca mais voltei para morar. Rsrsrs! Vocês foram, são, e serão sempre lembrados nas minhas orações. Agradeço também a nossa futura advogada, Luane Leandro e ao meu maninho que sonha em ser Agrônomo, vamos que vamos, Francisco Leandro, acredito no seu potencial!

Agradeço a minhas cunhadas Grecy e Raquel, pelas vezes que vocês cuidaram das minhas filhas quando nem eu nem a mãe delas estávamos presentes, obrigado! Deus recompense vocês. Agradeço a minha sogra irmã Maria José, pelas orações e por tudo o mais. Obrigado irmã Maria!

Agradeço ainda aos irmãos da Igreja Assembleia de Deus, em especial aos irmãos da congregação Betel, pelo apoio, incentivo e compreensão. Ao meu pastor, Sandro Henrique, pai, amigo, grande exemplo e incentivador do meu ministério! Ao pastor Francisco Antônio, pela compreensão e por me permitir fazer este curso em tempo integral.

Agradeço ainda aos meus professores e professoras, especialistas, mestre (a) s e doutore (a) s, que durante esses 4 (quatro) anos divididos em 8 (oito) semestres foram exemplos de profissionalismos e se esforçaram para que nos formasse pedagogos.

Um agradecimento especial ao meu orientador, professor Dr. Fauston Negreiros, o qual aprendi a admirar, pelo seu sorriso sempre contagiante, pela sua disposição e prontidão de nunca me deixar sem sua preciosa atenção sempre que lhe procurei. Essa parceria começou desde o primeiro período na disciplina de Psicologia da Educação – I, continuou  com a nossa participação no projeto de extensão do Observatório Psicopedagógico, do PSIQUED - Núcleo de Pesquisa em Educação, onde tivemos a oportunidade de nos aprofundar na leitura e discussão de muitos textos, na monitoria da disciplina de Psicologia da Educação I, e como participante do grupo do Pibid, apesar do pouco tempo que tivemos sob sua coordenação neste programa, pois foi transferido para outro campus, mas apesar da distância e das suas ocupações, o senhor como sempre se colocou à disposição e a parceria continuou até aqui. Peço desculpas pelos aborrecimentos e agradeço de coração professor Dr. Fauston Negreiros!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (135.6 Kb)   pdf (758.4 Kb)   docx (121.7 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com