TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA

Trabalho Universitário: DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 13

DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA

INTRODUÇÃO

Entende-se como leitura o processo interativo entre o leitor e o texto, através do qual o leitor reconstrói o significado do texto e a escrita consiste na utilização de sinais e símbolos para exprimir as ideias humanas. A extração do significado e a consequente apropriação da informação veiculada pela escrita são os objetivos fundamentais da leitura e isso possui grande dificuldade de professores em estar contribuindo para esse conhecimento do aluno, pois cada aluno depende do nível de compreensão que pode atingir do seu conhecimento prévio de ler e escrever, de entender o assunto e o texto lido (FRIAS, 2013).

A leitura e a escrita não são simples e nem são consideradas uma atividade natural, nem de aquisição espontânea e universal. Os seus domínios exigem um ensino direto que não se esgota na aprendizagem, mas que se prolonga e aprofunda ao longo da vida do aluno. É função da escola fazer com que cada aluno consiga ler e escrever, promovendo fluência e senso crítico capaz de usar para obter informações, organizar o conhecimento e usufruir o prazer recreativo que pode proporcionar em sua vida (CAVALCANTI, 2010).

São habilidades que nos permite agir no mundo, pois estão inseridas em todas as áreas de atuação dos seres humanos. Ensinar a ler e escrever são uma das atividades realizadas pela escola, mas a mesma vem enfrentando grandes desafios na formação dos educandos, pelo fato de que muitos deles não vêem na leitura e a escrita significado em sua vida, tanto para o conhecimento como para a comunicação com o mundo (MATHIAS, 2014).

O individuo que lê e escreve esta contribuindo para seu enriquecimento pessoal e compreensão do mundo paralelamente e o crescimento econômico da sociedade depende também do grau de instrução do seu povo (SARINHO, 2010).

Considerando o exposto acima, este trabalho busca apresentar de forma objetiva a existência de focos diferenciados quanto à abordagem das dificuldades da construção da escrita. Distúrbios de aprendizagem, que podem ocasionar dificuldades na construção da escrita. E demonstrar a importância da leitura no processo de aprendizagem dos alunos e os fatores que interferem positivamente e negativamente na formação do leitor (COSTA, 2011).

Pretende-se que este estudo sirva de contribuição para acadêmicos e também em especial educadora da rede pública e privada.

Inicialmente, identificaram-se os seguintes problemas neste trabalho: Quais dificuldades na leitura e na escrita? Para responder este problema formulou-se a seguinte hipótese: Investigação e análise dos fatores que influenciam na dificuldade da construção na leitura e escrita, evidenciando a dislexia.

O interesse é pela educação, sendo responsabilidade para todos. Isso tudo pode ser de grande importância e promova resultados através de palestras e encontros de interesses de todos, em horários onde a maioria possa participar fazendo com que pais e comunidade frequentem o ambiente escolar em outras ocasiões e não somente nas reuniões de pais nas escolas (ALMEIDA, 2010).

Portanto, os profissionais da educação, principalmente os professores, possuem grande importância no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos da rede escolar, promovendo medidas que possam ajudar no aprendizado, conquistando o interesse dos alunos, com o apoio dos seus familiares, esses alunos cada vez mais vão adquirindo conhecimento e aprendizado para ler e escrever, com isso se preparando, desde sua vida pessoal e sua vida profissional, para se preparar para o mundo em sua volta.

DIFICULDADES NA LEITURA

A maioria dos problemas que os alunos freqüentam ao longo dos anos de estudo são decorrentes de problemas de leitura (FREITAS, 2012).

Ao ingressar no sistema educacional uma criança, desperta na escola e na família a expectativa de aprender a ler e a escrever. Porém para a criança aprender a ler, ela precisa desenvolver novas habilidades que não fazem parte de seu cotidiano, e é por isso que toda criança encontra dificuldades no processo de aquisição da leitura.

Para essas dificuldades serem superadas é necessário tomarem consciência de que a linguagem falada consiste em palavras e sentenças escritas correspondem as unidades da fala, tornando-se indispensável á familiaridade com o sistema fonética (MURNAGHAN, 2010).

As dificuldades de aprendizagem podem ocorrer tanto noinício, como durante o período escolar e surgem em situações diferentes para cada aluno. Pois, não é possível compreender as dificuldades de aquisição da linguagem, e, portanto, dos processos simbólicos sem conhecer antes como funcionam normalmente estas habilidades (HARTZ, 2012).

Diante dessas situações para avaliar uma dificuldade de aprendizagem, é importante conceituar o que é normal na evolução e desenvolvimento da criança comparando as suas próprias habilidades e capacidades em épocas diversas.

E visível que as dificuldades de aprendizagem não têm uma única causa ou apenas um modo, sendo comum reconhecer que as crianças com dificuldades são um grupo que varia e muito (ALMEIDA, 2010).

Essas dificuldades de aprendizagem são caracterizadas e manifestadas por dificuldades significativas do uso da audição, a fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas(COSTA, 2011).

Problemas de comportamento e interação social podem existir com as dificuldades de leitura e da escrita, pelo fato da aprendizagem que promove condições desvantajosas, por exemplo, pelas dificuldades sensoriais, deficiência mental, distúrbios emocionais sérios ou com influências tais como, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada(CAVALCANTI, 2010).

A leitura começa com os olhos, mas vai muito, além disso. Compreender o que lê depende da relação dos olhos com o cérebro, se apresenta algum distúrbio nestes órgãos poderá apresentar dificuldades de discriminação visual no processo de alfabetização é confundir letras ou palavras semelhantes. A criança não percebe detalhes nos configurações gerais, ler lentamente, troca o som de palavras, e não consegue seguir sequencias, acrescenta ou subtrai letras e palavras, tornando-se um decodificador lento sem entender o sentido do que lê. Isso porque, a leitura envolve um conjunto de processos que são postos em funcionamento para suas realizações, nos quais a criança utiliza relações, para construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com