TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades De Aquisição Da Leitura E Escrita

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldades De Aquisição Da Leitura E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  5.790 Palavras (24 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR

JUSSIARA GUENA DOS SANTOS PAIVA

A REPRESENTAÇÃO - LEITURA E A ESCRITA NOS CICLOS I E II DE FORMAÇÃO HUMANA

Vitória da Conquista

2012

JUSSIARA GUENA DOS SANTOS PAIVA

A REPRESENTAÇÃO - LEITURA E A ESCRITA NOS CICLOS I E II DE FORMAÇÃO HUMANA

Projeto de Intervenção apresentado à Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Gestão Escolar.

Orientador (a): Profa Msc. Nadja Amado

Vitória da Conquista

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………………………04

2-CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR…………………………………..………05

3. JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………..…15

4. OBJETIVOS………………………………………………………………………………..…15

4.1 objetivo Geral…………………………………...…………………………………….……..15

4.2. Objetivos Específicos………………….…………………………………………………....16

4.3-Referencial teórico…………………………………………………………………………..16

5. ESTRATÉGIA DE AÇÃO……………………… ……………………………………….... 16

5.1.Atividades……………………………………………………………………………..….,….165.2. Recursos…………………………………………………………………………………….17

5.3Cronograma…………………………………………………………………….…………. 20

AVALIAÇÃO........................................................................................................................................... 20

7.REFERÊNCIAS .......................................................................................................................................21

1. INTRODUÇÃO

Nós, professoras da Rede Municipal de ensino sentimo-nos inclinadas a investigar o de que maneira ocorre o processo de aquisição de leitura e escrita no inicio da escolarização e quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a aprendizagem. Uma vez que, é quase consenso, que os alunos que têm frequentado essas classes iniciais têm apresentado baixo desempenho linguístico no que tange a leitura e a escrita. Sendo assim, como se tem observado muitas críticas por parte dos professores acerca dos Ciclos, nos dispomos a conhecer mais de perto as ideias que os fundamentam, como também buscaremos relacioná-los ao processo de aquisição da leitura e da escrita no início da escolarização.

Dentre as reformas educacionais implementadas em nome da qualidade da educação nos anos recentes no Brasil, as que introduzem os ciclos, possivelmente, representam as que têm maior potencial de concretizar o propósito de democratizar o ensino. Ao colocar em questão e em tensão o projeto educacional que se assenta, de modo dominante, entre estes, o de diferenças individuais. Como medidas de não repetência, eles rompem com a fragmentação decorrente da seriação e remetem a mudanças na concepção do tempo, do espaço e da própria cultura escolar, visando a garantir que o grande contingente de alunos, até recentemente excluído da escola básica possa aí permanecer e adquirir conhecimentos socialmente relevantes.

O discurso atual que penetra na rede de ensino do Município de Vitória da Conquista acerca dos Ciclos de Formação Humana é de crítica. Muitos professores se angustiam pelo fato de que os alunos do Ciclo concluem o ano letivo e não conseguem adquirir as habilidades básicas de ler e escrever minimamente um texto.

Este TCC propõe-se a situar as políticas de introdução de Ciclos no contexto da educação brasileira, destacando diferentes significados a eles atribuídos pelas múltiplas experiências de redes públicas de ensino, fazendo considerações sobre seus resultados e impactos, relacionando-os ao processo de aquisição da leitura e da escrita no início da escolarização.

2.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Iara Cairo de Azevedo surgiu em consequência das muitas reivindicações feitas pela Associação do Bairro que, na época, era dirigida por Marli Nunes de José Carlos oliveira com a participação direta da comunidade local. O nome dado a essa instituição foi em homenagem à emérita educadora e ex- Secretária Municipal de Educação iara Cairo de Azevedo, pelos feitos realizados em prol da educação conquistense.

A construção dessa instituição foi resultado de muitas manifestações públicas. Demorou muitos anos para que os moradores fossem beneficiados. Só aconteceu sua inauguração em 15 de outubro de 1988, após 05 anos de luta. Ainda assim com alguns problemas, pois a mesma não estava equipada com o material suficiente para seu funcionamento. Com o tempo tais dificuldades foram superadas e atualmente a escola é referência no bairro.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar Esola Municipal Iara Cairo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com