TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulatema6 Literatura Infantil

Trabalho Universitário: Aulatema6 Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 6

1

A respeito das pesquisas, no âmbito da Psicanálise ligada à Pedagogia, é correto afirmar sobre as contribuições das imagens:

Escolher uma resposta.

a. Servem para distrair a criança com a leitura de livros dotados de figuras e com pouco texto.

b. Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de prazer, de descoberta ou de conhecimento entre a criança e o mundo social.

c. Têm tarefa fundamental a cumprir para os pequenos leitores, por possibilitar o interesse pela leitura e o conhecimento do mundo físico.

d. Têm tarefa fundamental a cumprir no desenvolvimento infantil, pois dão a possibilidade da criança refletir sobre as atitudes das personagens.

e. Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de entendimento para o mecanismo da leitura, do prazer e da descoberta do mundo social. Correto

Resposta correta: Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de entendimento para o mecanismo da leitura, do prazer e da descoberta do mundo social.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois as pesquisas no âmbito da Psicanálise provaram que a linguagem das imagens é um dos mediadores mais eficazes entre a criança e o mundo das formas – seres e coisas – que a rodeiam e que ela mal começa a explorar. Devido a esses resultados, pedagogos e educadores tendem a criar situações didáticas em que a criança possa participar do processo de aprendizagem de forma ativa.

Question 2

A autora Nelly Novaes Coelho evidencia que o francês Paul Faucher, tomado pelas novas ideias de orientação pedagógica e recreativa, propôs, a partir dos anos 20, o álbum de figuras para os pequenos leitores. Neste sentido, pode-se compreender que os álbuns de figuras têm por finalidade:

Escolher uma resposta.

a. Ser úteis aos pedagogos e educadores para propor situações de leitura e produção de textos.

b. Possibilitar o desenvolvimento infantil, além da produção e leitura de textos.

c. Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até então. Correto

d. Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças para a produção de textos e ampliação do domínio da leitura.

e. Ser úteis para exercícios e tarefas escolares que envolvam as histórias, bem como os estudos literários.

Resposta correta: Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até então.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois o álbum de figuras, idealizado por Paul Faucher e desenvolvido por uma equipe de profissionais da Educação, foi concebido como um veículo de educação ativa, opondo-se ao ensino tradicional, pois é capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças, sendo considerado um meio bastante eficaz para esta finalidade.

Question 3

A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 189) afirma que “os Albums Du Père Castor foram criados e estruturados como álbuns-jogos atraentes ao olhar infantil e estimuladores das mais diversas atividades criativas”. Sobre essas finalidades, pode-se afirmar que:

I. Os álbuns de figuras foram criados para distrair as crianças com imagens adequadas.

II. Os álbuns de figuras contemplam a possibilidade da criança se divertir com as imagens.

III. Os álbuns de figuras incluem jogos de percepção ou inteligência, de descoberta das relações entre as coisas.

IV. Os álbuns de figuras apresentam a possibilidade de autoexpressão ou de expressão gestual, de treinamento sensorial ou motriz, etc.

V. Os álbuns de figuras contemplam jogos e cantigas de roda como forma de expressão dos sentimentos das crianças.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.

a. Todas as alternativas estão corretas.

b. I e III estão corretas.

c. II, III e IV estão corretas.

d. II e V estão corretas.

e. III e IV estão corretas. Correto

Resposta correta: III e IV estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois Paul Faucher ressaltou a finalidade dos álbuns de figuras para as crianças como forma de diversão e aprendizado. Por essa razão, eles incluem jogos de percepção ou inteligência, de descoberta das relações entre as coisas, a possibilidade de autoexpressão ou expressão gestual, de treinamento sensorial ou motriz, etc.

Question 4

A autora Nelly Novaes Coelho apresenta que Paul Faucher, baseado nos estudos e descobertas da Psicologia Experimental, procurou caracterizar as peculiaridades estilísticas de cada livro de suas coletâneas, considerando o estágio de amadurecimento físico e psicológico do provável “leitor”. Sobre as correlações de cada estágio de desenvolvimento da criança, pode-se afirmar que:

I. Os livros com imagens devem provocar o conhecimento ou o reconhecimento de objetos e seres familiares à criança, em seu cotidiano real e comum – brinquedos, móveis, recantos da habitação, bichos, alimentos – a serem designados oralmente pelo nome, e são ideais para o leitor a partir dos 3 anos.

II. Historietas simples, advindas do ambiente familiar, são adequadas ao leitor a partir dos 3 anos. Possuem como característica a possibilidade da criança manipulá-las para formar outras situações ou histórias e contá-las.

III. Na premissa Educação do movimento, precisão do gesto, a matéria constituinte desses álbuns é provinda da experiência vivida concretamente pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com