TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Familia

Trabalho Escolar: Escola E Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 13

ESCOLA E FAMILIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA.

NAIR DIAS CARVALHO

RESUMO: Este artigo apresenta um estudo bibliográfico a respeito da importância da participação e interação da família na escola, suas funções, seus compromissos no processo pedagógico, o objetivo deste é deixar claro que a família deve ajudar a criança a construir autonomia para desenvolver uma educação de qualidade implantando junto com a gestão escolar os princípios de preservação de sua integridade e a dos outros seja ela física ou moral.

A gestão implica compartilhar o poder, descentralizando-o. Para que isso aconteça é preciso incentivar a participação, respeitando as pessoas e suas opiniões; desenvolvendo um clima de confiança entre os vários segmentos das comunidades escolar e local, ajudando a desenvolver competências básicas necessárias à participação (como por exemplo: saber ouvir, saber comunicar suas ideias). Em síntese a gestão pressupõe uma maneira atuar coletivamente. O trabalho coletivo na escola como uma instituição coletiva deve organizar-se para expressar o trabalho dos diversos segmentos que a compõem. A participação da comunidade escolar orienta por interesse comum de melhor qualidade de ensino, é um requisito fundamental para implementação da autonomia pedagógica, administrativa-financeira da escola.

Desse modo as decisões na escola devem ser tomadas coletivamente envolvendo outros segmentos além do diretor e da equipe gestora.

Palavras-chave: Escola, Família, Interação, Princípios escolares.

ABSTRACT. This article presents a literature study about the importance of family involvement and interaction in school, its functions, its commitments in the educational process, the aim of this is to make clear that the family should help the child to build autonomy to develop an education deploying quality along with the school management principles to preserve their integrity and the other whether physical or moral.

The management involves sharing power by decentralizing it. For this to happen it is necessary to encourage participation, respecting people and their opinions, developing a climate of trust between the various segments of the school and local communities, helping to develop basic skills needed to participate (for example: listening, able to communicate their ideas). In summary management presupposes a way to act collectively. The collective work in the school as a collective institution must be organized to express the work of the various segments that comprise it. The school community participation guided by common interest of better quality of education, is a key requirement for implementing the teaching, administrative and financial autonomy of the school.

Thus the decisions in the school should be taken collectively involving other segments besides the director and the management team.

Keywords: School, Family, Interact, school principles.

1. INTRODUÇÃO.

Durante a realização do estudo pude observar a relação entre a escola e as famílias, os papéis que cada um desempenha, percebi muitos problemas, como: Indisciplina, dificuldade de aprendizagem, cheguei a conclusão que escola e família tem que trabalhar juntas esse negócio de empurra-empurra, um jogando para o outro não resolve o caso. Muitas famílias acham que é obrigação da escola educar seus filhos, culpam os professores dizendo que são despreparados e que a gestão escolar não faz nada para mudar a situação.

Nas reuniões e debates dos educadores está sempre presente a questão da indisciplina nas salas de aulas. Na verdade o que vemos, é que tanto as famílias como a escola estão passando por transformações e ambas precisam caminhar juntas na busca de um objetivo facilitador no processo de aprendizagem.

Esta metodologia histórica aborda um melhor entendimento nas mudanças ocorridas nas escolas e nas famílias e analisar a importância desta parceria, para que posam apoiarem uma a outra, o Estado em si tem procurado nos últimos tempos melhorias na educação.

A integração da escola com a comunidade e com os pais tem sido um fator importantíssimo para o bom funcionamento da escola, é preciso deixar claro os seus objetivos, definir as suas necessidades. Hoje há projetos como o Programa Escola da Família que busca colocar a comunidade dentro da escola.

Segundo Aquino (1996), as escolas até 1960 conseguiam fazer com que seus alunos se comportassem de forma ideal. A disciplina era imposta de forma arbitraria com ameaças e castigos.

De acordo com a pesquisa pelo Universo Escolar, Bencini, (2003, p. 38) onde se ouviram mais de 100 pais e educadores da rede publica e privada de todo o país, constatou-se que só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família. Por outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam que, se fossem promovidos mais encontros e palestras, haveria maior integração com as famílias.

2. FAMÍLIA E ESCOLA: UM OBJETIVO EM COMUM.

Vamos destacar a relação entre essas duas instituições no qual tem o mesmo objetivo: a aprendizagem das crianças.

O debate no momento se trata de crise de valores e de dificuldades não só na relação família/escola, mas também no relacionamento entre alunos/professores e pais/filhos.

“Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, cabe à família oferecer a criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instrui-lo, para que possam fazer frente as exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência.” (OSORIO, 1996, p. 82).

Compreendendo que, devido a vida moderna, a jornada de trabalho extenso, os familiares acabam se envolvendo neste mundo e sobra menos tempo para vivência familiar.

É fundamental não apenas para a sociedade, mas para a humanidade, que a comunidade, a família, a escola e os alunos resgatem os valores da educação. A escola “pode” buscar essa mudança, mas como muito bem afirma La Taille (1999).

Ao trazer seus filhos pela mão até a porta da escola, muitos pais nem imaginam o quanto este simples ato pode ajudar no desempenho escolar do estudante. Quando se envolvem, valorizando os projetos propostas pela instituição e acompanhando a aprendizagem da criança ou do adolescente, as famílias estreitam os laços com a escola e fazem com que o aluno sinta-se integrado ao ambiente escolar, o que consequentemente, reflete-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com