TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Seminário: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O trabalho apresentado será um plano de aula para a educação infantil, sendo de grande importância para realização de uma aula, pois eles contem informações a serem apresentadas aos alunos, com os objetivos educacionais, contendo procedimentos e recursos de ensino.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, espaço de convivência, de ampliação de conhecimento, experiências, desenvolvimento e de aprendizagem.

Na elaboração de um plano de aula deve o professor buscar a melhor maneira de expressar o conhecimento ao aluno, pois o conteúdo da matéria de ensino e o processo de aprendizagem estão intimamente relacionados.

O plano de aula racionaliza as atividades do professor e do aluno, possibilitando melhores resultados e maior produtividade do ensino

Na Educação Infantil o processo de avaliação deve ser ponderado o desenvolvimento da criança com relação a ela mesma, pois Cada um tem um ritmo próprio, sendo que a avaliação não deve apenas quantificar a aprendizagem, mas servir para as próximas etapas de ensino.

Perfil da Turma

Para elaborarmos este plano de aula, visitamos a escola E.M.E.F. Iaro Eugenio Hansch P.E. Leãozinho Sapeca, que fica no bairro Imigrante, localizado na Rua Luis Balistieri, Guaramirim no estado de Santa Catarina.

Nosso público alvo é a educação infantil, (jardim três) turma da professora Simoni, no qual 19 (dezenove) alunos compõem a turma com idade entre 5 (cinco) a 6 (seis) anos.

Em período pré-operatório, eles já possuem linguagem formada, coordenação motora, e pelo que podemos observar, são muitos disciplinados e independentes, sabem trabalhar em equipe, utilizam a imaginação, já sabem contar historia nomear objetos e cores.

A sala é composta por cinco mesas com quatro cadeiras, tendo também cartazes educativos de aniversariantes do mês, chamada, ajudante do dia, linha do tempo, todos expostos na parede da sala ao alcance dos alunos e, os recursos utilizados na sala de aula são jogos educativos, alfabeto móvel, lápis de cor e papel sulfite.

Os alunos também possuem acesso a veículos informativos através de livros, revistas, jornais e uma vez no ano vão ao cinema.

Tema da Aula

O tema da aula a ser ministrado para a turma será Descobrindo o Alfabeto e sabemos que o primeiro contato das crianças com as letras é na educação infantil, portanto a apresentação do alfabeto em forma de texto No Reino das Letras Felizes (Heck, 2007), sendo fundamental para que elas entrem em contato com a diversidade de letras existentes, propiciando através da leitura o processo de associação entre elas.

Entretanto foi utilizado como material de apoio um artigo que fala do alfabeto e sua importância de ser ensinado, onde diz:

A escrita alfabética representa a estrutura fonológica das palavras. Ou seja, as letras representam sons. O conhecimento do nome das letras permite que as crianças aprendam os fundamentos com que adquirem depois o sistema alfabético. Ao aprender os nomes, devem identificar e recordar a forma das letras. Além disso, o nome das letras ajuda a lhes dar os sons correspondentes. Quando copiam, tentam escrever palavras, prestando atenção a cada letra, pois têm de escrever uma a uma, o que ainda lhes permite a descoberta de numerosas correspondências letras-sons. (Em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/o-alfabeto/>. Acesso em: 03 novembros 2012.)

Contudo podemos dizer que a escrita tem relação com os sons da fala e não que é apenas um sistema de sinais ou traços. Um elemento importante na compreensão da identidade é trabalhar com o próprio nome da criança.

Através desse contato com o alfabeto os alunos passam a se sentir seguros ao reproduzi-las para o papel, enfim ainda não aprenderam corretamente a grafia das 26 letras do nosso alfabeto.

Para despertar maior interesse dos pequenos começaremos a escrita com o nome próprio de cada um, pois desde o seu nascimento escutam a todo o momento chamarem o seu nome, tornando esse som familiar.

Quando os alunos conseguem identificar as letras dos seus nomes elas percebem que vários objetos têm a mesma letra, com isso é normal as ouvir dizendo: Esta é minha letra, fazendo menção à letra que seu nome começa.

A aprendizagem se torna mais interessante quando propomos atividades que despertam para a fixação dos símbolos das letras. Para isso utilizaremos a caixa alfabética, onde será proposta aos alunos uma atividade onde não só trabalhara o aluno como também haverá interação com a família.

É muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança o convívio familiar e suas relações. Mas além da criança e do contexto familiar, é importante considerar também as relações da família com a escola diante da alfabetização da criança, pois tais relações funcionam como forte influência neste processo.

Justificativa para o Tema da Aula

Mediante a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget: 5(cinco) a 6(seis) anos, nesse período a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades como: a coordenação motora fina, onde as crianças já conseguem ter uma noção elaborada de regras.

Esta atividade vai fazer com que as crianças se identifiquem com o alfabeto, que consigam primeiro se familiarizar, e também fazer com que elas consigam perceber a importância de reconhecer as letras, para que assim, se sintam mais alto confiante, conseguindo então distinguir as letras.

Promover trabalhos em equipe, para que elas possam interagir umas com as outras, ampliando o vocabulário, desenvolvendo habilidades grafo - motoras e ainda desenvolvendo o pensamento lógico, a linguagem oral, a expressão e a comunicação interpessoal, podendo assim ter um melhor aproveitamento na hora da leitura.

Nesta fase, a criança consegue manusear o lápis de forma correta, também conseguem desenvolver os delicados movimentos exigidos pela escrita. E com o domínio ampliado do mundo, seus interesses pelas diferentes atividades e objetos se multiplicam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com