TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo O Planeta Terra

Por:   •  28/10/2022  •  Resenha  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

Construindo O

Planeta Terra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sophos José Malcher

Gabriela Raiane Lopes de Jesus

Enem I-B

Data: 19/03/2018

Professor: Thiago Rocha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 5 bilhões de anos atrás, o Sol existe mas a terra não, a gravidade puxa poeira em pedras minúsculas. Este planeta está sendo formado por apenas pedras e poeiras. Há 4,5 bilhões de anos, nosso planeta consiste em nitrogênio, dióxido de carbono e vapor de água. O planeta recém nascido é uma mistura fervente de pedra fundida. E um planeta chamado planeta Thea (mais ou menos do tamanho de Marte) está se avançando em nossa direção a 15 km por segundo. Este acidente resulta na formação de líquido e uma dispersão de rochas. Ao longo de 1000 anos a gravidade funciona como uma mágica. A lua foi criada em uma órbita acima da Terra.  

 

3,9 bilhões de anos atrás: Um granizo de meteoros de detritos deixados pela formação de sistemas solares entra na Terra, e alguns contêm pequenas gotas de água  que será o ingrediente vital para a vida na Terra. A medida que os meteoros batem a Terra, mais gotas de água são criadas, o planeta esfria e uma crosta é formada, além de que a lua está tão perto da Terra que cria grandes marés que atravessam a superfície dos planetas. Ao longo do tempo, a lua se afasta e o planeta se move mais devagar, a água cobre a superfície da Terra, a lava derretida explodiu de dentro da superfície da Terra, dando início a formação dos continentes, mas a atmosfera ainda é muito quente.  

 

Os meteoros chovem de novo na Terra, eles estão carregando aminoácidos do espaço até o fundo do oceano, já que a água do mar se filtrou até o fundo da Terra coletando minerais e gases no caminho, tudo isso junto aos aminoácidos cria as primeiras formas de bactérias.  

 

3,5 bilhões atrás: Há oceano raso , e colônias de bactérias estão se formando, estas bactérias transformam a energia da luz solar em alimentos(esse processo é conhecido como fotossíntese, que transforma dióxido de carbono e água em glicose) Esta transformação libera um produto de resíduos chamado oxigênio que enchem os oceanos, e fazendo com que caia ferro dentro dos oceanos que resultaria em rochas ricas em ferro.

   

Nos próximos 2 bilhões de anos, começa a aumentar o nível de oxigênio. Mais de 400 milhões de anos, um supercontinente vasto é criado, e a Terra retarda a sua rotação e os dias são mais longos. Há 750 milhões de anos calor escapa do núcleo fundido da Terra e arranca o supercontinente. A intensa atividade geológica cria vulcões, colocando dióxido de carbono no ar e produzindo chuva ácida.

 

Em poucos milhares anos, a temperatura cai para cerca de -50 grau formando um deserto congelado (que seria o sul da Austrália), Este período pode ser chamado de Terra Bola de neve. o gelo cresce em paredões, uma camada de gelo muito espessa consome o planeta, o gelo cresce de cada um dos dois polos para se encontrar no equador, e uma camada de gelo de até 3 km de espessura consome o Planeta  Terra. Praticamente toda a luz e o calor dos sóis reflete-se de volta da Terra. Mas o núcleo continua quente e os  vulcões estão em erupção fazendo com que o CO2 encha a atmosfera, e  aprisione o calor do sol ao redor do planeta e o gelo comece a derreter. Através de uma série de reações químicas o gelo produziu oxigênio e o oxigênio é liberado após o derretimento do gelo.  

   

600 milhões de anos atrás: a atmosfera é mais quente e os dias são 22 horas de duração, acrescentando toda a água formada até agora, e teremos a receita perfeita para a vida na terra.

Sabe-se que as bactérias não sobreviveram ao período glacial, talvez nem todas não sobreviveram

 

Há 540 milhões de anos: As bactérias primitivas que sobreviveram a era glacial e evoluíram para espécies que parecem lesmas com armaduras, então explosão cambriana começa com o aumento de oxigênio permite que as criaturas cresçam mais e desenvolvam esqueletos ósseos. A vida continua a florescer nos oceanos, com os trilobitas (parente de insetos). Outros seres vivos surgem, com colunas vertebrais, dentes (caçando suas presas).

   

460 milhões atrás: as placas se movem novamente. Um novo continente é criado chamado Gondwana. O oxigênio na atmosfera cria uma camada de ozônio que forma uma espécie de capa  ao redor do planeta e absorve a radiação letal do sol.  

   

375 milhões de anos atrás: Plantas começam a surgir, e um peixe chamado ticktalic que pode levantar a cabeça acima da água. Ele usa suas barbatanas como se fossem pernas e se move para fora da água, onde a vida vegetal está florescendo.  

 

Há 260 milhões de anos, peixes como estes faz da terra seu lar, que têm musgos e samambaias. As plantas se reproduziram através de esporos, mas uma semente está fora da água e tem seu próprio alimento e semente espalha vida pelo planeta liberando mais oxigênio para  o planeta.  

 

Agora que o planeta está repleto de “azul e verde”, a vida pode florescer mais ainda, já que uma libélula grande (com asas que anteriormente eram pernas). Agora existem todos os tipos de insetos chamados de Artrópodes. E uma criatura que se parece um lagarto deposita seus ovos na terra (outras criaturas depositavam os ovos na água), e esses ovos eclodem, surgindo répteis. Há muitos vegetais mortos, e as rochas cobrem as camadas desses vegetais, transformando em minas de carvão,

 

Há 250 milhões de anos: Os répteis gigantes vagam pela terra, alguns herbívoros, e outros carnívoros. A pressão sob a superfície empurra a rocha e a lava é liberada. Do outro lado de Gondwana, é como se nada disso tivesse acontecido, as cinzas com aproximadamente 20ºC, chegam a este outro lado e sufocam e queima os animais, e matando eles. Agora a atmosfera está contaminada com dióxido de enxofre, queimando tudo que vê pela frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com