TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Artigo: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

- O PORQUÊ DA CANTIGA DA RODA

As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.

Embora atualmente as crianças quase não cantem mais essas cantigas com frequência, ficou “fora de moda”, ou seja, as crianças só despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem, mas já que todos gostam de brincadeiras porque não tentar resgatar a cultura que nos foram deixadas, ou seja, as cantigas são muito importantes, pois pertence à tradição oral e são transmitidas de geração a geração.

Com esse projeto os alunos terão a oportunidade de conhecer várias cantigas, trabalhar com ritmos, conheceram letras diversificadas de músicas, ampliaram o vocabulário, desenvolveram a oralidade, diferenciaram as letras de desenhos e adquiriram um bom gosto musical.

Com essa temática, será possível trazer para o presente, músicas, lembranças, danças e costumes que foram ensinados aos nossos pais em outra época, fazendo com que, expanda o conhecimento das crianças, ensinando-as de uma forma divertida o passado.

A utilização de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral) ajustados às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

A linguagem musical será um excelente meio para o desenvolvimento da expressão do equilíbrio, da auto estima e do auto conhecimento, além de poderoso meio de integração social.

A música está presente nas mais diversas situações da vida diária, o que leva as crianças a entrar em contato com a cultura musical já nos seus primeiros anos de vida. Assim um processo de musicalização se desenvolve nas crianças, de maneira espontânea e intuitiva.

O exercício da expressão musical cumpre um importante papel no desenvolvimento infantil, pois contribui para o despertar do modo de perceber, sentir, pensar e expressar, atuando tanto na esfera cognitiva quanto na esfera afetiva e estética das crianças.

Por isso é tão importante cantar na escola. Além do que, as canções tradicionais têm ritmo e muitas apresentam também rimas e repetições, recursos que facilitam a memorização dos alunos. Quem nunca brincou de roda?

As cantigas de rodas nos remetem a nossa raiz folclórica, são essas canções que nos fazem ver a importância de estarmos sempre trabalhando com elas em sala de aula, pois agrada as crianças e trazem um enredo de fácil memorização e entendimento, sem contar que cada cantiga traz sempre brincadeiras embutidas que trabalha a socialização e oralidade.

Assim regatar antigas brincadeiras que nossos avós, pais, e mesmos nós brincávamos em nossa infância, podendo dar uma moldagem inovada e criando novas brincadeiras.

“Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens

orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento

das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude de aceitação, respeito e confiança, o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural”

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Etapa 1 passo:3

Nome do projeto:Cantigas de Roda “Cantar e Aprender”.

Publico alvo: Educação infantil,

4 anos - Crianças do Jardim I

5 anos – Crianças do Jardim II

Justificativa:

A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção, e de participação nas diversas práticas sociais.

Cantar é maravilhoso! “Quem canta seus males espanta” e com isso acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir e de se expressar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

O projeto tem com objetivo proporcionar um desenvolvimento na aprendizagem por meio de cantigas, tornando o ambiente escolar mais divertido, desenvolvendo a interação do grupo, aprimorando a expressão facial e corporal, a percepção visual e auditiva, além de trabalhar ritmo e movimento. O projeto também tende a trazer de uma forma alegre, coisas do passado para o cotidiano, referindo-se tudo que a música, a dança e os costumes repassados nas “Cantigas de Roda” possam influenciar na vida das crianças.

Também para que se possa resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

Objetivos Específicos:

• Resgatar as cantigas de roda mais antiga;

• Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem;

• Analisar as cantigas de roda;

• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda;

• Estimular a criatividade através da música;

• Tornar o cantar em um ato prazeroso

• Proporcionar o prazer de cantar em movimentos e ritmos;

• Desenvolver no aluno, valores e atitudes como obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão, entre outras a partir da música;

• Incentivar o trabalho em equipe, envolvendo direção, coordenação, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil em ações conjuntas.

Metodologia:

• Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e brincadeiras.

• Cantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com