TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boticario

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  1.836 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Boticário – Análise da Indústria

  1. Qual intensidade da rivalidade dos concorrentes deste mercado alto/baixo. Por quê?

Quais são as barreiras de entrada dos novos entrantes deste mercado?

R: Nesse setor, a rivalidade por preços, garantias, propaganda e novos produtos é o que move essa indústria. A rivalidade é de um grau extremamente alto, pois existem muitos concorrentes, ninguém desponta como principal líder, pois as diferenças de fatias mercado são pequenas, principalmente entre as grandes empresas do setor, no grupo estratégico dos fabricantes de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, onde prevalece o equilíbrio. A rivalidade aumenta conforme o setor cresce, e a exigência de investimentos muito altos em inovações é o limiar do sucesso ou fracasso.

R: Com um mercado extremamente competitivo, por conta dos impostos cobrados aqui no Brasil e a carga tributária, os produtos tendem a ser mais caros aqui do que em outros países. A REVISTA EXAME aponta que o Brasil pode alcançar a segunda posição até 2017, o que faz do setor de cosméticos no Brasil um ponto de rivalidade extrema entre as empresas. Podemos dizer que as barreiras de entrada têm um grau alto e as de saída um grau baixo. Isso significa que é difícil entrar nesse setor, pois ele é extremamente competitivo.

As dificuldades de entrar ficam por conta da carga tributária, investimento de capital muito alto por conta das inovações frequentes e a competitividade desse mercado. Quem entra, precisa enfrentar toda essa concorrência, o que significa que não é difícil entrar em falência, um erro pode significar a morte da empresa. As barreiras de saída são baixas.

  1. Quais são as barreiras para os produtos substitutos que esses novos entrantes trazem. Explique:

R: Ameaça de Produtos Substitutos

Com o crescimento do setor de cosméticos, mesmo as barreiras de entrada sendo de um grau alto, seria impossível evitar novos entrantes no setor. Contudo, os novos entrantes vão ter que competir por grandes participações de mercado com outras empresas gigantes em cosméticos, perfumaria e higiene pessoal.

Uma empresa, para concorrer com novos produtos, vai ter que desembolsar uma quantidade enorme de capital, pois a estratégia de algumas empresas é a diferenciação, portanto, seus produtos são diferentes da maioria, pois a empresa desse setor apela para os sentimentos dos clientes, e não para o custo total. É difícil para as concorrentes imitarem produtos, pois existe muito valor agregado e processos difíceis de copiar, além dos talentos que fabricam e pesquisam novas formas de produzirem os produtos. Processos e tecnologias, tais como o modelo, a qualidade, a fabricação, design, acondicionamento e vários outros processos são coisas difíceis de imitar. Para imitar tudo isso, a empresa terá de fazer investimentos em tecnologia e inovação.

Mas mesmo assim existem ameaças, pois as outras companhias também possuem suas linhas de produtos, mesmo que diferentes.

As gigantes disputam a maior fatia de mercado, principalmente as de marca já consolidada. Essas empresas gigantes têm produtos que representam ameaça e se aproveitam do poder das suas marcas.

 Existem outros substitutos como os que utilizam ervas e medicina natural, as clínicas estéticas e as cirurgias plásticas, mas não representam grandes ameaças, e algumas vezes são usados apenas como complementares. A ameaça de produtos substitutos é pequena, mas existe e pode afetar a lucratividade da empresa.

  1. Quem detém o poder de barganha deste mercado?

Os concorrentes atuais, Os fornecedores ou consumidores. Explique:

 R: Poder de Barganha dos Fornecedores

O poder de barganha da empresa neste setor aos seus fornecedores é alto. Elas fazem parcerias com seus fornecedores, elas entendem que eles são fundamentais para a sua cadeia de valor. As empresas possuem muitos fornecedores para a produção e distribuição dos produtos, serviços, insumos e outros, em diversas regiões do Brasil e nos países em que atua. Essa quantidade faz com que haja uma competição entre os fornecedores e isso é um processo importante para que a qualidade aumente, pois elas compram em grande quantidade. A quantidade de fornecedores e a quantidade de produtos comprados de uma só vez. Faz com que o seu poder de barganha seja alto, o que permite a elas barganharem preços menores, administrar seu estoque de maneira eficiente e exigir entregas rápidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com