TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO: PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  14/6/2017  •  Artigo  •  3.527 Palavras (15 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 15

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

VEREDIANE VIEIRA CIELLO

INCLUSÃO: PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Betim

2016

VEREDIANE VIEIRA CIELLO

INCLUSÃO: PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do titulo de Especialista em Educação Especial Inclusiva – Ênfase em Tec. Assistiva e Comunicação Alternativa, apresentada a Banca examinadora da UCAM – Universidade Candido Mendes.

Betim

2016

RESUMO

O texto relata a importância da integração entre a família e a escola no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. A família é o primeiro espaço que leva a criança a se desenvolver, e posteriormente em grande parte é a escola. Ambas contribuem na formação do indivíduo. O papel da família no processo de inclusão da criança é muito importante, pois a parceria entre família e escola traz segurança ao educando bem como ao profissional educador. A escola que recebe crianças com deficiência desempenha também papel de assistência à família. A melhor maneira de determinar as necessidades de desenvolvimento de uma criança é que ela mesma e os membros familiares digam a seus próprios modos. A escola tem a responsabilidade de organizar diferentes respostas, porém não é possível sem a articulação com a família. A palavra-chave é parceria, no sentido de se construir um objetivo entre parceiros igualitários e não apenas um trabalho em colaboração.

Palavras chave: Inclusão. Família. Escola. Parceria.

ABSTRACT

The text reports the importance of the integration between the family and the school in the process of inclusion of children with space needs. The family is the first space that leads the child to develop, and later to a large extent is the school. Both contribute to the formation of the individual. The role of the family in the process of inclusion of the child is very important, since the partnership between family and school brings security to the student as well as to the professional educator. The school that receives children with disabilities also plays a role of family assistance. The best way to determine a child's developmental needs is for them and their family members to tell in their own ways. The school has a responsibility to organize different answers, but it is not possible without articulation with the family. The key word is partnership, in the sense of building a goal between egalitarian partners and not just collaborative work.

Keywords: Inclusion. Family. School. Partnership.

LISTA DE ABREVIAÇÕES

AEE- Atendimento Educacional Especializado

ECA- Estatuto da Criança e Adolescente

LDB- Lei de Diretrizes e Bases

NEE- Necessidades Educacionais Especiais

PNE- Plano Nacional de Educação

TGD- Transtorno Global de Desenvolvimento

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................7

2 O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA?....................................................................9

3 UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR.......11

4 LEIS E DOCUMENTOS QUE ESTABELECEM OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA..................................................................................................13

5 A FAMÍLIA E A ESCOLA NA INCLUSÃO.............................................................15

CONCLUSÃO............................................................................................................18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................19


1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é analisar e refletir a respeito da inclusão, considerando os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo cada vez mais defendidos em documentos nacionais. A inclusão da criança com necessidades educacionais especiais na escola é um tema de grande relevância e vem sendo cada vez mais assunto de debates e discussões que explicitam a necessidade da preparação física e dos profissionais das escolas para atender as crianças com necessidades especiais de atenção e aprendizado.

A dificuldade de inclusão não está somente no ambiente escolar, principalmente nos pequenos municípios tanto as escolas, quanto as demais repartições públicas, como hospitais, bancos, postos de saúde, não estão aptos a atender pessoas com necessidades especiais, pois os custos para adaptar os ônibus, salas de aulas, escolas e também o treinamento de educadores em profissionais capacitados em lidar com diversidades são altos, e muitas vezes são deixados de lados. Há ainda uma visão antiquada de que pessoas com deficiência são improdutivas e por isso pouco se investe, dificultando assim a entrada na escola e posteriormente no mercado de trabalho, acentuando assim a sua condição desfavorecida em relação a outras pessoas.

É de fundamental importância que haja mudanças no processo de inclusão escolar, porém isso exige maior esforço das escolas, porém este esforço amplia também o conceito da escola como ambiente de construção de conhecimento. Para isso, a educação deverá ter um caráter amplo e complexo, o que possibilita a escola beneficiar-se de programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Tais mudanças exigem que o professor tenha uma mudança de postura, redefinição de papeis que possa favorecer o processo de inclusão e formação adequada às novas funções que serão exercidas por ele.

Não há nenhuma proposta de inclusão que possa ser generalizada ou multiplicada, pois ainda é incipiente, no entanto é de consenso que esse processo é de responsabilidade de toda a sociedade e é preciso que a escola esteja aberta para a "escuta", favorecendo assim, as trocas para a construção do processo de inclusão escolar.

2 O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

Daniela Alonso, especialista em educação inclusiva conceitua.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com